A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carla Patrícia Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/10009
Resumo: Guimarães, cidade que se distingue pelo seu vasto património, pela paisagem inspiradora, pela população residente à qual a cidade pertence, apostou na criação da Horta Pedagógica, não só como um espaço de cultivo, mas como um espaço verde e de agricultura urbana com usos múltiplos e essenciais para o desenvolvimento sustentável da cidade. Enquadra-se na Veiga de Creixomil com um caráter sui geniris em relação ao seu ordenamento territorial e estrutura ecológica urbana, uma vez que está abrangida por usos de solo afetos à Reserva Agrícola Nacional, à Reserva Ecológica Nacional e ao Domínio Hídrico para proteção do Ribeiro de Couros, de modo a minimizar influências negativas da poluição existente nas cidades. O fenómeno das Hortas Urbanas, componentes da paisagem na periferia ou mesmo no seio das cidades, tem vindo cada vez mais a aumentar o número de adeptos. Como tal, o objetivo principal deste estudo é o de caraterizar o contexto físico do concelho e da Horta Pedagógica de Guimarães, o perfil dos seus utilizadores e, por fim, os recursos mobilizados para a produção, avaliando a ecoeficiência do seu uso e onde se apresentam propostas de medidas para o aproveitamento das hortas urbanas enquanto espaços para o desenvolvimento sustentável da cidade. De forma a concretizar os objetivos do trabalho, foram analisados os registos de inscrição na Horta e os dados obtidos através de inquérito a uma amostra de utentes. De entre os resultados apurados, salienta-se a relevância da Horta, com a maioria a classificá-la de “Muito Importante”, tendo por motivos de adesão a “Ocupação do tempo disponível” e o “Gosto por atividades do meio rural”. Para avaliar a condição ambiental da Horta foram estudados os recursos utilizados, nomeadamente solo, água e energia. Quanto ao solo, estima-se que a Horta é capaz de suportar, com as práticas de cultivo atuais, os níveis de extração de nutrientes necessários para a produção. Como tal, a Horta Pedagógica, além da satisfação pessoal dos utilizadores pelo conhecimento e aprendizagens, contribui para consciencialização ambiental, traduzida nas práticas sustentáveis aplicadas e nos benefícios da produção com qualidade.
id RCAP_60cb14a594aabdc31cdd72b16450a842
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiênciaHortas urbanasEcoeficiênciaDesenvolvimento sustentávelGuimarãesGuimarães, cidade que se distingue pelo seu vasto património, pela paisagem inspiradora, pela população residente à qual a cidade pertence, apostou na criação da Horta Pedagógica, não só como um espaço de cultivo, mas como um espaço verde e de agricultura urbana com usos múltiplos e essenciais para o desenvolvimento sustentável da cidade. Enquadra-se na Veiga de Creixomil com um caráter sui geniris em relação ao seu ordenamento territorial e estrutura ecológica urbana, uma vez que está abrangida por usos de solo afetos à Reserva Agrícola Nacional, à Reserva Ecológica Nacional e ao Domínio Hídrico para proteção do Ribeiro de Couros, de modo a minimizar influências negativas da poluição existente nas cidades. O fenómeno das Hortas Urbanas, componentes da paisagem na periferia ou mesmo no seio das cidades, tem vindo cada vez mais a aumentar o número de adeptos. Como tal, o objetivo principal deste estudo é o de caraterizar o contexto físico do concelho e da Horta Pedagógica de Guimarães, o perfil dos seus utilizadores e, por fim, os recursos mobilizados para a produção, avaliando a ecoeficiência do seu uso e onde se apresentam propostas de medidas para o aproveitamento das hortas urbanas enquanto espaços para o desenvolvimento sustentável da cidade. De forma a concretizar os objetivos do trabalho, foram analisados os registos de inscrição na Horta e os dados obtidos através de inquérito a uma amostra de utentes. De entre os resultados apurados, salienta-se a relevância da Horta, com a maioria a classificá-la de “Muito Importante”, tendo por motivos de adesão a “Ocupação do tempo disponível” e o “Gosto por atividades do meio rural”. Para avaliar a condição ambiental da Horta foram estudados os recursos utilizados, nomeadamente solo, água e energia. Quanto ao solo, estima-se que a Horta é capaz de suportar, com as práticas de cultivo atuais, os níveis de extração de nutrientes necessários para a produção. Como tal, a Horta Pedagógica, além da satisfação pessoal dos utilizadores pelo conhecimento e aprendizagens, contribui para consciencialização ambiental, traduzida nas práticas sustentáveis aplicadas e nos benefícios da produção com qualidade.Guimarães is a city distinguished by its vast heritage, by inspiring landscape, by the resident population to which the city belongs. This city invested in the creation of a Pedagogical Garden, not only as a place of culture, but as a green space and urban agriculture with multiple uses which are essential for the city sustainable development. The Pedagogical Garden lies in Veiga de Creixomil with a sui geniris character in relation to its territorial order and its urban ecological structure. It’s sui generis because it is covered by land use which belongs to the National Agricultural Reserve, the National Ecological Reserve and Hydride Domain for protection of Ribeiro de Couros, in order to minimize negative influences of pollution in the towns. The phenomenon of Urban Gardens, landscape components on the cities periphery, has been increasingly growing the number of fans. The main objective of this study is to characterize the physical context of the county and the Pedagogical Garden of Guimarães, characterize the profile of their users, taking into account its various particular characteristics and, finally, characterize the resources mobilized for producing. The eco-efficiency of its use and where to present proposals for measures to the use of urban gardens as spaces for the city's sustainable development are evaluated. In a survey of service users, application forms and data were analyzed with the aim to assess the users awareness regarding the urban garden. In view of the results obtained the urban garden is becoming increasingly relevant, as the majority of the users classified it as “very important” for mainly two reasons: “Recreational Activities”, and “Enjoyment of rural activities”. With regards to the environmental condition of the urban garden, the garden resources were studied, such as the soil, water, energy, assessing subsequently its ecoefficiency. Concerning the soil and specifically the extracted nutrients, the garden is capable of bearing the extraction levels needed for crop production. Therefore, the Pedagogical Garden, besides the users satisfaction driven by knowledge and learning, contributes to increasing environmental awareness, based on sustainable practices and quality production benefits.Figueiredo, Tomás deCardoso, Hugo Emanuel da Veiga TorrinhaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Carla Patrícia Rodrigues2014-08-01T10:37:48Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/10009TID:201449811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:24:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:06.939238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiência
title A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiência
spellingShingle A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiência
Gonçalves, Carla Patrícia Rodrigues
Hortas urbanas
Ecoeficiência
Desenvolvimento sustentável
Guimarães
title_short A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiência
title_full A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiência
title_fullStr A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiência
title_full_unstemmed A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiência
title_sort A horta pedagógica de Guimarães: utilizadores, recursos e ecoeficiência
author Gonçalves, Carla Patrícia Rodrigues
author_facet Gonçalves, Carla Patrícia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Tomás de
Cardoso, Hugo Emanuel da Veiga Torrinha
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carla Patrícia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Hortas urbanas
Ecoeficiência
Desenvolvimento sustentável
Guimarães
topic Hortas urbanas
Ecoeficiência
Desenvolvimento sustentável
Guimarães
description Guimarães, cidade que se distingue pelo seu vasto património, pela paisagem inspiradora, pela população residente à qual a cidade pertence, apostou na criação da Horta Pedagógica, não só como um espaço de cultivo, mas como um espaço verde e de agricultura urbana com usos múltiplos e essenciais para o desenvolvimento sustentável da cidade. Enquadra-se na Veiga de Creixomil com um caráter sui geniris em relação ao seu ordenamento territorial e estrutura ecológica urbana, uma vez que está abrangida por usos de solo afetos à Reserva Agrícola Nacional, à Reserva Ecológica Nacional e ao Domínio Hídrico para proteção do Ribeiro de Couros, de modo a minimizar influências negativas da poluição existente nas cidades. O fenómeno das Hortas Urbanas, componentes da paisagem na periferia ou mesmo no seio das cidades, tem vindo cada vez mais a aumentar o número de adeptos. Como tal, o objetivo principal deste estudo é o de caraterizar o contexto físico do concelho e da Horta Pedagógica de Guimarães, o perfil dos seus utilizadores e, por fim, os recursos mobilizados para a produção, avaliando a ecoeficiência do seu uso e onde se apresentam propostas de medidas para o aproveitamento das hortas urbanas enquanto espaços para o desenvolvimento sustentável da cidade. De forma a concretizar os objetivos do trabalho, foram analisados os registos de inscrição na Horta e os dados obtidos através de inquérito a uma amostra de utentes. De entre os resultados apurados, salienta-se a relevância da Horta, com a maioria a classificá-la de “Muito Importante”, tendo por motivos de adesão a “Ocupação do tempo disponível” e o “Gosto por atividades do meio rural”. Para avaliar a condição ambiental da Horta foram estudados os recursos utilizados, nomeadamente solo, água e energia. Quanto ao solo, estima-se que a Horta é capaz de suportar, com as práticas de cultivo atuais, os níveis de extração de nutrientes necessários para a produção. Como tal, a Horta Pedagógica, além da satisfação pessoal dos utilizadores pelo conhecimento e aprendizagens, contribui para consciencialização ambiental, traduzida nas práticas sustentáveis aplicadas e nos benefícios da produção com qualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-08-01T10:37:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/10009
TID:201449811
url http://hdl.handle.net/10198/10009
identifier_str_mv TID:201449811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135241643753472