Modelos de análise de acessibilidade em SIG: aplicação ao caso de Luanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ariana Cêa da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7446
Resumo: Dissertação de natureza científica para obtenção do grau de mestre em engenharia Civil na área de especialização em Vias de Comunicação e Transportes
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spelling Modelos de análise de acessibilidade em SIG: aplicação ao caso de LuandaAcessibilidadeSistema de Informação GeográficaRede RodoviáriaRede de Transporte PúblicoTransportesLuandaAccessibilityGeographic information systemRoad networkPublic transport networkTransportationDissertação de natureza científica para obtenção do grau de mestre em engenharia Civil na área de especialização em Vias de Comunicação e TransportesA presente dissertação analisa o conceito de acessibilidade e sua aplicação a nível de planeamento de transportes. O principal objetivo da presente dissertação é o desenvolvimento de modelos que permitam quantificar e analisar as acessibilidades rodoviárias urbanas face a acessibilidades de uma futura rede de transporte público em Luanda, com recurso a utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). A acessibilidade é definida genericamente como a facilidade em alcançar bens, atividades ou locais, sendo considerada uma ferramenta muito importante na definição quer de políticas de transportes, quer de planeamento urbano. A acessibilidade pode ser ainda definida segundo perspetivas diferentes e, em função disso, podem igualmente serem diferentes indicadores de acessibilidade que, por sua vez, permitem não só quantificar a acessibilidade, como calcular a eficiência da rede de transportes e avaliar a distribuição de indicadores em determinada área. Luanda como capital de Angola, foi a província que serviu de refúgio às populações vindas de outras províncias, durante a guerra civil que durou quase 30 anos, e que teve início na década de 1970. Como resultado disto, Luanda hoje enfrenta um legado de problemas principalmente a nível de mobilidade e acessibilidade, refletindo-se no trânsito desmesurado sentido na província. Contudo, Luanda como capital de Angola é uma província bastante promissora a nível socioeconómico, sendo por isso importante a realização de estudos de acessibilidades adequados para melhorar não só a qualidade de vida dos seus habitantes, como para contribuir o desenvolvimento futuro da província. Para que se pudessem realizar análises de acessibilidade, construíram-se dois modelos: um modelo da rede rodoviária de Luanda e outro modelo com a rede de transporte público, recorrendo a uma ferramenta de Sistemas de Informação Geográfica(SIG). Em paralelo com a base de dados da rede viária, foi construído um mapa com a divisão político-administrativa de Luanda e com informação da respetiva da população. Desta forma, com base nos dados demográficos, as análises rodoviárias foram feitas utilizando alguns indicadores de acessibilidade, nomeadamente: Índice de Sinuosidade e Velocidade Equivalente Reta. Para análise da rede de transporte público foram feitas análises como Walkability, Mapa de Densidade e foi feita ainda uma comparação entre o transporte individual e o transporte público.This dissertation analyzes the concept of accessibility and its application in transportation planning. The main objective of this dissertation is the development of models that allow the quantification and analysis of urban road and accessibility against the accessibility of a public transport network in Luanda, using a Geographic Information System (GIS). Accessibility is generally defined as the easiness to reach goods, activities or places and is considered a very important tool in the definition of transport policies and urban planning. Accessibility can also be defined per different perspectives and different accessibility indicators may be defined, which in turn allow not only the quantification of accessibility but also the calculation of transport network efficiency and the evaluation of the distribution of indicators in each area. Luanda, as the capital of Angola, was the province that served as a refuge for people coming from other provinces during the civil war that lasted almost 30 years, beginning in the 1970s. Therefore, Luanda today faces a legacy of problems mainly at the level of mobility and accessibility, reflected in the disproportionate traffic in the province. However, Luanda as the capital of Angola is a very promising province in a socio-economic level, and it is therefore important to carry out adequate accessibility studies to improve not only the quality of life of its population, but also to contribute to the future development of the province. In order to carry out accessibility analyzes, two models were built: a model of the Luanda road network and another model with a public transport network, using a Geographic Information Systems (GIS) tool. Parallel to the database of the road network, a map was built with the political-administrative division of Luanda and its information about the population. Thus, based on the demographic data, the road analyzes were made using some indicators of accessibility, namely: Sinuosity Index and Straight Equivalent Speed. To analyze the public transport network, some analysis were made such as Walkability, Density Map, as well as a comparison was between individual and public transportation.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMartins, Paulo José de MatosRCIPLSilva, Ariana Cêa da2017-10-26T14:11:26Z2017-06-262017-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7446TID:201745127porSILVA, Ariana Cêa da - Modelos de análise de acessibilidade em SIG: aplicação ao caso de Luanda. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2017. 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