A formação musical para a música em anos de exame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais-Vieira, Luísa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9712
Resumo: Sabendo-se que Portugal carece de um programa de Formação Musical único e homologado, questionam -se as linhas orientadoras no ensino da disciplina, a identidade da mesma e dos professores que a lecionam. Propõe -se uma Formação Musical para'a'música, mesmo em anos de exame, no equilíbrio entre o que é atualmente promovido pelos professores e as exigências dos contextos educativos reais, nomeadamente a necessidade de bons resultados académicos. Durante a maturação destas questões foi realizado o estágio onde estas ideias se refletiram. A experiência ímpar de observar em primeira mão outros procedimentos trouxe a curiosidade de conhecer mais práticas da Formação Musical. O presente trabalho compreendeu investigação bibliográfica no que se refere aos assuntos legislativos para contextualizar o ensino da música em Portugal, às questões curriculares e às que discutem o binómio treino ou instrução musical e educação musical. Incluiu ainda a reflexão mais específica decorrente do estágio e respetiva contextualização. Foi complementado por uma investigação que pretendeu recolher dados sobre as práticas educativas da disciplina por meio de questionários enviados para um elevado número de escolas de música oficiais a nível nacional. Sobre a Formação Musical para'a'música, é de acreditar que ela fosse sempre possível, mesmo que fosse desejável ter mais tempo semanal dedicado à disciplina. Sobre o estágio, as aprendizagens foram imprevistas e impulsionadas essencialmente pela reflexão conjunta com os professores intervenientes. A terceira parte trouxe informação nova sobre as práticas educativas realizadas pelo país. No final, permaneceu a necessidade de se conhecer mais profundamente as realidades e de efetivar projetos colaborativos que ajudem o ensino da Formação Musical a ser com e para'a' música nos diversos contextos.
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