Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/140524 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionado (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Numa época de pandemia mundial que exigiu à escola, aos professores e aos alunos, uma forma diferente de estar no ensino, refletirei de forma crítica sobre a minha experiência ao longo do estágio realizado no ano letivo 2020/2021, contribuindo para uma reflexão sobre, como educar musicalmente os alunos à luz de diferentes abordagens pedagógicas e qual a sua eficácia na prática. O trabalho consta de quatro capítulos principais, sendo o primeiro relativo à contextualização do ensino da música em Portugal e os seus princípios orientadores. O segundo capítulo apresenta uma revisão da literatura do tema especifico. O terceiro capítulo descreve o contexto em que se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) no 2º ciclo do Ensino Básico, caracterizando o universo da escola, englobando a sua população escolar, a oferta complementar e a caracterização da sala de música. O quarto, e último capítulo, apresenta e fundamenta toda a atividade desempenhada na P.E.S. descrevendo de forma reflexiva e crítica as aulas observadas e lecionadas. |
id |
RCAP_60dd6309941510b551e1e67c7fe4f50e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/140524 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?Educação MusicalPedagogia da músicaEnsino básicoMusic EducationMusic PedagogyBasic educationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionado (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Numa época de pandemia mundial que exigiu à escola, aos professores e aos alunos, uma forma diferente de estar no ensino, refletirei de forma crítica sobre a minha experiência ao longo do estágio realizado no ano letivo 2020/2021, contribuindo para uma reflexão sobre, como educar musicalmente os alunos à luz de diferentes abordagens pedagógicas e qual a sua eficácia na prática. O trabalho consta de quatro capítulos principais, sendo o primeiro relativo à contextualização do ensino da música em Portugal e os seus princípios orientadores. O segundo capítulo apresenta uma revisão da literatura do tema especifico. O terceiro capítulo descreve o contexto em que se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) no 2º ciclo do Ensino Básico, caracterizando o universo da escola, englobando a sua população escolar, a oferta complementar e a caracterização da sala de música. O quarto, e último capítulo, apresenta e fundamenta toda a atividade desempenhada na P.E.S. descrevendo de forma reflexiva e crítica as aulas observadas e lecionadas.This report was prepared following the Supervised Teaching Practice (PES), carried out within the scope of the Master in Music Education Teaching in Basic Education (2nd cycle of Basic Education) of the Faculty of Social and Human Sciences of Universidade Nova de Lisboa. At a time of global pandemic that required schools, teachers and students to have a different way of being in teaching, I will critically reflect on my experience during the internship carried out in the 2020/2021 school year, contributing to a reflection on, how to musically educate students in light of different pedagogical approaches and how effective they are in practice. The work consists of four main chapters, the first one relating to the contextualization of music teaching in Portugal and its guiding principles. The second chapter presents a literature review on the specific topic. The third chapter describes the context in which the Supervised Teaching Practice (P.E.S.) was carried out in the 2nd cycle of Basic Education, characterizing the universe of the school, encompassing its school population, the complementary offer and the characterization of the music room. The fourth, and last chapter, presents and substantiates all the activity performed in P.E.S. describing in a reflective and critical way the classes observed and taught.Nogueira, João Manuel Nunes da SilvaRUNMendes, Sónia Ariana Pedro2022-04-292021-11-302025-04-29T00:00:00Z2022-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/140524TID:203007808porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:17:44Zoai:run.unl.pt:10362/140524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:42.953734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos? |
title |
Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos? |
spellingShingle |
Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos? Mendes, Sónia Ariana Pedro Educação Musical Pedagogia da música Ensino básico Music Education Music Pedagogy Basic education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos? |
title_full |
Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos? |
title_fullStr |
Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos? |
title_full_unstemmed |
Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos? |
title_sort |
Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos? |
author |
Mendes, Sónia Ariana Pedro |
author_facet |
Mendes, Sónia Ariana Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, João Manuel Nunes da Silva RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Sónia Ariana Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Pedagogia da música Ensino básico Music Education Music Pedagogy Basic education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Musical Pedagogia da música Ensino básico Music Education Music Pedagogy Basic education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionado (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Numa época de pandemia mundial que exigiu à escola, aos professores e aos alunos, uma forma diferente de estar no ensino, refletirei de forma crítica sobre a minha experiência ao longo do estágio realizado no ano letivo 2020/2021, contribuindo para uma reflexão sobre, como educar musicalmente os alunos à luz de diferentes abordagens pedagógicas e qual a sua eficácia na prática. O trabalho consta de quatro capítulos principais, sendo o primeiro relativo à contextualização do ensino da música em Portugal e os seus princípios orientadores. O segundo capítulo apresenta uma revisão da literatura do tema especifico. O terceiro capítulo descreve o contexto em que se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) no 2º ciclo do Ensino Básico, caracterizando o universo da escola, englobando a sua população escolar, a oferta complementar e a caracterização da sala de música. O quarto, e último capítulo, apresenta e fundamenta toda a atividade desempenhada na P.E.S. descrevendo de forma reflexiva e crítica as aulas observadas e lecionadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 2022-04-29 2022-04-29T00:00:00Z 2025-04-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/140524 TID:203007808 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/140524 |
identifier_str_mv |
TID:203007808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138095164030976 |