Sinestesia em Quatour pour la fin du Temps: o confronto entre a realidade subjetiva de Messiaen e a perceção do público geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Dalila Isabel Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15039
Resumo: A sinestesia é um fenómeno de união dos sentidos, em que o estímulo externo é captado por um sentido, mas manifesta-se noutro. O fenómeno começou por ser mencionado de um ponto de vista metafórico (em associação com diferentes experiências artísticas). A partir do séc. XX, começou a ser estudado numa perspetiva científica. O tipo de sinestesia estudado neste trabalho é a audição de cores, que corresponde à união sensorial entre audição e visão (por exemplo, entre som musical e cor). Esta parece ser a sensibilidade que mais afetou os compositores durante a história da música, sendo os mais reconhecidos Scriabin e Messiaen. O presente trabalho pretende estudar estas permutas sensitivas entre música e cor, tendo como estudo de caso a obra Quatour pour la fin du Temps, de Messiaen. Para tal, esta obra foi analisada a fim de compreender os modos e os acordes que, segundo o compositor, apresentam determinadas atribuições de cor. A última parte do trabalho acrescenta à análise um estudo empírico, o qual pretende determinar até que ponto a realidade subjetiva da sinestesia de Messiaen tem um efeito na perceção do público geral. Em particular, é apresentado um estudo estatístico comparativo das respostas do público a dois recitais diferenciados: um deles convencional (com luz de palco normal) e outro multimédia (com um jogo de luzes previamente desenhado de acordo com as cores de Messiaen).
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