Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Carla
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/35217
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_60a3a1ff52e520806a81a74d7430d1d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/35217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º anoPercepção de siDesenhoAnimaçãoMovimentoCriatividadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, consiste na análise da Unidade Didática “Narrativa individual”. A atividade desenvolvida envolveu os alunos do 12º ano da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho na disciplina de Desenho A. O projeto em análise pretendeu favorecer o desenvolvimento da individualidade de cada aluno, permitindo que cada um meditasse sobre o seu autoconceito, entidade, evolução e desenvolvesse uma postura autocrítica, para que, no futuro, seja capaz de refletir de forma aberta, crítica e consciente sobre de quem é. Pois, quando nos conhecemos a nós mesmos, ficamos mais capazes de interagir com os outros e com o mundo que nos rodeia. As atividades propostas, na Unidade Didática “Narrativa individual”, procuraram explorar o desenho como ferramenta criativa que ajuda a refletir, a tornar a imaginação visível e a trazer para a disciplina de Desenho suportes audiovisuais, nomeadamente a utilização da técnica de Animação Stopmotion, pela sua potencialidade, plasticidade e expressividade. A utilização desta técnica em sala de aula pretendeu diversificar as experiências de aprendizagem e promover a integração dos meios audiovisuais nas práticas artísticas, valorizando-se a imagem em movimento. O uso da técnica de animação stopmotion foi primordial para dar vida às narrativas dos alunos, para fomentar o contacto com diversos materiais, para favorecer a expressão criativa e levar ao entendimento do aluno enquanto indivíduo. A metodologia escolhida procurou a perceção construtiva e reconstrutiva da identidade do aluno através da imagem em movimento. O projeto permitiu ao discente meditar sobre o seu autoconceito, a sua individualidade, a sua entidade, recorrendo às memórias, a elementos físicos ou a componentes abstratas que o podiam definir e caracterizar. Pretendeu-se que o aluno fosse capaz de se autocompreender, revelando-se progressivamente e expressivamente através do desenho e da imagem em movimento, a Animação.This report, executed in the scope of the Master in Teaching Visual Arts, consists of an analysis of the Curricular Unit “Individual Narrative”. The developed activity, involved the students from the 12º year of the Maria Amália Vaz de Carvalho Secondary School on the discipline of Drawing. The project in study intended to flourish the development of each student’s individuality, allowing each to meditate about their self-concept, entity, evolution and to develop a self-critical posture so as to, in the future, be able to reflect in an open, critical and conscious way to who he is. For when we know ourselves we become more able to interact with others and the world that surrounds us. The suggested activities in the “Individual Narrative” Unit looked for a way to explore drawing like a creative tool that helps to reflect, turn imagination visible and to bring drawing audiovisual backing to the discipline, namely the use of the technique of stopmotion animation for its potentiality, plasticity and expressivity. The use of this technique in the classroom had the intention of diversifying the learning experiences and promoting the interaction of the audiovisual means in the artistic practices praising the moving image. The use of stopmotion was primordial for giving life to the students’ narratives, to promote the contact with diverse materials, favour the creative expression and leading to the student’s understanding of himself as an individual. The chosen methodology looked for a constructive and reconstructive perception of the student’s identity through the moving image. The project allowed the students’ meditation on their self-concept, individuality and identity resorting to their memories, physical elements or abstract elements that could define and characterize them. The intent was that the student would be able to comprehend himself, revealing themselves progressively and expressively through the drawing and the moving image, Animation.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaLima, Carla2018-10-25T15:02:07Z20182018-06-182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35217TID:202193527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:31:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:44.283807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º ano
title Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º ano
spellingShingle Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º ano
Lima, Carla
Percepção de si
Desenho
Animação
Movimento
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º ano
title_full Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º ano
title_fullStr Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º ano
title_full_unstemmed Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º ano
title_sort Autoconhecimento através da imagem em movimento : exploração em Desenho, 12º ano
author Lima, Carla
author_facet Lima, Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, João Paulo, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção de si
Desenho
Animação
Movimento
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Percepção de si
Desenho
Animação
Movimento
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-25T15:02:07Z
2018
2018-06-18
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/35217
TID:202193527
url http://hdl.handle.net/10451/35217
identifier_str_mv TID:202193527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134430656200704