Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercês, Elizabete Lira das
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89251
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Investigação
id RCAP_60faa387dec5b869c37c7b4f16d5c44a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESGStrategic communication in the context of sustainability: an analysis of companies’ websites recognized for ESG practicesComunicação estratégicaWebsites institucionaisSustentabilidade empresarialESGCorporative sustainabilityStrategic communicationCorporative websitesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação, ramo de InvestigaçãoO trabalho ‘Comunicação Estratégica no contexto da sustentabilidade: Uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG’ analisa a importância da Comunicação Estratégica no contexto da sustentabilidade, com foco na avaliação dos websites de empresas notáveis por suas práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança). Neste contexto, a pesquisa propõe-se a investigar como estas empresas utilizam os seus websites como canais estratégicos de comunicação para partilhar o seu compromisso com a responsabilidade corporativa, a transparência e o alcance de metas de sustentabilidade. Desta forma, os websites são considerados não apenas como fontes de informações sobre as suas práticas sustentáveis, mas também como veículos essenciais para consolidar a sua presença no universo ESG. No que se refere à metodologia, este estudo adotou uma estrutura dividida em duas partes principais. A primeira parte explorou os fenómenos do estudo por meio de uma revisão de literatura abordando os temas de Comunicação Estratégica, Estratégias de Comunicação Digital, Sustentabilidade Empresarial e os indicadores ESG. A segunda parte, de natureza empírica, apresenta e analisa os resultados obtidos por meio da aplicação de uma abordagem qualitativa. A análise concentrou-se nos conteúdos dos websites de empresas que foram selecionadas com base no Índice Dow Jones Sustentabilidade da Europa. No total, foram examinados os websites de doze empresas localizadas na Espanha e em Portugal, destacadas no ano de 2022. As conclusões foram retiradas a partir da análise dos conteúdos disponíveis nos websites, tendo como base uma investigação qualitativa. No contexto das práticas ESG, a comunicação estratégica desempenha um papel crucial, pois as empresas procuram comunicar as suas iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade de forma eficaz e alinhada com os seus objetivos estratégicos. Os resultados deste estudo têm implicações significativas para a compreensão da influência da comunicação estratégica no fortalecimento da reputação, construção de confiança pública e alcance de objetivos sustentáveis por parte das empresas com práticas ESG distintas.This paper analyzes the importance of Strategic Communication in promoting sustainability, specifically by analyzing the websites of companies known for their ESG practices. The research aims to investigate how these companies use their websites as strategic communication channels to showcase their commitment to incorporating responsibility, transparency, and sustainability in their core values. In addition to providing information about their sustainable practices, websites are also considered essential vehicles for these companies to establish their presence in the ESG Universe. The Methodology adopted in this study is divided into two parts. Firstly, a literature review was conducted, which covered the themes of Strategic Communication, Digital Communication Strategies, Business Sustainability, and ESG indicators. Secondly, an empirical approach was taken, which involved analyzing the content of the websites of twelve companies located in Spain and Portugal that were highlighted in the 2022 Dow Jones Sustainability Europe Index. The qualitative results of this study were based on an analysis of the content available on the companies' websites. Strategic communication plays a crucial role in ESG practices as companies seek to effectively communicate their sustainability and responsibility initiatives in line with their strategic objectives. This study has significant implications for understanding the impact of strategic communication on enhancing reputation, building public trust, and achieving sustainable goals for companies with distinct ESG practices.Mota-Ribeiro, SilvanaUniversidade do MinhoMercês, Elizabete Lira das2024-01-162024-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89251por203541928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T01:19:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:00.211391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG
Strategic communication in the context of sustainability: an analysis of companies’ websites recognized for ESG practices
title Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG
spellingShingle Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG
Mercês, Elizabete Lira das
Comunicação estratégica
Websites institucionais
Sustentabilidade empresarial
ESG
Corporative sustainability
Strategic communication
Corporative websites
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG
title_full Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG
title_fullStr Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG
title_full_unstemmed Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG
title_sort Comunicação estratégica no contexto da sustentabilidade: uma análise dos websites de empresas reconhecidas pelas práticas ESG
author Mercês, Elizabete Lira das
author_facet Mercês, Elizabete Lira das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota-Ribeiro, Silvana
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mercês, Elizabete Lira das
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica
Websites institucionais
Sustentabilidade empresarial
ESG
Corporative sustainability
Strategic communication
Corporative websites
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação estratégica
Websites institucionais
Sustentabilidade empresarial
ESG
Corporative sustainability
Strategic communication
Corporative websites
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Investigação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-16
2024-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89251
url https://hdl.handle.net/1822/89251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203541928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137792875298816