Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/59923 |
Resumo: | As perturbações ao nível do desenvolvimento das competências sociais, nomeadamente a perturbação do espectro do autismo, ainda que sejam pouco conhecidas, encontram-se pre-sentes na sociedade em geral. A população que sofre desta problemática, nomeadamente as crianças, tendem a ter uma vida distinta dos seus pares visto que a socialização se acaba por fazer de uma forma diferente. Estas crianças encontram nos centros de desenvolvimento infantil e nos profissionais que trabalham estas problemáticas uma ajuda que permite treiná-las para promover uma maior inte-gração junto da sociedade. Verifica-se, também, que a tecnologia pode ser uma mais valia a associar ao trabalho dos terapeutas e profissionais da área, mas existe uma grande escassez de ferramentas tecnológicas vocacionadas para esse efeito. Foi então concebida uma ferramenta que pretende apoiar o trabalho dos profissionais que trabalham com crianças com perturbações ao nível do desenvolvimento das competências soci-ais que fomente a aprendizagem tendo em consideração as temáticas a abranger para a inte-gração social. De modo a motivar as crianças para o uso desta ferramenta, foi desenvolvido um jogo digital sério para que, a brincar, possam aprender como agir em sociedade. Resulta desta solução, uma integração das tecnologias de informação e comunicação no seio dos profissionais que trabalham esta problemática junto das crianças que sofrem de pertur-bações ao nível do desenvolvimento das competências sociais, nomeadamente a perturbação do espectro do autismo. |
id |
RCAP_60d26b3212e33f6510a05d890251c53d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/59923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismoJogo DigitalJogos SériosPerturbações do Desenvolvimento SocialInclusãoTerapiaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAs perturbações ao nível do desenvolvimento das competências sociais, nomeadamente a perturbação do espectro do autismo, ainda que sejam pouco conhecidas, encontram-se pre-sentes na sociedade em geral. A população que sofre desta problemática, nomeadamente as crianças, tendem a ter uma vida distinta dos seus pares visto que a socialização se acaba por fazer de uma forma diferente. Estas crianças encontram nos centros de desenvolvimento infantil e nos profissionais que trabalham estas problemáticas uma ajuda que permite treiná-las para promover uma maior inte-gração junto da sociedade. Verifica-se, também, que a tecnologia pode ser uma mais valia a associar ao trabalho dos terapeutas e profissionais da área, mas existe uma grande escassez de ferramentas tecnológicas vocacionadas para esse efeito. Foi então concebida uma ferramenta que pretende apoiar o trabalho dos profissionais que trabalham com crianças com perturbações ao nível do desenvolvimento das competências soci-ais que fomente a aprendizagem tendo em consideração as temáticas a abranger para a inte-gração social. De modo a motivar as crianças para o uso desta ferramenta, foi desenvolvido um jogo digital sério para que, a brincar, possam aprender como agir em sociedade. Resulta desta solução, uma integração das tecnologias de informação e comunicação no seio dos profissionais que trabalham esta problemática junto das crianças que sofrem de pertur-bações ao nível do desenvolvimento das competências sociais, nomeadamente a perturbação do espectro do autismo.Cardoso, TiagoRUNMesquita, Pedro Jorge dos Santos Nunes Ricardo2019-02-08T12:02:39Z2018-1120182018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/59923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:28:36Zoai:run.unl.pt:10362/59923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:24.670105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismo |
title |
Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismo |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismo Mesquita, Pedro Jorge dos Santos Nunes Ricardo Jogo Digital Jogos Sérios Perturbações do Desenvolvimento Social Inclusão Terapia Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismo |
title_full |
Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismo |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismo |
title_sort |
Desenvolvimento de um jogo sério para o desenvol-vimento das competências sociais em crianças com perturbação do espectro do autismo |
author |
Mesquita, Pedro Jorge dos Santos Nunes Ricardo |
author_facet |
Mesquita, Pedro Jorge dos Santos Nunes Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Tiago RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Pedro Jorge dos Santos Nunes Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Digital Jogos Sérios Perturbações do Desenvolvimento Social Inclusão Terapia Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Jogo Digital Jogos Sérios Perturbações do Desenvolvimento Social Inclusão Terapia Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
As perturbações ao nível do desenvolvimento das competências sociais, nomeadamente a perturbação do espectro do autismo, ainda que sejam pouco conhecidas, encontram-se pre-sentes na sociedade em geral. A população que sofre desta problemática, nomeadamente as crianças, tendem a ter uma vida distinta dos seus pares visto que a socialização se acaba por fazer de uma forma diferente. Estas crianças encontram nos centros de desenvolvimento infantil e nos profissionais que trabalham estas problemáticas uma ajuda que permite treiná-las para promover uma maior inte-gração junto da sociedade. Verifica-se, também, que a tecnologia pode ser uma mais valia a associar ao trabalho dos terapeutas e profissionais da área, mas existe uma grande escassez de ferramentas tecnológicas vocacionadas para esse efeito. Foi então concebida uma ferramenta que pretende apoiar o trabalho dos profissionais que trabalham com crianças com perturbações ao nível do desenvolvimento das competências soci-ais que fomente a aprendizagem tendo em consideração as temáticas a abranger para a inte-gração social. De modo a motivar as crianças para o uso desta ferramenta, foi desenvolvido um jogo digital sério para que, a brincar, possam aprender como agir em sociedade. Resulta desta solução, uma integração das tecnologias de informação e comunicação no seio dos profissionais que trabalham esta problemática junto das crianças que sofrem de pertur-bações ao nível do desenvolvimento das competências sociais, nomeadamente a perturbação do espectro do autismo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11 2018 2018-11-01T00:00:00Z 2019-02-08T12:02:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/59923 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/59923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137955814572032 |