O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/93392 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_b63387e3cc2d5f7bc5552d7d3e39f377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/93392 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Papel dos Questionários na Compreensão de LeituraThe role of questionnaires in reading comprehensioncompreensão de leituraestratégias para a compreensão de leituraestratégia 3 - questionamentoquestionários de leiturareading comprehensionstrategies for reading comprehensionstrategy 3 – questioningreading questionnairesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e resulta, principalmente, numa descrição e narração de todas as etapas percorridas durante o estágio pedagógico supervisionado realizado na Escola Secundária Martinho Árias, em Soure. Primeiramente, faz uma breve apresentação do contexto socioeducativo da escola e em seguida expõe as expectativas iniciais relativas ao estágio pedagógico e uma descrição de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem, tais como: as aulas, as dificuldades encontradas na preparação das aulas, bem como todas as atividades letivas e extraletivas realizadas na comunidade educativa. A segunda parte do relatório, que corresponde à componente monográfica, descreve um trabalho de investigação, numa turma do décimo ano, sobre o papel dos questionários na compreensão de leitura. Este trabalho teve como objetivo desenvolver nos alunos a autoconsciência sobre a compreensão de leitura e suas estratégias. Nesse sentido, foi criado um conjunto de quatro atividades com o objetivo de envolver os alunos no processo concreto de construção de atividades, confrontar os alunos com a complexidade e diversidade das questões e envolver ativamente os alunos no processo concreto de elaboração de Questionários de Leitura. Em suma, toda a investigação teve o objetivo de consciencializar os alunos para o processo da compreensão de leitura, para a importância das atividades de compreensão de leitura, nomeadamente os chamados Questionários de Leitura e para a importância da sua participação neste processo.This report arises under the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education and results, essentially, in a description and narration of all the stages taken during the supervised pedagogical internship held at Martinho Arias Secondary School in Soure.Firstly, it gives a brief presentation of the socio-educational context of the school and then presents the initial expectations regarding the pedagogical internship and a description of all the activities developed during the school year, namely the teaching-learning activities, such as: classes, the difficulties encountered in preparing the classes, as well as all extracurricular activities conducted in the educational community.The second part of the report, which corresponds to the monographic component, describes a research work on the role of questionnaires in reading comprehension. This work aimed to develop students' self-awareness about reading comprehension and its strategies. In this sense, a set of four activities was created with the objective of involving students in the concrete process of building activities, confronting students with the complexity and diversity of the questions and actively involving students in the concrete process of preparing Reading Questionnaires. In short, all the research aimed to make students aware of the reading comprehension process, the importance of reading comprehension activities, namely the so-called Reading Questionnaires and the importance of their participation in this process.2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93392http://hdl.handle.net/10316/93392TID:202385604porValente, Catarina Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:44:26ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura The role of questionnaires in reading comprehension |
title |
O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura |
spellingShingle |
O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura Valente, Catarina Vieira compreensão de leitura estratégias para a compreensão de leitura estratégia 3 - questionamento questionários de leitura reading comprehension strategies for reading comprehension strategy 3 – questioning reading questionnaires |
title_short |
O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura |
title_full |
O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura |
title_fullStr |
O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura |
title_full_unstemmed |
O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura |
title_sort |
O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura |
author |
Valente, Catarina Vieira |
author_facet |
Valente, Catarina Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Catarina Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
compreensão de leitura estratégias para a compreensão de leitura estratégia 3 - questionamento questionários de leitura reading comprehension strategies for reading comprehension strategy 3 – questioning reading questionnaires |
topic |
compreensão de leitura estratégias para a compreensão de leitura estratégia 3 - questionamento questionários de leitura reading comprehension strategies for reading comprehension strategy 3 – questioning reading questionnaires |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/93392 http://hdl.handle.net/10316/93392 TID:202385604 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/93392 |
identifier_str_mv |
TID:202385604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302756678172672 |