Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32133 |
Resumo: | Este estudo procura caracterizar as representações mentais sobre biofertilizantes e o seu impacto nas expectativas dos consumidores. Foi realizada uma entrevista estruturada a uma amostra de 88 sujeitos, com idades compreendidas entre os 18 e 61 anos. Os resultados obtidos através de uma análise de conteúdo, sugerem que os participantes associam “biofertilizante” a produto biológico, natural e saudável. Para além disso, este conceito surge também representado com uma conotação positiva, eventualmente influenciada pelo prefixo “bio”. Os indivíduos do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos são os que têm maiores apetência pelo consumo de produtos cultivados com biofertilizantes; Mental representations consumer about biofertilizers Abstract: This study seeks to characterize the mental representations about biofertilizers, and their impact on consumer expectations. A structured interview was conducted to a sample of 88 subjects, aged between 18 and 61 years old. The results obtained through a content analysis suggest that the participants associate “biofertilizer” with a biological, natural and healthy product. Furthermore, this concept is also represented with a positive connotation, possibly influenced by the prefix “bio”. Females aged between 18 and 40 years are those who have a greater inclination for consuming products grown with biofertilizers. |
id |
RCAP_615cf5cd93c319c11a45756d5f361aa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32133 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantesRepresentações mentaisExpectativasPsicologiaConsumidoresBiofertilizantesMental representationsExpectationsPsychologyConsumersBiofertilizersEste estudo procura caracterizar as representações mentais sobre biofertilizantes e o seu impacto nas expectativas dos consumidores. Foi realizada uma entrevista estruturada a uma amostra de 88 sujeitos, com idades compreendidas entre os 18 e 61 anos. Os resultados obtidos através de uma análise de conteúdo, sugerem que os participantes associam “biofertilizante” a produto biológico, natural e saudável. Para além disso, este conceito surge também representado com uma conotação positiva, eventualmente influenciada pelo prefixo “bio”. Os indivíduos do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos são os que têm maiores apetência pelo consumo de produtos cultivados com biofertilizantes; Mental representations consumer about biofertilizers Abstract: This study seeks to characterize the mental representations about biofertilizers, and their impact on consumer expectations. A structured interview was conducted to a sample of 88 subjects, aged between 18 and 61 years old. The results obtained through a content analysis suggest that the participants associate “biofertilizer” with a biological, natural and healthy product. Furthermore, this concept is also represented with a positive connotation, possibly influenced by the prefix “bio”. Females aged between 18 and 40 years are those who have a greater inclination for consuming products grown with biofertilizers.Universidade de Évora2022-05-31T15:46:02Z2022-05-312022-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32133http://hdl.handle.net/10174/32133TID:203008634porDepartamento de Psicologiaana-margarida@windowslive.com684Neves, Ana Margarida dasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:13.547509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes |
title |
Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes |
spellingShingle |
Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes Neves, Ana Margarida das Representações mentais Expectativas Psicologia Consumidores Biofertilizantes Mental representations Expectations Psychology Consumers Biofertilizers |
title_short |
Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes |
title_full |
Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes |
title_fullStr |
Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes |
title_full_unstemmed |
Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes |
title_sort |
Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes |
author |
Neves, Ana Margarida das |
author_facet |
Neves, Ana Margarida das |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Ana Margarida das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações mentais Expectativas Psicologia Consumidores Biofertilizantes Mental representations Expectations Psychology Consumers Biofertilizers |
topic |
Representações mentais Expectativas Psicologia Consumidores Biofertilizantes Mental representations Expectations Psychology Consumers Biofertilizers |
description |
Este estudo procura caracterizar as representações mentais sobre biofertilizantes e o seu impacto nas expectativas dos consumidores. Foi realizada uma entrevista estruturada a uma amostra de 88 sujeitos, com idades compreendidas entre os 18 e 61 anos. Os resultados obtidos através de uma análise de conteúdo, sugerem que os participantes associam “biofertilizante” a produto biológico, natural e saudável. Para além disso, este conceito surge também representado com uma conotação positiva, eventualmente influenciada pelo prefixo “bio”. Os indivíduos do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos são os que têm maiores apetência pelo consumo de produtos cultivados com biofertilizantes; Mental representations consumer about biofertilizers Abstract: This study seeks to characterize the mental representations about biofertilizers, and their impact on consumer expectations. A structured interview was conducted to a sample of 88 subjects, aged between 18 and 61 years old. The results obtained through a content analysis suggest that the participants associate “biofertilizer” with a biological, natural and healthy product. Furthermore, this concept is also represented with a positive connotation, possibly influenced by the prefix “bio”. Females aged between 18 and 40 years are those who have a greater inclination for consuming products grown with biofertilizers. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-31T15:46:02Z 2022-05-31 2022-05-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32133 http://hdl.handle.net/10174/32133 TID:203008634 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32133 |
identifier_str_mv |
TID:203008634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia ana-margarida@windowslive.com 684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136694020079616 |