Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.422 |
Resumo: | O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel da investigação nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento profissional. Este segundo número especial é composto por 7 artigos. Tal como no primeiro volume, o conjunto de artigos que agora se apresentam aborda precisamente diversos cenários e modos de construção de conhecimento profissional, sublinhando, pela própria heterogeneidade que apresenta, o carácter complexo e multi-nível das interacções e processos que se encontram subjacentes e alimentam esse processo. Os campos de estudo são diversos (Educação de Infância, Educação em Ciência, Educação Matemática) assim como são diversos os objectos de estudo e a tipologia dos participantes envolvidos. No conjunto dos artigos encontramos, contudo, uma teia de aspectos comuns, que se prende sobretudo com alguns objectivos e metodologias adoptadas. A maioria dos artigos identificam-se como resultando de processos de investigação-acção, em que se articulam processos pedagógicos e investigativos. A maioria sustenta-se em estudos mais amplos, dos quais os respectivos autores nos trazem algumas dimensões de análise mais relevantes. |
id |
RCAP_60fc9172c6d0571e4dacbfef269d08b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/422 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II)Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II).O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel da investigação nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento profissional. Este segundo número especial é composto por 7 artigos. Tal como no primeiro volume, o conjunto de artigos que agora se apresentam aborda precisamente diversos cenários e modos de construção de conhecimento profissional, sublinhando, pela própria heterogeneidade que apresenta, o carácter complexo e multi-nível das interacções e processos que se encontram subjacentes e alimentam esse processo. Os campos de estudo são diversos (Educação de Infância, Educação em Ciência, Educação Matemática) assim como são diversos os objectos de estudo e a tipologia dos participantes envolvidos. No conjunto dos artigos encontramos, contudo, uma teia de aspectos comuns, que se prende sobretudo com alguns objectivos e metodologias adoptadas. A maioria dos artigos identificam-se como resultando de processos de investigação-acção, em que se articulam processos pedagógicos e investigativos. A maioria sustenta-se em estudos mais amplos, dos quais os respectivos autores nos trazem algumas dimensões de análise mais relevantes.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2010-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.422por1646-2335Hamido, GracindaLuís, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:38.196908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II) |
title |
Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II) |
spellingShingle |
Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II) Hamido, Gracinda Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II). |
title_short |
Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II) |
title_full |
Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II) |
title_fullStr |
Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II) |
title_full_unstemmed |
Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II) |
title_sort |
Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (II) |
author |
Hamido, Gracinda |
author_facet |
Hamido, Gracinda Luís, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Luís, Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hamido, Gracinda Luís, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II). |
topic |
Número 15 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (II). |
description |
O presente número da revista Interacções é o segundo de dois volumes consecutivos com o tema Investigação e Prática profissional, e tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel da investigação nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento profissional. Este segundo número especial é composto por 7 artigos. Tal como no primeiro volume, o conjunto de artigos que agora se apresentam aborda precisamente diversos cenários e modos de construção de conhecimento profissional, sublinhando, pela própria heterogeneidade que apresenta, o carácter complexo e multi-nível das interacções e processos que se encontram subjacentes e alimentam esse processo. Os campos de estudo são diversos (Educação de Infância, Educação em Ciência, Educação Matemática) assim como são diversos os objectos de estudo e a tipologia dos participantes envolvidos. No conjunto dos artigos encontramos, contudo, uma teia de aspectos comuns, que se prende sobretudo com alguns objectivos e metodologias adoptadas. A maioria dos artigos identificam-se como resultando de processos de investigação-acção, em que se articulam processos pedagógicos e investigativos. A maioria sustenta-se em estudos mais amplos, dos quais os respectivos autores nos trazem algumas dimensões de análise mais relevantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.422 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130947401023488 |