Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Margarida das
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32133
Resumo: Este estudo procura caracterizar as representações mentais sobre biofertilizantes e o seu impacto nas expectativas dos consumidores. Foi realizada uma entrevista estruturada a uma amostra de 88 sujeitos, com idades compreendidas entre os 18 e 61 anos. Os resultados obtidos através de uma análise de conteúdo, sugerem que os participantes associam “biofertilizante” a produto biológico, natural e saudável. Para além disso, este conceito surge também representado com uma conotação positiva, eventualmente influenciada pelo prefixo “bio”. Os indivíduos do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos são os que têm maiores apetência pelo consumo de produtos cultivados com biofertilizantes; Mental representations consumer about biofertilizers Abstract: This study seeks to characterize the mental representations about biofertilizers, and their impact on consumer expectations. A structured interview was conducted to a sample of 88 subjects, aged between 18 and 61 years old. The results obtained through a content analysis suggest that the participants associate “biofertilizer” with a biological, natural and healthy product. Furthermore, this concept is also represented with a positive connotation, possibly influenced by the prefix “bio”. Females aged between 18 and 40 years are those who have a greater inclination for consuming products grown with biofertilizers.
id RCAP_615cf5cd93c319c11a45756d5f361aa9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantesRepresentações mentaisExpectativasPsicologiaConsumidoresBiofertilizantesMental representationsExpectationsPsychologyConsumersBiofertilizersEste estudo procura caracterizar as representações mentais sobre biofertilizantes e o seu impacto nas expectativas dos consumidores. Foi realizada uma entrevista estruturada a uma amostra de 88 sujeitos, com idades compreendidas entre os 18 e 61 anos. Os resultados obtidos através de uma análise de conteúdo, sugerem que os participantes associam “biofertilizante” a produto biológico, natural e saudável. Para além disso, este conceito surge também representado com uma conotação positiva, eventualmente influenciada pelo prefixo “bio”. Os indivíduos do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos são os que têm maiores apetência pelo consumo de produtos cultivados com biofertilizantes; Mental representations consumer about biofertilizers Abstract: This study seeks to characterize the mental representations about biofertilizers, and their impact on consumer expectations. A structured interview was conducted to a sample of 88 subjects, aged between 18 and 61 years old. The results obtained through a content analysis suggest that the participants associate “biofertilizer” with a biological, natural and healthy product. Furthermore, this concept is also represented with a positive connotation, possibly influenced by the prefix “bio”. Females aged between 18 and 40 years are those who have a greater inclination for consuming products grown with biofertilizers.Universidade de Évora2022-05-31T15:46:02Z2022-05-312022-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32133http://hdl.handle.net/10174/32133TID:203008634porDepartamento de Psicologiaana-margarida@windowslive.com684Neves, Ana Margarida dasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:13.547509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes
title Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes
spellingShingle Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes
Neves, Ana Margarida das
Representações mentais
Expectativas
Psicologia
Consumidores
Biofertilizantes
Mental representations
Expectations
Psychology
Consumers
Biofertilizers
title_short Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes
title_full Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes
title_fullStr Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes
title_full_unstemmed Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes
title_sort Representações mentais e expectativas dos consumidores sobre biofertilizantes
author Neves, Ana Margarida das
author_facet Neves, Ana Margarida das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ana Margarida das
dc.subject.por.fl_str_mv Representações mentais
Expectativas
Psicologia
Consumidores
Biofertilizantes
Mental representations
Expectations
Psychology
Consumers
Biofertilizers
topic Representações mentais
Expectativas
Psicologia
Consumidores
Biofertilizantes
Mental representations
Expectations
Psychology
Consumers
Biofertilizers
description Este estudo procura caracterizar as representações mentais sobre biofertilizantes e o seu impacto nas expectativas dos consumidores. Foi realizada uma entrevista estruturada a uma amostra de 88 sujeitos, com idades compreendidas entre os 18 e 61 anos. Os resultados obtidos através de uma análise de conteúdo, sugerem que os participantes associam “biofertilizante” a produto biológico, natural e saudável. Para além disso, este conceito surge também representado com uma conotação positiva, eventualmente influenciada pelo prefixo “bio”. Os indivíduos do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos são os que têm maiores apetência pelo consumo de produtos cultivados com biofertilizantes; Mental representations consumer about biofertilizers Abstract: This study seeks to characterize the mental representations about biofertilizers, and their impact on consumer expectations. A structured interview was conducted to a sample of 88 subjects, aged between 18 and 61 years old. The results obtained through a content analysis suggest that the participants associate “biofertilizer” with a biological, natural and healthy product. Furthermore, this concept is also represented with a positive connotation, possibly influenced by the prefix “bio”. Females aged between 18 and 40 years are those who have a greater inclination for consuming products grown with biofertilizers.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-31T15:46:02Z
2022-05-31
2022-05-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32133
http://hdl.handle.net/10174/32133
TID:203008634
url http://hdl.handle.net/10174/32133
identifier_str_mv TID:203008634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
ana-margarida@windowslive.com
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136694020079616