Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Camilo Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3413
Resumo: O presente Relatório é a etapa final do nosso Estágio Pedagógico realizado na escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2019/2020, e contém a análise às atividades realizadas ao longo do ano letivo. As nossas intervenções estavam delineadas no início do ano pelo curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva foi aplicada a uma turma do 3º ciclo, tendo por base o Programa Nacional de Educação Física, na qual procurámos proporcionar momentos de aprendizagem e desenvolvimento integral de todos os alunos. Ao longo da prática letiva a adaptação das metodologias para ajustar os conteúdos, às necessidades e interesses dos alunos foi constante. As atividades de intervenção na comunidade escolar foram realizadas em conjunto com o grupo de Educação Física da Escola, colaborámos no corta mato escolar, e ainda realizámos os preparativos para o festival de desporto da escola, que não se realizou por causa da pandemia COVID-19. As atividades de integração no meio consistiram na caraterização da escola e da turma. A caraterização da turma teve como objetivo de compreender qual era o ambiente familiar dos alunos, as suas atividades fora do contexto escolar e ainda os seus hábitos e costumes. A atividade de extensão curricular foi realizada à distância, com o objetivo de envolver os alunos e os pais numa atividade de condição física. As atividades científico-pedagógicas, centraram-se em abordagens de dois temas distintos: na ação científico-pedagógica individual abordámos a dança, e na ação científico-pedagógica coletiva abordámos os jogos reduzidos no ensino do futebol. O estágio pedagógico foi fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, tendo promovido o desenvolvimento competências para exercer o papel de docente de educação física.
id RCAP_310eb6028ffa23db53cc709049e28f38
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEstágio pedagógicoEducação físicaPrática letivaAlunosPedagogical internshipPhysical educationTeaching practiceStudentsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório é a etapa final do nosso Estágio Pedagógico realizado na escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2019/2020, e contém a análise às atividades realizadas ao longo do ano letivo. As nossas intervenções estavam delineadas no início do ano pelo curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva foi aplicada a uma turma do 3º ciclo, tendo por base o Programa Nacional de Educação Física, na qual procurámos proporcionar momentos de aprendizagem e desenvolvimento integral de todos os alunos. Ao longo da prática letiva a adaptação das metodologias para ajustar os conteúdos, às necessidades e interesses dos alunos foi constante. As atividades de intervenção na comunidade escolar foram realizadas em conjunto com o grupo de Educação Física da Escola, colaborámos no corta mato escolar, e ainda realizámos os preparativos para o festival de desporto da escola, que não se realizou por causa da pandemia COVID-19. As atividades de integração no meio consistiram na caraterização da escola e da turma. A caraterização da turma teve como objetivo de compreender qual era o ambiente familiar dos alunos, as suas atividades fora do contexto escolar e ainda os seus hábitos e costumes. A atividade de extensão curricular foi realizada à distância, com o objetivo de envolver os alunos e os pais numa atividade de condição física. As atividades científico-pedagógicas, centraram-se em abordagens de dois temas distintos: na ação científico-pedagógica individual abordámos a dança, e na ação científico-pedagógica coletiva abordámos os jogos reduzidos no ensino do futebol. O estágio pedagógico foi fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, tendo promovido o desenvolvimento competências para exercer o papel de docente de educação física.This Report is the final stage of our Pedagogical Internship held at the Basic and Secondary School Dr. Ângelo Augusto da Silva, in the academic year 2019/2020, and contains the analysis of the activities carried out throughout the academic year. Our interventions were outlined at the beginning of the year by the Master's course in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Madeira. The teaching practice was applied to a 3rd cycle class, based on the National Physical Education Program, in which we tried to provide moments of learning and integral development for all students. Throughout the teaching practice, the adaptation of methodologies to adjust the contents, to the needs and interests of students was constant. Intervention activities in the school community were carried out in conjunction with the School's Physical Education group, we collaborated in the school cross-country, and we also made preparations for the school's sports festival, which was not carried out because of the COVID-19 pandemic. . The integration activities in the middle consisted of characterizing the school and the class. The characterization of the class aimed to understand the students' family environment, their activities outside the school context and their habits and customs. The curricular extension activity was carried out remotely, with the objective of involving students and parents in an activity of physical condition. Scientific-pedagogical activities focused on approaches to two distinct themes: in individual scientific-pedagogical action we approached dance, and in collective scientific-pedagogical action we approached reduced games in football teaching. The pedagogical internship was fundamental for our personal and professional development, having promoted the development of competencies to exercise the role of physical education teacher.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaFernandes, Camilo Abreu2021-05-18T12:45:00Z2021-04-12T00:00:00Z2021-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3413202714608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:28.035922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Fernandes, Camilo Abreu
Estágio pedagógico
Educação física
Prática letiva
Alunos
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Fernandes, Camilo Abreu
author_facet Fernandes, Camilo Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Camilo Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Prática letiva
Alunos
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Prática letiva
Alunos
Pedagogical internship
Physical education
Teaching practice
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório é a etapa final do nosso Estágio Pedagógico realizado na escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2019/2020, e contém a análise às atividades realizadas ao longo do ano letivo. As nossas intervenções estavam delineadas no início do ano pelo curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva foi aplicada a uma turma do 3º ciclo, tendo por base o Programa Nacional de Educação Física, na qual procurámos proporcionar momentos de aprendizagem e desenvolvimento integral de todos os alunos. Ao longo da prática letiva a adaptação das metodologias para ajustar os conteúdos, às necessidades e interesses dos alunos foi constante. As atividades de intervenção na comunidade escolar foram realizadas em conjunto com o grupo de Educação Física da Escola, colaborámos no corta mato escolar, e ainda realizámos os preparativos para o festival de desporto da escola, que não se realizou por causa da pandemia COVID-19. As atividades de integração no meio consistiram na caraterização da escola e da turma. A caraterização da turma teve como objetivo de compreender qual era o ambiente familiar dos alunos, as suas atividades fora do contexto escolar e ainda os seus hábitos e costumes. A atividade de extensão curricular foi realizada à distância, com o objetivo de envolver os alunos e os pais numa atividade de condição física. As atividades científico-pedagógicas, centraram-se em abordagens de dois temas distintos: na ação científico-pedagógica individual abordámos a dança, e na ação científico-pedagógica coletiva abordámos os jogos reduzidos no ensino do futebol. O estágio pedagógico foi fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, tendo promovido o desenvolvimento competências para exercer o papel de docente de educação física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-18T12:45:00Z
2021-04-12T00:00:00Z
2021-04-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3413
202714608
url http://hdl.handle.net/10400.13/3413
identifier_str_mv 202714608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129935399354368