Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15158
Resumo: As características particulares da formação em enfermagem requerem da parte dos responsáveis pela mesma uma intervenção no sentido de proporcionar a todos os que dela usufruem uma abordagem promotora do desenvolvimento de competências, onde o saber prático cresça sustentado num saber teórico. É nesta perspectiva e em resposta aos novos desafios, que a cooperação escola/organizações de saúde surge como paradigma emergente à formação em enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clinico, onde o equilíbrio dinâmico entre teoria e prática é essencial. Sabendo que a cooperação organizacional não pode ser entendida à margem dos actores que a operacionalizam, interessou-nos nesta investigação conhecer as lógicas e estratégias pelas quais professores e enfermeiros modelam as suas orientações em ensino clinico. Pretendendo compreendê-los como actores, que desenvolvem o seu trabalho e que se confrontam no seu dia-a-dia com dificuldades, para as quais mobilizam estratégias tendo em conta os seus próprios objectivos e finalidades, realizámos um estudo qualitativo, configurando como estratégia de pesquisa o estudo de caso. /*** Abstract - The particular features of the training in nursing require from the ore responsible a great leal of intervention. There is a need of promoting and developing competence in a practical way based in theoretical knowledge. It is in this perspective, and in an answer to new challenges, that the cooperation between the nursing school and the health organizations is emerging as a paradigm of training in nursing. In the clinical teaching context this aspect of dynamic balance between theory and practice is very essential. Taking in to account that a structured cooperation cannot work without the participation of the main subjects who deals activity whit it, we ware interested, in this investigation, to know the logics and strategies that the teachers and the nurses use as their guidance in the clinical teaching. Trying to understand them as main subjects, who develop their work and face daily with difficulties, mobilizing strategies taking in to their minds proper objectives and targets, we did a qualitative study, putting as research strategy the case study.
id RCAP_606ec4dda509bc2c2f411eef3ca8c9b7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagemEnfermagemEnsino clínicoÉvora (Portugal)As características particulares da formação em enfermagem requerem da parte dos responsáveis pela mesma uma intervenção no sentido de proporcionar a todos os que dela usufruem uma abordagem promotora do desenvolvimento de competências, onde o saber prático cresça sustentado num saber teórico. É nesta perspectiva e em resposta aos novos desafios, que a cooperação escola/organizações de saúde surge como paradigma emergente à formação em enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clinico, onde o equilíbrio dinâmico entre teoria e prática é essencial. Sabendo que a cooperação organizacional não pode ser entendida à margem dos actores que a operacionalizam, interessou-nos nesta investigação conhecer as lógicas e estratégias pelas quais professores e enfermeiros modelam as suas orientações em ensino clinico. Pretendendo compreendê-los como actores, que desenvolvem o seu trabalho e que se confrontam no seu dia-a-dia com dificuldades, para as quais mobilizam estratégias tendo em conta os seus próprios objectivos e finalidades, realizámos um estudo qualitativo, configurando como estratégia de pesquisa o estudo de caso. /*** Abstract - The particular features of the training in nursing require from the ore responsible a great leal of intervention. There is a need of promoting and developing competence in a practical way based in theoretical knowledge. It is in this perspective, and in an answer to new challenges, that the cooperation between the nursing school and the health organizations is emerging as a paradigm of training in nursing. In the clinical teaching context this aspect of dynamic balance between theory and practice is very essential. Taking in to account that a structured cooperation cannot work without the participation of the main subjects who deals activity whit it, we ware interested, in this investigation, to know the logics and strategies that the teachers and the nurses use as their guidance in the clinical teaching. Trying to understand them as main subjects, who develop their work and face daily with difficulties, mobilizing strategies taking in to their minds proper objectives and targets, we did a qualitative study, putting as research strategy the case study.Universidade de Évora2015-09-01T09:42:23Z2015-09-012003-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15158http://hdl.handle.net/10174/15158pordep. C.S.helenarco@essp.pt687Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:42.033653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem
title Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem
spellingShingle Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem
Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do
Enfermagem
Ensino clínico
Évora (Portugal)
title_short Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem
title_full Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem
title_fullStr Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem
title_full_unstemmed Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem
title_sort Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem
author Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do
author_facet Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino clínico
Évora (Portugal)
topic Enfermagem
Ensino clínico
Évora (Portugal)
description As características particulares da formação em enfermagem requerem da parte dos responsáveis pela mesma uma intervenção no sentido de proporcionar a todos os que dela usufruem uma abordagem promotora do desenvolvimento de competências, onde o saber prático cresça sustentado num saber teórico. É nesta perspectiva e em resposta aos novos desafios, que a cooperação escola/organizações de saúde surge como paradigma emergente à formação em enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clinico, onde o equilíbrio dinâmico entre teoria e prática é essencial. Sabendo que a cooperação organizacional não pode ser entendida à margem dos actores que a operacionalizam, interessou-nos nesta investigação conhecer as lógicas e estratégias pelas quais professores e enfermeiros modelam as suas orientações em ensino clinico. Pretendendo compreendê-los como actores, que desenvolvem o seu trabalho e que se confrontam no seu dia-a-dia com dificuldades, para as quais mobilizam estratégias tendo em conta os seus próprios objectivos e finalidades, realizámos um estudo qualitativo, configurando como estratégia de pesquisa o estudo de caso. /*** Abstract - The particular features of the training in nursing require from the ore responsible a great leal of intervention. There is a need of promoting and developing competence in a practical way based in theoretical knowledge. It is in this perspective, and in an answer to new challenges, that the cooperation between the nursing school and the health organizations is emerging as a paradigm of training in nursing. In the clinical teaching context this aspect of dynamic balance between theory and practice is very essential. Taking in to account that a structured cooperation cannot work without the participation of the main subjects who deals activity whit it, we ware interested, in this investigation, to know the logics and strategies that the teachers and the nurses use as their guidance in the clinical teaching. Trying to understand them as main subjects, who develop their work and face daily with difficulties, mobilizing strategies taking in to their minds proper objectives and targets, we did a qualitative study, putting as research strategy the case study.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-01T00:00:00Z
2015-09-01T09:42:23Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15158
http://hdl.handle.net/10174/15158
url http://hdl.handle.net/10174/15158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
helenarco@essp.pt
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136561010311168