Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sónia Ariana Pedro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/140524
Resumo: O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionado (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Numa época de pandemia mundial que exigiu à escola, aos professores e aos alunos, uma forma diferente de estar no ensino, refletirei de forma crítica sobre a minha experiência ao longo do estágio realizado no ano letivo 2020/2021, contribuindo para uma reflexão sobre, como educar musicalmente os alunos à luz de diferentes abordagens pedagógicas e qual a sua eficácia na prática. O trabalho consta de quatro capítulos principais, sendo o primeiro relativo à contextualização do ensino da música em Portugal e os seus princípios orientadores. O segundo capítulo apresenta uma revisão da literatura do tema especifico. O terceiro capítulo descreve o contexto em que se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) no 2º ciclo do Ensino Básico, caracterizando o universo da escola, englobando a sua população escolar, a oferta complementar e a caracterização da sala de música. O quarto, e último capítulo, apresenta e fundamenta toda a atividade desempenhada na P.E.S. descrevendo de forma reflexiva e crítica as aulas observadas e lecionadas.
id RCAP_60dd6309941510b551e1e67c7fe4f50e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/140524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?Educação MusicalPedagogia da músicaEnsino básicoMusic EducationMusic PedagogyBasic educationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionado (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Numa época de pandemia mundial que exigiu à escola, aos professores e aos alunos, uma forma diferente de estar no ensino, refletirei de forma crítica sobre a minha experiência ao longo do estágio realizado no ano letivo 2020/2021, contribuindo para uma reflexão sobre, como educar musicalmente os alunos à luz de diferentes abordagens pedagógicas e qual a sua eficácia na prática. O trabalho consta de quatro capítulos principais, sendo o primeiro relativo à contextualização do ensino da música em Portugal e os seus princípios orientadores. O segundo capítulo apresenta uma revisão da literatura do tema especifico. O terceiro capítulo descreve o contexto em que se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) no 2º ciclo do Ensino Básico, caracterizando o universo da escola, englobando a sua população escolar, a oferta complementar e a caracterização da sala de música. O quarto, e último capítulo, apresenta e fundamenta toda a atividade desempenhada na P.E.S. descrevendo de forma reflexiva e crítica as aulas observadas e lecionadas.This report was prepared following the Supervised Teaching Practice (PES), carried out within the scope of the Master in Music Education Teaching in Basic Education (2nd cycle of Basic Education) of the Faculty of Social and Human Sciences of Universidade Nova de Lisboa. At a time of global pandemic that required schools, teachers and students to have a different way of being in teaching, I will critically reflect on my experience during the internship carried out in the 2020/2021 school year, contributing to a reflection on, how to musically educate students in light of different pedagogical approaches and how effective they are in practice. The work consists of four main chapters, the first one relating to the contextualization of music teaching in Portugal and its guiding principles. The second chapter presents a literature review on the specific topic. The third chapter describes the context in which the Supervised Teaching Practice (P.E.S.) was carried out in the 2nd cycle of Basic Education, characterizing the universe of the school, encompassing its school population, the complementary offer and the characterization of the music room. The fourth, and last chapter, presents and substantiates all the activity performed in P.E.S. describing in a reflective and critical way the classes observed and taught.Nogueira, João Manuel Nunes da SilvaRUNMendes, Sónia Ariana Pedro2022-04-292021-11-302025-04-29T00:00:00Z2022-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/140524TID:203007808porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:17:44Zoai:run.unl.pt:10362/140524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:42.953734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?
title Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?
spellingShingle Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?
Mendes, Sónia Ariana Pedro
Educação Musical
Pedagogia da música
Ensino básico
Music Education
Music Pedagogy
Basic education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?
title_full Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?
title_fullStr Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?
title_full_unstemmed Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?
title_sort Educação musical no 2º Ciclo. Como educar musicalmente os alunos?
author Mendes, Sónia Ariana Pedro
author_facet Mendes, Sónia Ariana Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João Manuel Nunes da Silva
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Sónia Ariana Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Pedagogia da música
Ensino básico
Music Education
Music Pedagogy
Basic education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Musical
Pedagogia da música
Ensino básico
Music Education
Music Pedagogy
Basic education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionado (PES), realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Numa época de pandemia mundial que exigiu à escola, aos professores e aos alunos, uma forma diferente de estar no ensino, refletirei de forma crítica sobre a minha experiência ao longo do estágio realizado no ano letivo 2020/2021, contribuindo para uma reflexão sobre, como educar musicalmente os alunos à luz de diferentes abordagens pedagógicas e qual a sua eficácia na prática. O trabalho consta de quatro capítulos principais, sendo o primeiro relativo à contextualização do ensino da música em Portugal e os seus princípios orientadores. O segundo capítulo apresenta uma revisão da literatura do tema especifico. O terceiro capítulo descreve o contexto em que se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) no 2º ciclo do Ensino Básico, caracterizando o universo da escola, englobando a sua população escolar, a oferta complementar e a caracterização da sala de música. O quarto, e último capítulo, apresenta e fundamenta toda a atividade desempenhada na P.E.S. descrevendo de forma reflexiva e crítica as aulas observadas e lecionadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
2022-04-29
2022-04-29T00:00:00Z
2025-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/140524
TID:203007808
url http://hdl.handle.net/10362/140524
identifier_str_mv TID:203007808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138095164030976