Desenvolvimento de um jogo sério para o melhoramento das competências sociais e comunicativas destinado a crianças a partir dos 8 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Filipe dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/76843
Resumo: As competências sociais e comunicativas são um dos aspetos fundamentais ao desenvolvi-mento infantil, ainda por mais, quando se trata de crianças com dificuldades cognitivas graves, e que estão fortemente dependentes de terceiros. Com os avanços das novas tecnologias, e a sua crescente utilização nas áreas da informação e da comunicação, muitas instituições de ensino estão a aumentar o seu uso, de forma a poder ofe-recer aos seus alunos meios interativos que sejam capazes de enriquecer as suas competências. Os jogos digitais surgem nesse contexto como um recurso didático que pode trazer uma série de benefícios para os seus utilizadores e professores de ensino especial. Esta dissertação nasce então, de modo a poder dar um contributo nesse sentido, tendo como principal objetivo estudar a utilidade dos jogos sérios no auxílio à integração social de crianças com problemas de aprendizagem; para isso desenvolveu-se um jogo sério que auxilia e treina de uma forma efetiva a compreensão de expressões idiomáticas, adivinhas e provérbios, em crianças com perturbações do espectro do autismo e perturbações ao nível do desenvolvimento intelectual. Para isso, realizou-se uma pesquisa do potencial dos jogos digitais educacionais, baseado em estudos de especialistas, e também vários estudos de conceitos importantes que foram posterior-mente utilizados para o desenvolvimento do jogo. No capítulo 3, apresenta-se também alguns exemplos do que se pode encontrar hoje disponível no mercado e ainda uma avaliação dos im-pactos económicos que os jogos digitais alcançam tanto a nível mundial como a nível nacional. Nos capítulos seguintes, é então apresentada a proposta que se desenvolveu – que tem como nome Unioverbis, palavra de origem latina- e consequente validação junto do publico.
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