O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Catarina Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93392
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b63387e3cc2d5f7bc5552d7d3e39f377
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Papel dos Questionários na Compreensão de LeituraThe role of questionnaires in reading comprehensioncompreensão de leituraestratégias para a compreensão de leituraestratégia 3 - questionamentoquestionários de leiturareading comprehensionstrategies for reading comprehensionstrategy 3 – questioningreading questionnairesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e resulta, principalmente, numa descrição e narração de todas as etapas percorridas durante o estágio pedagógico supervisionado realizado na Escola Secundária Martinho Árias, em Soure. Primeiramente, faz uma breve apresentação do contexto socioeducativo da escola e em seguida expõe as expectativas iniciais relativas ao estágio pedagógico e uma descrição de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem, tais como: as aulas, as dificuldades encontradas na preparação das aulas, bem como todas as atividades letivas e extraletivas realizadas na comunidade educativa. A segunda parte do relatório, que corresponde à componente monográfica, descreve um trabalho de investigação, numa turma do décimo ano, sobre o papel dos questionários na compreensão de leitura. Este trabalho teve como objetivo desenvolver nos alunos a autoconsciência sobre a compreensão de leitura e suas estratégias. Nesse sentido, foi criado um conjunto de quatro atividades com o objetivo de envolver os alunos no processo concreto de construção de atividades, confrontar os alunos com a complexidade e diversidade das questões e envolver ativamente os alunos no processo concreto de elaboração de Questionários de Leitura. Em suma, toda a investigação teve o objetivo de consciencializar os alunos para o processo da compreensão de leitura, para a importância das atividades de compreensão de leitura, nomeadamente os chamados Questionários de Leitura e para a importância da sua participação neste processo.This report arises under the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education and results, essentially, in a description and narration of all the stages taken during the supervised pedagogical internship held at Martinho Arias Secondary School in Soure.Firstly, it gives a brief presentation of the socio-educational context of the school and then presents the initial expectations regarding the pedagogical internship and a description of all the activities developed during the school year, namely the teaching-learning activities, such as: classes, the difficulties encountered in preparing the classes, as well as all extracurricular activities conducted in the educational community.The second part of the report, which corresponds to the monographic component, describes a research work on the role of questionnaires in reading comprehension. This work aimed to develop students' self-awareness about reading comprehension and its strategies. In this sense, a set of four activities was created with the objective of involving students in the concrete process of building activities, confronting students with the complexity and diversity of the questions and actively involving students in the concrete process of preparing Reading Questionnaires. In short, all the research aimed to make students aware of the reading comprehension process, the importance of reading comprehension activities, namely the so-called Reading Questionnaires and the importance of their participation in this process.2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93392http://hdl.handle.net/10316/93392TID:202385604porValente, Catarina Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:44:26ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
The role of questionnaires in reading comprehension
title O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
spellingShingle O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
Valente, Catarina Vieira
compreensão de leitura
estratégias para a compreensão de leitura
estratégia 3 - questionamento
questionários de leitura
reading comprehension
strategies for reading comprehension
strategy 3 – questioning
reading questionnaires
title_short O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
title_full O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
title_fullStr O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
title_full_unstemmed O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
title_sort O Papel dos Questionários na Compreensão de Leitura
author Valente, Catarina Vieira
author_facet Valente, Catarina Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Catarina Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv compreensão de leitura
estratégias para a compreensão de leitura
estratégia 3 - questionamento
questionários de leitura
reading comprehension
strategies for reading comprehension
strategy 3 – questioning
reading questionnaires
topic compreensão de leitura
estratégias para a compreensão de leitura
estratégia 3 - questionamento
questionários de leitura
reading comprehension
strategies for reading comprehension
strategy 3 – questioning
reading questionnaires
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93392
http://hdl.handle.net/10316/93392
TID:202385604
url http://hdl.handle.net/10316/93392
identifier_str_mv TID:202385604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302756678172672