Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6184
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentou-se o presente Relatório Final de Estágio. Assim, tencionou-se demonstrar todo o percurso decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como no 2.º Ciclo do Ensino Básico que ocorreram ao longo de quatro semestres. O presente Relatório de Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes. No que diz respeito à primeira, esta destina-se à análise das aprendizagens construídas durante o estágio relativo ao 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, a mesma refere-se ao projeto de investigação realizado. O projeto de investigação pretende compreender a forma como a aprendizagem dos conteúdos relacionados com as sequências e regularidades, no que diz respeito aos padrões na área de matemática, pode ter o contributo da Expressão e Educação Musical. O estudo é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a observação direta dos alunos de uma turma do 2.º ano e a consequente análise das respetivas sessões. A conclusão do estudo após a investigação demonstra que as crianças conseguem identificar padrões através de ritmos, bem como comunicar as ideias que possuem sobre os mesmos.
id RCAP_98926e3e07897cc3a9a25867a834907e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação MusicalMatemáticaPadrõesTarefas matemáticasExpressão e Educação MusicalMathematicsPatternMathematical TasksExpression and Music EducationNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentou-se o presente Relatório Final de Estágio. Assim, tencionou-se demonstrar todo o percurso decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como no 2.º Ciclo do Ensino Básico que ocorreram ao longo de quatro semestres. O presente Relatório de Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes. No que diz respeito à primeira, esta destina-se à análise das aprendizagens construídas durante o estágio relativo ao 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, a mesma refere-se ao projeto de investigação realizado. O projeto de investigação pretende compreender a forma como a aprendizagem dos conteúdos relacionados com as sequências e regularidades, no que diz respeito aos padrões na área de matemática, pode ter o contributo da Expressão e Educação Musical. O estudo é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a observação direta dos alunos de uma turma do 2.º ano e a consequente análise das respetivas sessões. A conclusão do estudo após a investigação demonstra que as crianças conseguem identificar padrões através de ritmos, bem como comunicar as ideias que possuem sobre os mesmos.The following document refers to the Internship Final Report and is presented within the Master’s Degree in Primary Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. It is intended to demonstrate the accomplished course/path through the stages of the internship in Basic Education as well as in 2nd Cycle of Basic Education, during the four Semesters. The present report is divided in two parts. On the first part are analyze the learning made in the 1st and 2 Cycles of Basic Education courses of teaching practice. Witch concern the second part is presented the research. The intent of this research project is to understand the way in which the learning of music can aid the comprehension of mathematical patterns. The study has a qualitative nature doing the data collection through direct observation of the students in the 2nd year and analyses of the sessions. Therefore, this study shows that children are both able to identify patterns though rhythm and to communicate the ideas about these patterns.Aguiar, Maria Cristina PaisGomes, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre2019-11-252023-11-25T00:00:00Z2019-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6184TID:202412571porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:27Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:09.315905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação Musical
title Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação Musical
spellingShingle Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação Musical
Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre
Matemática
Padrões
Tarefas matemáticas
Expressão e Educação Musical
Mathematics
Pattern
Mathematical Tasks
Expression and Music Education
title_short Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação Musical
title_full Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação Musical
title_fullStr Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação Musical
title_full_unstemmed Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação Musical
title_sort Aprendizagem de Padrões no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Expressão e Educação Musical
author Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre
author_facet Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Maria Cristina Pais
Gomes, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Isabel Ferreira da Costa Onofre
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Padrões
Tarefas matemáticas
Expressão e Educação Musical
Mathematics
Pattern
Mathematical Tasks
Expression and Music Education
topic Matemática
Padrões
Tarefas matemáticas
Expressão e Educação Musical
Mathematics
Pattern
Mathematical Tasks
Expression and Music Education
description No âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentou-se o presente Relatório Final de Estágio. Assim, tencionou-se demonstrar todo o percurso decorrido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como no 2.º Ciclo do Ensino Básico que ocorreram ao longo de quatro semestres. O presente Relatório de Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes. No que diz respeito à primeira, esta destina-se à análise das aprendizagens construídas durante o estágio relativo ao 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. No que concerne à segunda parte, a mesma refere-se ao projeto de investigação realizado. O projeto de investigação pretende compreender a forma como a aprendizagem dos conteúdos relacionados com as sequências e regularidades, no que diz respeito aos padrões na área de matemática, pode ter o contributo da Expressão e Educação Musical. O estudo é de natureza qualitativa e teve como técnica de recolha de dados a observação direta dos alunos de uma turma do 2.º ano e a consequente análise das respetivas sessões. A conclusão do estudo após a investigação demonstra que as crianças conseguem identificar padrões através de ritmos, bem como comunicar as ideias que possuem sobre os mesmos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
2019-11-25T00:00:00Z
2023-11-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6184
TID:202412571
url http://hdl.handle.net/10400.19/6184
identifier_str_mv TID:202412571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130911614173184