Sinestesia em Quatour pour la fin du Temps: o confronto entre a realidade subjetiva de Messiaen e a perceção do público geral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15039 |
Resumo: | A sinestesia é um fenómeno de união dos sentidos, em que o estímulo externo é captado por um sentido, mas manifesta-se noutro. O fenómeno começou por ser mencionado de um ponto de vista metafórico (em associação com diferentes experiências artísticas). A partir do séc. XX, começou a ser estudado numa perspetiva científica. O tipo de sinestesia estudado neste trabalho é a audição de cores, que corresponde à união sensorial entre audição e visão (por exemplo, entre som musical e cor). Esta parece ser a sensibilidade que mais afetou os compositores durante a história da música, sendo os mais reconhecidos Scriabin e Messiaen. O presente trabalho pretende estudar estas permutas sensitivas entre música e cor, tendo como estudo de caso a obra Quatour pour la fin du Temps, de Messiaen. Para tal, esta obra foi analisada a fim de compreender os modos e os acordes que, segundo o compositor, apresentam determinadas atribuições de cor. A última parte do trabalho acrescenta à análise um estudo empírico, o qual pretende determinar até que ponto a realidade subjetiva da sinestesia de Messiaen tem um efeito na perceção do público geral. Em particular, é apresentado um estudo estatístico comparativo das respostas do público a dois recitais diferenciados: um deles convencional (com luz de palco normal) e outro multimédia (com um jogo de luzes previamente desenhado de acordo com as cores de Messiaen). |
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Sinestesia em Quatour pour la fin du Temps: o confronto entre a realidade subjetiva de Messiaen e a perceção do público geralSinestesiaAudição coloridaMessiaenQuatour pour la fin du TempsAnálise de modos e acordesEstudo empíricoSynesthesiaMode and chords analysisEmpirical studyA sinestesia é um fenómeno de união dos sentidos, em que o estímulo externo é captado por um sentido, mas manifesta-se noutro. O fenómeno começou por ser mencionado de um ponto de vista metafórico (em associação com diferentes experiências artísticas). A partir do séc. XX, começou a ser estudado numa perspetiva científica. O tipo de sinestesia estudado neste trabalho é a audição de cores, que corresponde à união sensorial entre audição e visão (por exemplo, entre som musical e cor). Esta parece ser a sensibilidade que mais afetou os compositores durante a história da música, sendo os mais reconhecidos Scriabin e Messiaen. O presente trabalho pretende estudar estas permutas sensitivas entre música e cor, tendo como estudo de caso a obra Quatour pour la fin du Temps, de Messiaen. Para tal, esta obra foi analisada a fim de compreender os modos e os acordes que, segundo o compositor, apresentam determinadas atribuições de cor. A última parte do trabalho acrescenta à análise um estudo empírico, o qual pretende determinar até que ponto a realidade subjetiva da sinestesia de Messiaen tem um efeito na perceção do público geral. Em particular, é apresentado um estudo estatístico comparativo das respostas do público a dois recitais diferenciados: um deles convencional (com luz de palco normal) e outro multimédia (com um jogo de luzes previamente desenhado de acordo com as cores de Messiaen).Synesthesia is a perceptual phenomenon involving a union of the senses, in which an external stimulus is perceived by one sense while producing a response in another one. The phenomenon started being discussed in metaphorical terms (in association with different artistic experiences). From the beginning of the 20th century, it started being studied scientifically as well. The type of synesthesia approached in this monograph is colour hearing, which corresponds to the union of hearing and vision (for instance musical sound and colour). This seems to be the sensibility that has mostly affected composers throughout the history of music, the most well-known examples being Scriabin and Messiaen. The aim of this dissertation is to study these sensorial interchanges between music and colour, using Messiaen’s Quatour pour la fin du Temps as a case study. For that, the work has been analysed so as to identify the modes and chords which, according to the composer, bear specific colour associations. The final part of this dissertation adds to the analysis an empirical study, aiming to determine to which extent does the subjective reality of Messiaen’s synesthesia have a perceptual impact in the general audience. For that, I present a comparative statistical study of the responses of the audience to two different recitals: one of them conventional (with normal stage light) and the other one a multimedia recital (with previously designed light patterns according to Messiaen’s colours).Moreira, Daniel Filipe PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Dalila Isabel Cardoso2019-12-05T14:26:40Z2019-11-142019-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15039TID:202314901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:36.982408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A sinestesia é um fenómeno de união dos sentidos, em que o estímulo externo é captado por um sentido, mas manifesta-se noutro. O fenómeno começou por ser mencionado de um ponto de vista metafórico (em associação com diferentes experiências artísticas). A partir do séc. XX, começou a ser estudado numa perspetiva científica. O tipo de sinestesia estudado neste trabalho é a audição de cores, que corresponde à união sensorial entre audição e visão (por exemplo, entre som musical e cor). Esta parece ser a sensibilidade que mais afetou os compositores durante a história da música, sendo os mais reconhecidos Scriabin e Messiaen. O presente trabalho pretende estudar estas permutas sensitivas entre música e cor, tendo como estudo de caso a obra Quatour pour la fin du Temps, de Messiaen. Para tal, esta obra foi analisada a fim de compreender os modos e os acordes que, segundo o compositor, apresentam determinadas atribuições de cor. A última parte do trabalho acrescenta à análise um estudo empírico, o qual pretende determinar até que ponto a realidade subjetiva da sinestesia de Messiaen tem um efeito na perceção do público geral. Em particular, é apresentado um estudo estatístico comparativo das respostas do público a dois recitais diferenciados: um deles convencional (com luz de palco normal) e outro multimédia (com um jogo de luzes previamente desenhado de acordo com as cores de Messiaen). |
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