O “teatrinho de fantoches” das Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi. Uma perspetiva lúdica
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45100 |
Resumo: | En este artículo se analiza el concepto de imaginario lúdico basado en la categoría de mimicry (mimetismo lúdico o simulacro). Con este fin, hemos utilizado las "pequeñas marionetas de teatro" de Las Aventuras de Pinocho. El artículo se divide en tres partes: en la primera proponemos un conjunto de definiciones de juego, teniendo en cuenta las perspectivas de Huizinga y Caillois; en la segunda, nos acercamos al concepto de mimicry como una de las principales características de la imaginación lúdica y, en la última parte, reflexionamos sobre la naturaleza de la imaginación lúdica como medio para mirar a la imaginación educativa. |
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O “teatrinho de fantoches” das Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi. Uma perspetiva lúdicaJuegoImaginaciónJogoImaginaçãoLiteraturaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoArts & HumanitiesEn este artículo se analiza el concepto de imaginario lúdico basado en la categoría de mimicry (mimetismo lúdico o simulacro). Con este fin, hemos utilizado las "pequeñas marionetas de teatro" de Las Aventuras de Pinocho. El artículo se divide en tres partes: en la primera proponemos un conjunto de definiciones de juego, teniendo en cuenta las perspectivas de Huizinga y Caillois; en la segunda, nos acercamos al concepto de mimicry como una de las principales características de la imaginación lúdica y, en la última parte, reflexionamos sobre la naturaleza de la imaginación lúdica como medio para mirar a la imaginación educativa.Este artigo analisa o conceito de imaginário lúdico com base na categoria lúdica de mimicry (simulacro). Para o efeito, recorremos ao “teatrinho de fantoches” das Aventuras de Pinóquio. O artigo divide-se em três partes: na primeira propomos uma definição de jogo, tendo em conta as perspetivas de Huizinga e de Caillois; na segunda, abordamos a categoria da mimicry como uma das caraterísticas principais do imaginário lúdico e, na última parte, refletimos sobre a natureza do imaginário lúdico aberta ao olhar do imaginário educacional.Esta publicação teve o apoio financeiro da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Lisboa - Portugal) e do programa de financiamento POCH (Programa Operacional Capital Humano): financiamento comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MEC (Ministério da Educação e da Ciência - Lisboa - Portugal) (2015-2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad Complutense de Madrid (UCM)Universidade do MinhoAraújo, Alberto FilipeAzevedo, Fernando2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45100porAraújo, A. F. & Azevedo, F. (2016). O “teatrinho de fantoches” das Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi. Uma perspetiva lúdica. Espéculo, 57, 128-138.1139-3637info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:27.267147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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