Os textos de literatura para a infãncia como estratégia para o desenvolvimento da compreensão da leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7855 |
Resumo: | A leitura é a base de quase todas as atividades que se realizam na escola, apresentando-se como uma ferramenta que suporta um grande número de atividades. A compreensão da leitura entende-se como a atribuição de significado ao que se lê, possibilitando localizar a informação desejada. Esta inclui quatro componentes (literal, de reorganização, inferencial e crítica), que se interligam entre si e que diferenciam o nível de compreensão. O ensino da compreensão da leitura envolve também estratégias na abordagem do texto, proporcionando aos alunos a utilização de ferramentas que os ajudem a compreender o que leem, devendo ocorrer antes, durante e após a leitura dos textos. É nesta temática que se insere o meu projeto de investigação. A abordagem qualitativa, numa perspetiva próxima da Investigação-Ação, procurando apresentar e interpretar todo o processo desenvolvido em torno da compreensão da leitura nas suas diferentes vertentes, foi a metodologia seguida. A intervenção decorreu numa turma de 2º ano de escolaridade, do Ensino Básico, composta por um total de 19 alunos, da qual foram selecionados, com ajuda da professora cooperante, 8 alunos com nível de aprendizagem intermédio, para construir a amostra e para realizar a análise comparativa entre as diversas atividades. A pergunta de partida foi: “Que estratégias para o desenvolvimento da compreensão da leitura?”, desenvolvendo uma estratégia de intervenção que seguiu diferentes passos que me permitiram considerar que a metodologia foi a adequada aos requisitos a que me propunha. Foi igualmente significativo o facto de ler eu própria, em voz alta, os textos que os alunos tinham à sua frente, não descurando a expressividade e a entoação, respeitando a pontuação, de modo a cativar-lhes a atenção. Procurei, desenvolver nos alunos as diferentes componentes da compreensão da leitura, ficando clara a mudança de atitude em relação à sua participação no processo de ensino aprendizagem, respeitante à leitura e à compreensão da leitura. A análise realizada, a partir da interpretação dos dados recolhidos, permitiu-me considerar que a utilização dos textos de literatura para a infância para o desenvolvimento da compreensão da leitura, seguindo uma estratégia de atuação adequada, foi bem sucedida. |
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Os textos de literatura para a infãncia como estratégia para o desenvolvimento da compreensão da leituraLeituraEstratégiasCompreensãoComponentes da compreensãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioReadingStrategiesComprehensionComponents of comprehensionA leitura é a base de quase todas as atividades que se realizam na escola, apresentando-se como uma ferramenta que suporta um grande número de atividades. A compreensão da leitura entende-se como a atribuição de significado ao que se lê, possibilitando localizar a informação desejada. Esta inclui quatro componentes (literal, de reorganização, inferencial e crítica), que se interligam entre si e que diferenciam o nível de compreensão. O ensino da compreensão da leitura envolve também estratégias na abordagem do texto, proporcionando aos alunos a utilização de ferramentas que os ajudem a compreender o que leem, devendo ocorrer antes, durante e após a leitura dos textos. É nesta temática que se insere o meu projeto de investigação. A abordagem qualitativa, numa perspetiva próxima da Investigação-Ação, procurando apresentar e interpretar todo o processo desenvolvido em torno da compreensão da leitura nas suas diferentes vertentes, foi a metodologia seguida. A intervenção decorreu numa turma de 2º ano de escolaridade, do Ensino Básico, composta por um total de 19 alunos, da qual foram selecionados, com ajuda da professora cooperante, 8 alunos com nível de aprendizagem intermédio, para construir a amostra e para realizar a análise comparativa entre as diversas atividades. A pergunta de partida foi: “Que estratégias para o desenvolvimento da compreensão da leitura?”, desenvolvendo uma estratégia de intervenção que seguiu diferentes passos que me permitiram considerar que a metodologia foi a adequada aos requisitos a que me propunha. Foi igualmente significativo o facto de ler eu própria, em voz alta, os textos que os alunos tinham à sua frente, não descurando a expressividade e a entoação, respeitando a pontuação, de modo a cativar-lhes a atenção. Procurei, desenvolver nos alunos as diferentes componentes da compreensão da leitura, ficando clara a mudança de atitude em relação à sua participação no processo de ensino aprendizagem, respeitante à leitura e à compreensão da leitura. A análise realizada, a partir da interpretação dos dados recolhidos, permitiu-me considerar que a utilização dos textos de literatura para a infância para o desenvolvimento da compreensão da leitura, seguindo uma estratégia de atuação adequada, foi bem sucedida.Reading is the basis of almost all the activities that take place at school, presenting itself as a tool that supports a large number of activities. Reading comprehension is understood as the attribution of meaning to what we read, allowing to locate the desired information. This includes four components (literal, reorganization, inferential and critical), which are interlinked and that differentiate the level of understanding. The teaching of the reading comprehension, also involves strategies in text approach, providing students to use tools to help them understand what they read, and it should take place before, during and after the reading of the texts. It is this theme that fits my research project. The qualitative approach at an early perspective Research-Action, seeking to present and interpret the whole process developed around the reading comprehension in its various aspects, was the method used. The intervention took place in a class of 2nd grade of primary education, comprising a total of 19 students, which were selected with the help of the cooperating teacher, 8 students with intermediate level of learning, to build the sample and to carry out the comparative analysis of the various activities. The starting question was: "What strategies for the development of reading comprehension?", Developing an intervention strategy that followed different steps that allowed me to consider that the methodology was adequate to the requirements that I proposed . It was also significant that the texts where read by myself, aloud, for students, not forgetting the expressiveness and intonation, respecting the punctuat in order to captivate their attention. I tried to develop in students the different components of reading comprehension, getting clear change of attitude towards their participation in the process of teaching and learning concerning reading and reading comprehension. The analysis, based on the interpretation of the collected data, allowed me to consider that the use of literature texts for children to develop reading comprehension, following an appropriate action strategy was successful.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinto, Paulo FeytorSequeira, Ana CristinaRepositório ComumGrilo, Marta Valério2015-02-25T14:27:42Z2014-122015-022014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7855TID:201192640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:23.123582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A leitura é a base de quase todas as atividades que se realizam na escola, apresentando-se como uma ferramenta que suporta um grande número de atividades. A compreensão da leitura entende-se como a atribuição de significado ao que se lê, possibilitando localizar a informação desejada. Esta inclui quatro componentes (literal, de reorganização, inferencial e crítica), que se interligam entre si e que diferenciam o nível de compreensão. O ensino da compreensão da leitura envolve também estratégias na abordagem do texto, proporcionando aos alunos a utilização de ferramentas que os ajudem a compreender o que leem, devendo ocorrer antes, durante e após a leitura dos textos. É nesta temática que se insere o meu projeto de investigação. A abordagem qualitativa, numa perspetiva próxima da Investigação-Ação, procurando apresentar e interpretar todo o processo desenvolvido em torno da compreensão da leitura nas suas diferentes vertentes, foi a metodologia seguida. A intervenção decorreu numa turma de 2º ano de escolaridade, do Ensino Básico, composta por um total de 19 alunos, da qual foram selecionados, com ajuda da professora cooperante, 8 alunos com nível de aprendizagem intermédio, para construir a amostra e para realizar a análise comparativa entre as diversas atividades. A pergunta de partida foi: “Que estratégias para o desenvolvimento da compreensão da leitura?”, desenvolvendo uma estratégia de intervenção que seguiu diferentes passos que me permitiram considerar que a metodologia foi a adequada aos requisitos a que me propunha. Foi igualmente significativo o facto de ler eu própria, em voz alta, os textos que os alunos tinham à sua frente, não descurando a expressividade e a entoação, respeitando a pontuação, de modo a cativar-lhes a atenção. Procurei, desenvolver nos alunos as diferentes componentes da compreensão da leitura, ficando clara a mudança de atitude em relação à sua participação no processo de ensino aprendizagem, respeitante à leitura e à compreensão da leitura. A análise realizada, a partir da interpretação dos dados recolhidos, permitiu-me considerar que a utilização dos textos de literatura para a infância para o desenvolvimento da compreensão da leitura, seguindo uma estratégia de atuação adequada, foi bem sucedida. |
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