O leitor e o sentido do texto : o uso de estrategias de raciocinio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luciana Sales Pires
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601969
Resumo: Orientador: Eunice Ribeiro Henriques
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spelling O leitor e o sentido do texto : o uso de estrategias de raciocinioThe Reader and the meaning of the texts: the use of reasoning strategiesEstratégiasLeituraCompreensãoStrategiesReadingComprehensionOrientador: Eunice Ribeiro HenriquesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho é um estudo de caso, que analisa as estratégias, usadas por três grupos de leitores¿três do ensino fundamental, três do ensino médio e quatro universitários, todas do sexo feminino. A fundamentação teórica deste estudo são as ¿estratégias de raciocínio¿, de Johnston (1983), e as três intenções, de Umberto Eco (1993): ¿intention auctoris¿, ¿intention operis¿ e ¿intention lectoris¿. Para conciliar essas duas visões, vamos usar as estratégias como uma forma de se chegar ao foco do leitor: na ¿mensagem do autor¿, nas ¿pistas textuais¿ ou no ¿ponto de vista do leitor¿. Os objetivos são: (1) categorizar e (2) analisar as estratégias; (3) examinar o processo da construção do sentido por cada grupo; e (4) comparar e contrastar os três grupos. Os dados foram obtidos por meio de protocolos verbais e entrevistas participativas, com base em textos curtos de diferentes tipos. A análise é primordialmente de cunho interpretativista, que consiste de observação participativa e juízos de valor. Os resultados mostram que os leitores menos proficientes tendem (1) a optarem pelo processo de leitura ¿bottom-up¿, por dirigirem sua atenção, em geral, para palavras isoladas e sentenças e (2) a usarem estratégias que espelham sua própria competência lingüística. Os leitores mais proficientes, no entanto, tendem a analisar o texto como um todo, através do processo ¿top-down¿ (com certeza, em função de seu conhecimento prévio e de sua prática de leitura). Além disso, dependendo do tipo de texto, os leitores mais jovens e/ou menos proficientes, tendem a se projetar nos textos (¿intention lectoris¿), ao passo que os mais velhos e/ou mais experientes tendem a ouvir o que o autor (¿intention auctoris¿) ou o texto (¿intention operis¿) transmitem (ou parecem transmitir). Os resultados destacam a importância de se identificar (1) as estratégias, usadas pelos aprendizes, e (2) o tipo de ¿intenção¿ que buscam no texto a fim de ajudá-los a superarem algumas das maiores dificuldades, impostas pelo ato de lerAbstract: This work is a case study, which analyzes the strategies used by three groups of readers--three high school juniors, three seniors and four college students. The theoretical underpinnings of this study are Johnston's "reasoning strategies" (1983) and Umberto Eco's three intentions: "intention auctoris", "intention operis" and "intention lectoris" (1993). To accomodate both views, we will use the strategies as a means to get to the reader's focus on: the author's intended meaning", the "textual clues" or "the reader¿s viewpoint". The aims are: (1) to categorize and (2) to analyze the strategies; (3) to examine the process of meaning construction by each group; and (4) to compare and contrast the three groups. Data were obtained by means of think-aloud protocols and participant interviews, based on short texts of different types. The analysis uses primarily an interpretive approach, consisting of participant observation and value judgements. The results show that less proficient readers tend (1) to favor the bottom-up process, as they direct their attention primarily to separate words and sentences and (2) to use strategies that mirror their own linguistic competence. More proficient readers, however, tend to analyze the text as a whole, by means of the so-called top-down process (most certainly, on account of their background knowledge and experience in reading). In addition, depending on the type of text, younger and/or less proficient readers, tend to read themselves into the texts ("intention lectoris") while older and/or more experienced ones tend to listen either to what the author ("intention auctoris") or the text ("intention operis") convey (or seem to convey). The results underscore the importance of identifying (1) the strategies used by learners and (2) the type of intention they search for in a text in order to help them overcome a few of the toughest difficulties imposed by the act of readingMestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Henriques, Eunice Ribeiro, 1945-Bolonhini, Carmen ZinkSgarbieri, Astrid Elisabeth Lilly NilsonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSoares, Luciana Sales Pires20052005-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf203 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601969SOARES, Luciana Sales Pires. O leitor e o sentido do texto: o uso de estrategias de raciocinio. 2005. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601969. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362270porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:26:19Zoai::362270Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:26:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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