Um Estudo Longitudinal dos Perfis Cognitivo e Comportamental da Dislexia em Crianças Falantes de Português Europeu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/736 |
Resumo: | O estudo apresentado é de natureza longitudinal e pretende analisar o desenvolvimento dos perfis cognitivo e comportamental de crianças com dislexia. É constituído por duas partes fundamentais. A primeira parte consiste numa revisão da literatura científica acerca dos desempenhos dos indivíduos com dislexia e das relações entre leitura, competências fonológicas, memória verbal de curto prazo e velocidade de processamento. Discute-se também a evolução das manifestações das dificuldades nesses domínios no percurso do desenvolvimento. A segunda parte é um estudo empírico, elaborado a partir do enquadramento teórico anterior, cujo objectivo é verificar a evolução dos desempenhos das crianças com dislexia num período de 2 anos e compará-la com a evolução dos desempenhos de leitores proficientes da mesma idade cronológica. Um outro objectivo é comparar os desempenhos das crianças com dislexia com os de crianças mais novas mas com o mesmo nível de leitura, o grupo de controlo de leitura. Os resultados revelaram que as crianças com dislexia progrediram na mesma proporção do grupo de controlo cronológico na maioria das provas. No entanto os seus desempenhos continuaram a ser significativamente inferiores aos do grupo de controlo cronológico, nas provas de consciência fonológica, leitura e escrita, quer relativamente à precisão, quer quanto à velocidade de processamento. As comparações com as crianças do grupo controlo de leitura revelaram que estas demoraram menos tempo na detecção do fonema, e que tiveram desempenhos superiores na escrita de pseudo-palavras e na repetição de palavras e pseudo-palavras. A partir do conjunto dos resultados é discutido o cariz desenvolvimental dos défices característicos da dislexia no contexto da ortografia portuguesa. |
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