Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Bernardino E. C., 1952-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/791
Resumo: Trabalho de projecto realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_609c4d6b95669ef51aacc8a70a69fdec
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/791
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicaçãoTecnologias da informaçãoFormação contínua de professoresTecnologias educativasTrabalhos de projectoTrabalho de projecto realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008Pressupondo a necessidade de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas de uma forma integrada e pedagogicamente adequada, coloca-se a questãoda preparação dos professores. É para tal que este estudo de mestrado pretende contribuir,considerando relevante a análise de necessidades associada às competências dos professoresno uso das TIC, circunstanciadas ao contexto de trabalho numa escola secundária pública.Optamos por uma metodologia de investigação de natureza quantitativa, suportada noinquérito por questionário estruturado em três dimensões: competência tecnológica(utilização tecnológica das TIC), competência pedagógica (integração curricular das TIC nosprocessos de ensino e aprendizagem) e competência social (desenvolvimento profissional eintervenção do professor na escola e na comunidade educativa). O questionário serviuigualmente para conhecer o perfil de competências dos professores da escola, distribuídos portrês níveis: básico (conhecimentos como utilizador de algumas ferramentas TIC), interactivo(uso das TIC em projectos educativos e na produção de materiais para o ensino eaprendizagem) e inovador (uso das TIC para interagir com os alunos nos processos de ensinoe de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, promovendo-se a inovação e aexperimentação pedagógica com recursos às novas tecnologias educativas).A recolha de dados das respostas ao questionário permitiu retirar conclusões sobre ascompetências e as necessidades de formação dos professores no uso das TIC. As necessidades de formação dos professores da escola são elevadas, em todas as dimensões de uso das TIC: entre 60 a 80% da amostra tem uma fraca proficiência nas três dimensões, tecnológica, pedagógica e social. Três contributos foram obtidos da amostra que podem sustentar um adequado desenvolvimento de um plano de formação contínua dos professores centrado na escola: 1) Existe uma maioria de professores (74%), na fase de carreira de 7 a 25 anos, predisposta a experimentar novas metodologias e aceitar novos desafios, associando o seu desenvolvimento profissional à formação contínua para a integração curricular das TIC; 2) Para cada um dos objectivos de formação considerados prioritários existem alguns professores com bom domínio de competências; 3) Constatou-se ainda que as competências são influenciadas por factores de caracterização dos docentes, sendo o grupo disciplinar e o tempo de experiência como professor os que mais interferência exercem.Bearing in mind the need to use information and communications technology (ICT) in schools in an accurate and adequate pedagogic way, we must not forget the question concerning a correct preparation of the teachers involved. This is, thus, the aim of this Masters investigation which considers important the analysis of the needs of the teachers' competences when using ICT in a secondary public school. We choose a quantitative research methodology, based on a questionnaire organized in three dimensions: technological competence (technological use of ICT), pedagogical competence (ICT as part of the plan of studies), social competence (professional development and a teacher's active role in the school environment and in the educational community). This questionnaire was also useful to acknowledge the skills of the teachers involved. Those skills have been divided into three different levels: basic (basic knowledge of some ICT tools), interactive (use of ICT in educational projects and in the production of learning materials) and innovator (use of ICT as a means of interacting with students throughout the teaching/learning process, inside the classroom and out, promoting the innovation and pedagogical experiment with the help of new educational technologies). The data collected through the answers of the survey led to some conclusions on teachers' competences and their need for training in the use of ICT. The necessity for school teachers' formation is high, in all aspects of the use of ICT: 60 to 80 percent of the sample presents a low proficiency in the three dimensions- technological, pedagogical and social. From the sample three contributions were obtained, which can sustain a proper development of teacher's continuous learning plan centered on school: 1) There is a majority of teachers (74%), with a career from 7 to 25 years, predisposed to endeavor the new methodologies and accept new challenges, combining their professional development to continuing education for the curricular integration of ICT; 2) For each formation objectives considered as prior there are a number of teachers with a good mastery of competences; 3) Furthermore, it was evident that competences are influenced by factors related to teachers' characterization, namely the subject area and the years of experience as a teacher; these are the ones that interfere more.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaJorge, Bernardino E. C., 1952-2010-07-21T10:52:15Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/791porhttp://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000546431info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:32.495611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação
title Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação
spellingShingle Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação
Jorge, Bernardino E. C., 1952-
Tecnologias da informação
Formação contínua de professores
Tecnologias educativas
Trabalhos de projecto
title_short Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação
title_full Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação
title_fullStr Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação
title_full_unstemmed Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação
title_sort Necessidades de formação contínua dos professores de uma escola secundária na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação
author Jorge, Bernardino E. C., 1952-
author_facet Jorge, Bernardino E. C., 1952-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ângela, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Bernardino E. C., 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação
Formação contínua de professores
Tecnologias educativas
Trabalhos de projecto
topic Tecnologias da informação
Formação contínua de professores
Tecnologias educativas
Trabalhos de projecto
description Trabalho de projecto realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), apresentado à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/791
url http://hdl.handle.net/10451/791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000546431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134157351157760