Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Mara Cristina da Copa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17923
Resumo: Com este Relatório, apresentado à Universidade de Évora, pretende-se descrever a experiência de lecionação do Espanhol, como Língua Estrangeira - iniciação, numa turma do 7° ano de escolaridade, no ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol dos Ensinos Básico e Secundário. O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer estratégias e atividades implementadas nas aulas, que foram fundamentadas pelos documentos legais que orientam o ensino das línguas estrangeiras no nosso país, promovendo e potenciando a motivação dos alunos para a aprendizagem do Espanhol. Acreditamos que o professor de língua estrangeira tem como papel principal fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para ultrapassarem dificuldades de aquisição e aplicação de conhecimentos e que lhes permitam criar uma atitude positiva em relação à aprendizagem das línguas estrangeiras. O relato da experiência letiva abordará uma reflexão acerca do processo ensino­ aprendizagem e da sua avaliação, fazendo-se referência às estratégias e apresentando-se os materiais utilizados, que nos ajudaram a alcançar os resultados esperados na aprendizagem do Espanhol. Por último, o relato será completado com uma análise da prática de ensino da docente e com explicitação das ações que ajudaram no seu desenvolvimento profissional; ABSTRACT: This report, presented to Évora University, is assumed to be a description of the experience of teaching Spanish as a foreign language, in the pre-intermediate level, in a ih grade class during the present school year (2012/2013), concerning the Master degree in Portuguese teaching with students in the 3" ciclo do Ensino Básico and Secondary School as well as Spanish teaching to students attending Ensino Básico and Secondary School. Therefore its aim is to present strategies and activities introduced in class, which had legal support on teaching foreign languages rules in our country, encouraging and developing the students' motivation on learning the Spanish language. We strongly believe that the foreign language teacher has the main role of providing the students with the essential tools to overcome difficulties in acquiring and using knowledge and also to create a more positive attitude towards foreign language learning. The report of the teaching practice will take us on a consideration about the teaching-learning process and its evaluation, taking into account the strategies and presenting the resources used, which helped us to obtain the expected results in the process of learning Spanish. Finally, the report will end with an analysis of the teaching practice and experience of the teacher and also an explanation of the plan of actions that has helped her professional development.
id RCAP_60d90e8473db3feea3ca43c1e6006058
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)Ensino do espanholMotivaçãoAprendizagem das línguas estrangeirasAvaliaçãoEstratégiasMateriaisPrática docenteDesenvolvimento profissionalSpanish teachingMotivationForeign language's learningEvaluationResourcesTeaching experience/practiceProfessional developmentCom este Relatório, apresentado à Universidade de Évora, pretende-se descrever a experiência de lecionação do Espanhol, como Língua Estrangeira - iniciação, numa turma do 7° ano de escolaridade, no ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol dos Ensinos Básico e Secundário. O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer estratégias e atividades implementadas nas aulas, que foram fundamentadas pelos documentos legais que orientam o ensino das línguas estrangeiras no nosso país, promovendo e potenciando a motivação dos alunos para a aprendizagem do Espanhol. Acreditamos que o professor de língua estrangeira tem como papel principal fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para ultrapassarem dificuldades de aquisição e aplicação de conhecimentos e que lhes permitam criar uma atitude positiva em relação à aprendizagem das línguas estrangeiras. O relato da experiência letiva abordará uma reflexão acerca do processo ensino­ aprendizagem e da sua avaliação, fazendo-se referência às estratégias e apresentando-se os materiais utilizados, que nos ajudaram a alcançar os resultados esperados na aprendizagem do Espanhol. Por último, o relato será completado com uma análise da prática de ensino da docente e com explicitação das ações que ajudaram no seu desenvolvimento profissional; ABSTRACT: This report, presented to Évora University, is assumed to be a description of the experience of teaching Spanish as a foreign language, in the pre-intermediate level, in a ih grade class during the present school year (2012/2013), concerning the Master degree in Portuguese teaching with students in the 3" ciclo do Ensino Básico and Secondary School as well as Spanish teaching to students attending Ensino Básico and Secondary School. Therefore its aim is to present strategies and activities introduced in class, which had legal support on teaching foreign languages rules in our country, encouraging and developing the students' motivation on learning the Spanish language. We strongly believe that the foreign language teacher has the main role of providing the students with the essential tools to overcome difficulties in acquiring and using knowledge and also to create a more positive attitude towards foreign language learning. The report of the teaching practice will take us on a consideration about the teaching-learning process and its evaluation, taking into account the strategies and presenting the resources used, which helped us to obtain the expected results in the process of learning Spanish. Finally, the report will end with an analysis of the teaching practice and experience of the teacher and also an explanation of the plan of actions that has helped her professional development.Universidade de Évora2016-03-10T15:48:35Z2016-03-102013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17923http://hdl.handle.net/10174/17923porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Pedro, Mara Cristina da Copainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:55.543053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)
title Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)
Pedro, Mara Cristina da Copa
Ensino do espanhol
Motivação
Aprendizagem das línguas estrangeiras
Avaliação
Estratégias
Materiais
Prática docente
Desenvolvimento profissional
Spanish teaching
Motivation
Foreign language's learning
Evaluation
Resources
Teaching experience/practice
Professional development
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol/francês nos ensinos básico e secundário (cód: 198) (sigla B_M_ EPEF)
author Pedro, Mara Cristina da Copa
author_facet Pedro, Mara Cristina da Copa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Mara Cristina da Copa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do espanhol
Motivação
Aprendizagem das línguas estrangeiras
Avaliação
Estratégias
Materiais
Prática docente
Desenvolvimento profissional
Spanish teaching
Motivation
Foreign language's learning
Evaluation
Resources
Teaching experience/practice
Professional development
topic Ensino do espanhol
Motivação
Aprendizagem das línguas estrangeiras
Avaliação
Estratégias
Materiais
Prática docente
Desenvolvimento profissional
Spanish teaching
Motivation
Foreign language's learning
Evaluation
Resources
Teaching experience/practice
Professional development
description Com este Relatório, apresentado à Universidade de Évora, pretende-se descrever a experiência de lecionação do Espanhol, como Língua Estrangeira - iniciação, numa turma do 7° ano de escolaridade, no ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3° Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol dos Ensinos Básico e Secundário. O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer estratégias e atividades implementadas nas aulas, que foram fundamentadas pelos documentos legais que orientam o ensino das línguas estrangeiras no nosso país, promovendo e potenciando a motivação dos alunos para a aprendizagem do Espanhol. Acreditamos que o professor de língua estrangeira tem como papel principal fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para ultrapassarem dificuldades de aquisição e aplicação de conhecimentos e que lhes permitam criar uma atitude positiva em relação à aprendizagem das línguas estrangeiras. O relato da experiência letiva abordará uma reflexão acerca do processo ensino­ aprendizagem e da sua avaliação, fazendo-se referência às estratégias e apresentando-se os materiais utilizados, que nos ajudaram a alcançar os resultados esperados na aprendizagem do Espanhol. Por último, o relato será completado com uma análise da prática de ensino da docente e com explicitação das ações que ajudaram no seu desenvolvimento profissional; ABSTRACT: This report, presented to Évora University, is assumed to be a description of the experience of teaching Spanish as a foreign language, in the pre-intermediate level, in a ih grade class during the present school year (2012/2013), concerning the Master degree in Portuguese teaching with students in the 3" ciclo do Ensino Básico and Secondary School as well as Spanish teaching to students attending Ensino Básico and Secondary School. Therefore its aim is to present strategies and activities introduced in class, which had legal support on teaching foreign languages rules in our country, encouraging and developing the students' motivation on learning the Spanish language. We strongly believe that the foreign language teacher has the main role of providing the students with the essential tools to overcome difficulties in acquiring and using knowledge and also to create a more positive attitude towards foreign language learning. The report of the teaching practice will take us on a consideration about the teaching-learning process and its evaluation, taking into account the strategies and presenting the resources used, which helped us to obtain the expected results in the process of learning Spanish. Finally, the report will end with an analysis of the teaching practice and experience of the teacher and also an explanation of the plan of actions that has helped her professional development.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-10T15:48:35Z
2016-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17923
http://hdl.handle.net/10174/17923
url http://hdl.handle.net/10174/17923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136581824544768