Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga, Feliciano H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23124
Resumo: A presente investigação pretendeu estudar como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face a si próprios, e como é que tais atitudes se diferenciam em função do rendimento escolar e da área geográfica. Utilizou-se uma amostra de 1281 jovens, com idade entre 12 e 18 anos, dos 7.º, 9.º e 11.º anos e de zonas geográficas diferentes, interior e litoral do país. Procedeu-se à aplicação do inquérito, contendo a Escala Autoconcepto Forma 5. Na análise dos resultados, foram encontradas correlações significativas e positivas entre o autoconceito e as classificações escolares, bem como diferenças estatisticamente significativas no autoconceito, favoráveis aos alunos do interior. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista, terminando o estudo com sugestões de novas investigações.
id RCAP_edda60ed0ef7efa6d4ade351f52ec29e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográficaAtitudes dos jovens face a si própriosAutoconceitoRendimento escolarZona geográficaA presente investigação pretendeu estudar como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face a si próprios, e como é que tais atitudes se diferenciam em função do rendimento escolar e da área geográfica. Utilizou-se uma amostra de 1281 jovens, com idade entre 12 e 18 anos, dos 7.º, 9.º e 11.º anos e de zonas geográficas diferentes, interior e litoral do país. Procedeu-se à aplicação do inquérito, contendo a Escala Autoconcepto Forma 5. Na análise dos resultados, foram encontradas correlações significativas e positivas entre o autoconceito e as classificações escolares, bem como diferenças estatisticamente significativas no autoconceito, favoráveis aos alunos do interior. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista, terminando o estudo com sugestões de novas investigações.The present investigation aimed to study how young students' attitudes towards themselves are characterized, and how they differ according to academic achievement and geographical area. A sample of 1281 young people was used, aged between 12 and 18 years, from the 7th, 9th and 11th years and from different geographical areas, inland and coastal. The survey was carried out, containing the Autoconcepto Forma 5 Scale. In the analysis of the results, significant and positive correlations were found between self-concept and academic grades, as well as statistically significant differences in self-concept, favourable to students from the inland. The results were interpreted in the light of the revised literature, ending the study with suggestions for further investigations.Instituto Superior Politécnico de GayaBiblioteca Digital do IPBMartins, Maria da ConceiçãoVeiga, Feliciano H.2021-02-01T11:13:46Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23124porMartins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano H. (2020). Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica. Revista de Psicologia, Educação e Cultura. ISSN 0874-2391. 24:1, p. 30-460874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:12.469696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica
title Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica
spellingShingle Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica
Martins, Maria da Conceição
Atitudes dos jovens face a si próprios
Autoconceito
Rendimento escolar
Zona geográfica
title_short Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica
title_full Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica
title_fullStr Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica
title_full_unstemmed Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica
title_sort Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica
author Martins, Maria da Conceição
author_facet Martins, Maria da Conceição
Veiga, Feliciano H.
author_role author
author2 Veiga, Feliciano H.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria da Conceição
Veiga, Feliciano H.
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes dos jovens face a si próprios
Autoconceito
Rendimento escolar
Zona geográfica
topic Atitudes dos jovens face a si próprios
Autoconceito
Rendimento escolar
Zona geográfica
description A presente investigação pretendeu estudar como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face a si próprios, e como é que tais atitudes se diferenciam em função do rendimento escolar e da área geográfica. Utilizou-se uma amostra de 1281 jovens, com idade entre 12 e 18 anos, dos 7.º, 9.º e 11.º anos e de zonas geográficas diferentes, interior e litoral do país. Procedeu-se à aplicação do inquérito, contendo a Escala Autoconcepto Forma 5. Na análise dos resultados, foram encontradas correlações significativas e positivas entre o autoconceito e as classificações escolares, bem como diferenças estatisticamente significativas no autoconceito, favoráveis aos alunos do interior. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista, terminando o estudo com sugestões de novas investigações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-02-01T11:13:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23124
url http://hdl.handle.net/10198/23124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Maria da Conceição; Veiga, Feliciano H. (2020). Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica. Revista de Psicologia, Educação e Cultura. ISSN 0874-2391. 24:1, p. 30-46
0874-2391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico de Gaya
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico de Gaya
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135421477683200