Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Wilson João Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5461
Resumo: Ao longo deste relatório encontra-se toda a estrutura do trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico que ocorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Inicialmente realizou-se um enquadramento do Estágio Pedagógico, no qual foram apresentadas as expetativas estabelecidas, bem como os objetivos pretendidos. Seguidamente procedeu-se à caraterização do contexto escolar e apresentação da prática letiva, que envolveu a gestão e a orientação didática a uma turma de 9.º ano de escolaridade. Realizou-se a gestão do processo de Ensino-Aprendizagem no 2.º ciclo e apresentaram-se as atividades de integração no meio, nas quais compreenderam a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. Foram realizadas as atividades de intervenção na comunidade escolar, através da dinamização de atividades enriquecedoras e promotoras de uma participação ativa de toda a comunidade escolar, bem como as ações de natureza científico-pedagógica que visaram (1) apresentar as particularidades e potencialidades da modalidade do basebol, no contexto escolar, e (2) auxiliar os docentes a colmatarem algumas das suas necessidades relativamente às estratégias pedagógicas a adotar com os alunos dispensados das aulas de Educação Física. Assim, ao longo deste documento, encontra-se uma descrição, análise e profunda reflexão crítica e reflexiva, evidenciando-se de forma fundamentada, as tomadas de decisão do ponto de vista da prática letiva, da intervenção pedagógica e demais áreas de atuação, com base na literatura de referência em cada uma das áreas de intervenção educativa.
id RCAP_6141e97d58649a66fd1123abd2df5c49
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEstágio pedagógicoEducação físicaPrática letivaIntervenção pedagógicaPedagogical internshipPhysical educationTeaching practicePedagogical interventionEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAo longo deste relatório encontra-se toda a estrutura do trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico que ocorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Inicialmente realizou-se um enquadramento do Estágio Pedagógico, no qual foram apresentadas as expetativas estabelecidas, bem como os objetivos pretendidos. Seguidamente procedeu-se à caraterização do contexto escolar e apresentação da prática letiva, que envolveu a gestão e a orientação didática a uma turma de 9.º ano de escolaridade. Realizou-se a gestão do processo de Ensino-Aprendizagem no 2.º ciclo e apresentaram-se as atividades de integração no meio, nas quais compreenderam a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. Foram realizadas as atividades de intervenção na comunidade escolar, através da dinamização de atividades enriquecedoras e promotoras de uma participação ativa de toda a comunidade escolar, bem como as ações de natureza científico-pedagógica que visaram (1) apresentar as particularidades e potencialidades da modalidade do basebol, no contexto escolar, e (2) auxiliar os docentes a colmatarem algumas das suas necessidades relativamente às estratégias pedagógicas a adotar com os alunos dispensados das aulas de Educação Física. Assim, ao longo deste documento, encontra-se uma descrição, análise e profunda reflexão crítica e reflexiva, evidenciando-se de forma fundamentada, as tomadas de decisão do ponto de vista da prática letiva, da intervenção pedagógica e demais áreas de atuação, com base na literatura de referência em cada uma das áreas de intervenção educativa.Throughout this report you will find the entire structure of the work developed in the Pedagogical Internship that took place at Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, in the academic year 2022/2023, within the scope of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary. Initially, a framework for the Pedagogical Internship was carried out, in which the established expectations were presented, as well as the intended objectives. After that, the school context was characterized and the teaching practice was presented, which involved management and didactic guidance for a 9th grade class. The Teaching-Learning process was managed in the 2nd cycle and the integration activities were presented in the environment, in which the characterization of the class and the curricular extension action were understood. Intervention activities were carried out in the school community, through the promotion of enriching activities and promoting active participation of the entire school community, as well as actions of a scientific-pedagogical nature that aimed to (1) present the particularities and potentialities of the modality of baseball, in the school context, and (2) help teachers to meet some of their needs regarding pedagogical strategies to adopt with students exempt from Physical Education classes. Thus, throughout this document, there is a description, analysis and deep critical reflection, highlighting in a well-founded way, decision-making from the point of view of teaching practice, pedagogical intervention and other areas of action, with based on reference literature in each of the areas of educational intervention.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaNóbrega, Wilson João Teixeira2024-01-08T11:52:46Z2023-12-112023-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5461TID:203445937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T07:14:10Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:27.073340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Nóbrega, Wilson João Teixeira
Estágio pedagógico
Educação física
Prática letiva
Intervenção pedagógica
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Pedagogical intervention
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Nóbrega, Wilson João Teixeira
author_facet Nóbrega, Wilson João Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Wilson João Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Prática letiva
Intervenção pedagógica
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Pedagogical intervention
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Prática letiva
Intervenção pedagógica
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Pedagogical intervention
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Ao longo deste relatório encontra-se toda a estrutura do trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico que ocorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Inicialmente realizou-se um enquadramento do Estágio Pedagógico, no qual foram apresentadas as expetativas estabelecidas, bem como os objetivos pretendidos. Seguidamente procedeu-se à caraterização do contexto escolar e apresentação da prática letiva, que envolveu a gestão e a orientação didática a uma turma de 9.º ano de escolaridade. Realizou-se a gestão do processo de Ensino-Aprendizagem no 2.º ciclo e apresentaram-se as atividades de integração no meio, nas quais compreenderam a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. Foram realizadas as atividades de intervenção na comunidade escolar, através da dinamização de atividades enriquecedoras e promotoras de uma participação ativa de toda a comunidade escolar, bem como as ações de natureza científico-pedagógica que visaram (1) apresentar as particularidades e potencialidades da modalidade do basebol, no contexto escolar, e (2) auxiliar os docentes a colmatarem algumas das suas necessidades relativamente às estratégias pedagógicas a adotar com os alunos dispensados das aulas de Educação Física. Assim, ao longo deste documento, encontra-se uma descrição, análise e profunda reflexão crítica e reflexiva, evidenciando-se de forma fundamentada, as tomadas de decisão do ponto de vista da prática letiva, da intervenção pedagógica e demais áreas de atuação, com base na literatura de referência em cada uma das áreas de intervenção educativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
2023-12-11T00:00:00Z
2024-01-08T11:52:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5461
TID:203445937
url http://hdl.handle.net/10400.13/5461
identifier_str_mv TID:203445937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136940733235200