Atitudes dos jovens face a si próprios e envolvimento na escola: um estudo com alunos do sistema de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, António
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Veiga, Feliciano Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/30189
Resumo: O estudo das atitudes dos alunos face a si próprios, autoconceito, e face à escola, envolvimento na escola, tem surgido como importante e atual na literatura científica — sobretudo no âmbito das teorias cognitivo-sociais consideradas como referentes — que referem a escassez de estudos e a necessidade de aprofundar os existentes. O envolvimento dos alunos na escola (EAE) é visto como elemento-chave na diminuição do insucesso e do abandono escolar. Um estudo com alunos do Sistema de Aprendizagem em Alternância mereceu atenção particular, dada a falta de investigação sobre este modelo de formação profissional. Partindo de uma revisão da literatura sobre os conceitos-chave, foi formulado o seguinte problema de investigação: Como se caracteriza o autoconceito e o envolvimento na escola dos alunos do sistema Aprendizagem em Alternância, como é que estas variáveis se relacionam, quer entre si, quer com fatores específicos? No que respeita à metodologia, o estudo incidiu numa amostra constituída por 440 alunos dos 10º, 11º e 12º anos, de Centros de Formação Profissional do distrito do Porto e da região de Entre Douro e Vouga e residentes em zonas urbanas e rurais. Os instrumentos de recolha de dados foram os seguintes: Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadri-dimensional (Veiga, 2013); Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale: Versão reduzida a 30 itens; utilizou-se ainda um conjunto de perguntas para recolha de informação acerca das variáveis consideradas, num procedimento de sistemática consideração pelos princípios e orientações éticos para a investigação. A análise dos resultados, no que ao autoconceito diz respeito, permitiu observar notórias quantidades de alunos com autoconceito baixo, bem como relações significativas entre algumas das dimensões do autoconceito e as variáveis idade, notas escolares, criatividade, mas não a coesão familiar. Quanto aos resultados no envolvimento dos alunos na escola, as análises detetaram um considerável subgrupo de alunos com baixo envolvimento, relevando-se a existência de relações significativas entre algumas das dimensões do envolvimento e as variáveis consideradas — autoconceito, idade, sexo, notas, criatividade, mas não, também aqui, a coesão familiar. O estudo inclui a interpretação e a discussão dos resultados à luz da literatura revista, bem como limitações, aplicações e sugestões de futuras investigações.
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Partindo de uma revisão da literatura sobre os conceitos-chave, foi formulado o seguinte problema de investigação: Como se caracteriza o autoconceito e o envolvimento na escola dos alunos do sistema Aprendizagem em Alternância, como é que estas variáveis se relacionam, quer entre si, quer com fatores específicos? No que respeita à metodologia, o estudo incidiu numa amostra constituída por 440 alunos dos 10º, 11º e 12º anos, de Centros de Formação Profissional do distrito do Porto e da região de Entre Douro e Vouga e residentes em zonas urbanas e rurais. Os instrumentos de recolha de dados foram os seguintes: Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadri-dimensional (Veiga, 2013); Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale: Versão reduzida a 30 itens; utilizou-se ainda um conjunto de perguntas para recolha de informação acerca das variáveis consideradas, num procedimento de sistemática consideração pelos princípios e orientações éticos para a investigação. A análise dos resultados, no que ao autoconceito diz respeito, permitiu observar notórias quantidades de alunos com autoconceito baixo, bem como relações significativas entre algumas das dimensões do autoconceito e as variáveis idade, notas escolares, criatividade, mas não a coesão familiar. Quanto aos resultados no envolvimento dos alunos na escola, as análises detetaram um considerável subgrupo de alunos com baixo envolvimento, relevando-se a existência de relações significativas entre algumas das dimensões do envolvimento e as variáveis consideradas — autoconceito, idade, sexo, notas, criatividade, mas não, também aqui, a coesão familiar. O estudo inclui a interpretação e a discussão dos resultados à luz da literatura revista, bem como limitações, aplicações e sugestões de futuras investigações.The study of a person’s attitude towards himself, self-concept, and towards school, school engagement, has been an important subject in the current scientific literature - particularly in the social-cognitive field - which refers the need for new studies and further investigation. Students’ engagement in school has been seen as a key-element in order to reduce academic failure and school dropout. An approach with students from the Learning System in Alternation deserved special attention, due to the lack of investigation on this professional training model. In this context and in line with the existent literature, the following research question was formulated: How are the student’s self-concept and school engagement characterized in the Learning System in Alternation? How are these variables related between themselves and with specific factors? In terms of methodology, the study focused on a sample of 440 students in the 10th, 11th and 12th grades, of the Professional Training Centers of Porto district and Entre Douro e Vouga region, from both urban and rural residences. The data collection tools were: Students Engagement in Schools: Four-dimensional Scale (Veiga, 2013); Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale: short version with 30 items (Veiga & Leite, 2016); a set of questions about the main variables was also used, in line with the procedures, ethical principles and orientations of a scientific investigation. Concerning the self-concept, the results analysis showed a reasonable amount of students with low self-concept and significant correlations between some of the self-concept dimensions and the variables “age”, “school grades”, “creativity”, but not “family cohesion”. Regarding the school engagement, the study detected a considerable subgroup of students with low engagement, revealing the existence of significant relations between some engagement dimensions and the considered variables – “self-concept”, “age”, “gender”, “grades”, “creativity”, but not, again, “family cohesion”. This study includes the results interpretation and discussion aligned with the literature review, limitations, applications, as well as suggestions to future investigations.Repositório da Universidade de LisboaLeite, AntónioVeiga, Feliciano Henriques2017-12-22T11:04:42Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30189porLeite, A., & Veiga, F. H. (2017). Atitudes dos jovens face a si próprios e envolvimento na escola: Um estudo com alunos do sistema de aprendizagem. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(05), 56-63. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.22952386-7418 (online)https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2295info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:54.307449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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