Contar e fazer para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortinhas, Mário Filipe do Nascimento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11926
Resumo: A prática e a consequente reflexão sobre a mesma apresenta-se como uma das grandes possibilidades de aprendizagem do actor, sendo na experimentação e questionamento constante dos resultados obtidos, que se dá o seu processo de crescimento. Durante cerca de um mês e meio desenvolveu-se um projecto, no âmbito do Mestrado em Teatro – Arte do Actor, que visava proporcionar aos alunos do 1ºciclo do ensino básico um momento pedagógico expressivo e interactivo, por intermédio da experimentação de diferentes personagens. O projecto foi dividido em três momentos: um primeiro dedicado à preparação e ensaios da actividade; um segundo destinado ao desenvolvimento das sessões e um terceiro dirigido à reflexão sobre todos os acontecimentos. O presente relatório comporta a descrição e reflexão sobre todo o processo, centrando-se, de uma forma mais profunda, sobre o procedimento que levou à criação de cinco personagens por um mesmo actor. Igualmente, em como mostrar essas diferentes personagens ao público e como mostrar o jogo existente na acção, uma vez que existe um único actor para desenvolver todas as acções das personagens e a acção da história; ### Abstract: Count and do to learn The practice and subsequent reflection on itself presents as one of the major possibilities of the actor's learning, and it is in experimentation and constant questioning of the results reached that its growing process takes place. During about a month and a half a project was developed within the Master's Degree in Theatre - Art of the Actor (Mestrado em Teatro – Arte do Actor), which aimed to provide to the students from the 1st cycle of basic education an expressive and interactive pedagogical moment through experimentation with different characters. The project was distributed in three stages, the first one dedicated to the activity preparation and testing, the second one designed to the sessions development, and a third one directed to the reflection on all the events. This report bears a description and reflection on the entire process, focusing in a deeper way, on the procedure that leads to the creation of five characters by the same actor. In the same way, attempts to show different characters to the public and also how to show the existing game in action, since there is a single actor to develop all the character's actions and the action of the story.
id RCAP_6089dd536863f86875e9f0daed538a3e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contar e fazer para aprenderA prática e a consequente reflexão sobre a mesma apresenta-se como uma das grandes possibilidades de aprendizagem do actor, sendo na experimentação e questionamento constante dos resultados obtidos, que se dá o seu processo de crescimento. Durante cerca de um mês e meio desenvolveu-se um projecto, no âmbito do Mestrado em Teatro – Arte do Actor, que visava proporcionar aos alunos do 1ºciclo do ensino básico um momento pedagógico expressivo e interactivo, por intermédio da experimentação de diferentes personagens. O projecto foi dividido em três momentos: um primeiro dedicado à preparação e ensaios da actividade; um segundo destinado ao desenvolvimento das sessões e um terceiro dirigido à reflexão sobre todos os acontecimentos. O presente relatório comporta a descrição e reflexão sobre todo o processo, centrando-se, de uma forma mais profunda, sobre o procedimento que levou à criação de cinco personagens por um mesmo actor. Igualmente, em como mostrar essas diferentes personagens ao público e como mostrar o jogo existente na acção, uma vez que existe um único actor para desenvolver todas as acções das personagens e a acção da história; ### Abstract: Count and do to learn The practice and subsequent reflection on itself presents as one of the major possibilities of the actor's learning, and it is in experimentation and constant questioning of the results reached that its growing process takes place. During about a month and a half a project was developed within the Master's Degree in Theatre - Art of the Actor (Mestrado em Teatro – Arte do Actor), which aimed to provide to the students from the 1st cycle of basic education an expressive and interactive pedagogical moment through experimentation with different characters. The project was distributed in three stages, the first one dedicated to the activity preparation and testing, the second one designed to the sessions development, and a third one directed to the reflection on all the events. This report bears a description and reflection on the entire process, focusing in a deeper way, on the procedure that leads to the creation of five characters by the same actor. In the same way, attempts to show different characters to the public and also how to show the existing game in action, since there is a single actor to develop all the character's actions and the action of the story.Universidade de Évora2014-12-12T17:34:58Z2014-12-122009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11926http://hdl.handle.net/10174/11926porDepartamento de Artes Cénicasteses@bib.uevora.pt203Cortinhas, Mário Filipe do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:38.786513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contar e fazer para aprender
title Contar e fazer para aprender
spellingShingle Contar e fazer para aprender
Cortinhas, Mário Filipe do Nascimento
title_short Contar e fazer para aprender
title_full Contar e fazer para aprender
title_fullStr Contar e fazer para aprender
title_full_unstemmed Contar e fazer para aprender
title_sort Contar e fazer para aprender
author Cortinhas, Mário Filipe do Nascimento
author_facet Cortinhas, Mário Filipe do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortinhas, Mário Filipe do Nascimento
description A prática e a consequente reflexão sobre a mesma apresenta-se como uma das grandes possibilidades de aprendizagem do actor, sendo na experimentação e questionamento constante dos resultados obtidos, que se dá o seu processo de crescimento. Durante cerca de um mês e meio desenvolveu-se um projecto, no âmbito do Mestrado em Teatro – Arte do Actor, que visava proporcionar aos alunos do 1ºciclo do ensino básico um momento pedagógico expressivo e interactivo, por intermédio da experimentação de diferentes personagens. O projecto foi dividido em três momentos: um primeiro dedicado à preparação e ensaios da actividade; um segundo destinado ao desenvolvimento das sessões e um terceiro dirigido à reflexão sobre todos os acontecimentos. O presente relatório comporta a descrição e reflexão sobre todo o processo, centrando-se, de uma forma mais profunda, sobre o procedimento que levou à criação de cinco personagens por um mesmo actor. Igualmente, em como mostrar essas diferentes personagens ao público e como mostrar o jogo existente na acção, uma vez que existe um único actor para desenvolver todas as acções das personagens e a acção da história; ### Abstract: Count and do to learn The practice and subsequent reflection on itself presents as one of the major possibilities of the actor's learning, and it is in experimentation and constant questioning of the results reached that its growing process takes place. During about a month and a half a project was developed within the Master's Degree in Theatre - Art of the Actor (Mestrado em Teatro – Arte do Actor), which aimed to provide to the students from the 1st cycle of basic education an expressive and interactive pedagogical moment through experimentation with different characters. The project was distributed in three stages, the first one dedicated to the activity preparation and testing, the second one designed to the sessions development, and a third one directed to the reflection on all the events. This report bears a description and reflection on the entire process, focusing in a deeper way, on the procedure that leads to the creation of five characters by the same actor. In the same way, attempts to show different characters to the public and also how to show the existing game in action, since there is a single actor to develop all the character's actions and the action of the story.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2014-12-12T17:34:58Z
2014-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11926
http://hdl.handle.net/10174/11926
url http://hdl.handle.net/10174/11926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Cénicas
teses@bib.uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136541519380480