Análise da evolução da rede rodoviária e das acessibilidades na Ilha da Madeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/65282 |
Resumo: | O presente trabalho procura analisar a evolução da rede rodoviária na ilha da Madeira entre 1955 e 2015, desde o prelúdio, ao auge e estagnação do investimento na expansão da rede rodoviária e, deste modo, perceber de que forma o investimento e consequente evolução da rede se repercutiu numa melhoria das acessibilidades, na ocupação do território, distribuição da população e, consequentemente, na mudança dos padrões de mobilidade. Para isso, é feita uma breve incursão histórica à evolução da rede rodoviária regional, ao desenvolvimento do transporte terrestre e ao investimento nas infraestruturas rodoviárias e, posteriormente, perceber o impacto da mesma na mudança dos padrões de mobilidade e no desenvolvimento económico e social da região. O estudo assenta numa reconstituição, a partir de cartografia histórica da rede rodoviária da ilha da Madeira, baseado num modelo SIG, que permite quantificar as transformações da rede rodoviária e acessibilidades na região ao longo dos últimos 60 anos. As transformações da rede rodoviária ao longo deste período tiveram um impacto direto na melhoria das acessibilidades, competitividade e coesão económica e social, bem como na organização e estruturação do território. Em apenas 60 anos a ilha da Madeira transformou-se. Foram eliminadas barreiras físicas, findou-se o isolamento e, atualmente, é possível deslocar-se desde a capital madeisense até o concelho mais noroeste da ilha em apenas 51 minutos, verificando-se uma grande diferença, em comparação com os cerca de 165 minutos dos anos 50 do século XX. |
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Análise da evolução da rede rodoviária e das acessibilidades na Ilha da MadeiraIlha da MadeiraRede RodoviáriaAcessibilidadesIndicadores de AcessibilidadeSistemas de Informação GeográficaTransportesGeographical Information SystemAccessibilityAccessibility IndicatorsTransportRoad NetworkDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente trabalho procura analisar a evolução da rede rodoviária na ilha da Madeira entre 1955 e 2015, desde o prelúdio, ao auge e estagnação do investimento na expansão da rede rodoviária e, deste modo, perceber de que forma o investimento e consequente evolução da rede se repercutiu numa melhoria das acessibilidades, na ocupação do território, distribuição da população e, consequentemente, na mudança dos padrões de mobilidade. Para isso, é feita uma breve incursão histórica à evolução da rede rodoviária regional, ao desenvolvimento do transporte terrestre e ao investimento nas infraestruturas rodoviárias e, posteriormente, perceber o impacto da mesma na mudança dos padrões de mobilidade e no desenvolvimento económico e social da região. O estudo assenta numa reconstituição, a partir de cartografia histórica da rede rodoviária da ilha da Madeira, baseado num modelo SIG, que permite quantificar as transformações da rede rodoviária e acessibilidades na região ao longo dos últimos 60 anos. As transformações da rede rodoviária ao longo deste período tiveram um impacto direto na melhoria das acessibilidades, competitividade e coesão económica e social, bem como na organização e estruturação do território. Em apenas 60 anos a ilha da Madeira transformou-se. Foram eliminadas barreiras físicas, findou-se o isolamento e, atualmente, é possível deslocar-se desde a capital madeisense até o concelho mais noroeste da ilha em apenas 51 minutos, verificando-se uma grande diferença, em comparação com os cerca de 165 minutos dos anos 50 do século XX.The present work is aimed to analyze the evolution of the road network of Madeira between 1955 and 2015, from the onset of its investments to expand Madeira's roads connections, to its peak and its stagnation. Based on these analyses, it’s possible understand how these investments and the consequent evolution of the network were reflected in an improvement in the accessibility, occupation of the territory and distribution of the population and, consequently, in the change of mobility patterns. To take this into account, this essay/ thesis has a brief historic incursion into the evolution of the regional road network and the development of road transport and road infrastructures, while at the same time, realizing its impact on the changing patterns of mobility and the economic and social development of a region. On the basis of this study was a reconstruction based on the historical cartography of the Madeira island road network, endured by GIS model that allows us to quantify the transformations of the road networks and accessibility in the region during the last 60 years. The transformations of the road networks throughout this period had a direct impact on the improvement of accessibility, competitiveness and economic and social cohesion, as well as on the organization and structuring of the territory, in only 60 years the island of Madeira was transformed. Physical barriers have been eliminated, and isolation has ended, and it is now possible to go from the city of Funchal to the northwestern place of the island (Porto Moniz) in just 51 minutes, compared to about 165 minutes that we needed in the 1950s.Sousa, João Figueira deJulião, Rui PedroRUNMacedo, Marlene Abreu2019-04-02T10:29:23Z2019-02-062018-11-122019-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/65282TID:202185320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:31:03Zoai:run.unl.pt:10362/65282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:34:18.633316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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