Educação financeira no 1º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo com alunos do 4º ano de escolardade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49587
Resumo: A educação financeira desempenha um papel crucial, pois promove conhecimentos necessários para tomar decisões financeiras informadas. No entanto, frequentemente não é ensinada de forma sistemática nas escolas devido à falta de consciencialização sobre sua importância e à ausência de um currículo específico para esse fim. O presente trabalho nasce da reflexão de uma futura profissional da educação, que identificou uma fragilidade no ensino, a ausência de uma abordagem sistemática e explícita à educação financeira nas salas de aula. Nesse contexto, o estudo propõe preencher essa fragilidade relacionando com a matemática e, ao mesmo tempo, investigar o impacto dessa intervenção pedagógica. O principal objetivo deste estudo é melhorar a compreensão dos alunos em relação aos conceitos financeiros e fortalecer a capacidade de tomar decisões informadas, utilizando a matemática para a resolução de problemas. Este trabalho foi conduzido durante o período da prática pedagógica supervisionada numa turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para tal, adotou-se a metodologia de investigação-ação, envolvendo os alunos, a professora/investigadora e a professora cooperante como participantes centrais. Os instrumentos de recolha de dados incluíram a observação, diário de bordo, conversas informais, recolha documental e protocolos dos alunos. Os resultados da implementação das tarefas revelaram uma melhoria significativa na compreensão dos alunos sobre esta área, bem como um aumento da consciência sobre a importância da literacia financeira nas suas vidas. Além disso, proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolverem capacidades e competências matemáticas fundamentais que são cruciais para a aquisição de conhecimentos relativos à literacia financeira.
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