Transição para a Vida Pós Escolar/Mundo do Trabalho de Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Ana Paula Gomes da Costa Martins de Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6069
Resumo: Este trabalho, denominado “Transição para a vida pós escolar/Mundo do trabalho de alunos com Necessidades Educativas Especiais”, foca a transição dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), da escola para o mundo do trabalho. Para uma melhor compreensão, foi feita a contextualização teórica, com uma abordagem aos contextos de Educação Inclusiva, a transição para a vida a adulta dos jovens com necessidades educativas e a legislação que vigora em Portugal. Como alternativa ao ensino regular e, promovendo a inclusão, são apresentados os cursos profissionais, que propiciam a prática de uma atividade profissional, bem como uma maior autonomia por parte destes jovens. Através deste projeto fundamentado nos pressupostos de investigação pretendeu-se perceber quais as perceções dos professores e alunos sobre as potencialidades e obstáculos destes jovens em processo de transição para a vida pós-escolar. Trata-se de um estudo misto de caráter exploratório e descritivo. Foram elaborados questionários, passados a vinte professores e vinte alunos, bem como uma entrevista semiestruturada a quatro professores e dois alunos, com a intenção de se procurar responder às questões levantadas. O suporte teórico do trabalho engloba definições de diversos conceitos relativos ao estudo. Relativamente ao estudo empírico, iniciou-se a apresentação do estudo com a problemática, sendo traçados os objetivos e questões de investigação, assim como os procedimentos e técnicas de análise, tendo em conta a apresentação e discussão dos resultados, que evidenciam que, enquanto no processo de transição o estágio é um meio de ajudar os alunos a encontrarem uma profissão, preparando-os para a vida futura. No entanto, há um reconhecimento unânime de que existem dificuldades na transição para a vida pós-escolar, devido à falta de emprego e à falta de empresas que recebam estes jovens. Cabe, pois, à sociedade estar mais atenta e dar atenção a todas as pessoas dando-lhes a oportunidade de demonstrarem que são capazes, independentemente das suas limitações.
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Através deste projeto fundamentado nos pressupostos de investigação pretendeu-se perceber quais as perceções dos professores e alunos sobre as potencialidades e obstáculos destes jovens em processo de transição para a vida pós-escolar. Trata-se de um estudo misto de caráter exploratório e descritivo. Foram elaborados questionários, passados a vinte professores e vinte alunos, bem como uma entrevista semiestruturada a quatro professores e dois alunos, com a intenção de se procurar responder às questões levantadas. O suporte teórico do trabalho engloba definições de diversos conceitos relativos ao estudo. Relativamente ao estudo empírico, iniciou-se a apresentação do estudo com a problemática, sendo traçados os objetivos e questões de investigação, assim como os procedimentos e técnicas de análise, tendo em conta a apresentação e discussão dos resultados, que evidenciam que, enquanto no processo de transição o estágio é um meio de ajudar os alunos a encontrarem uma profissão, preparando-os para a vida futura. No entanto, há um reconhecimento unânime de que existem dificuldades na transição para a vida pós-escolar, devido à falta de emprego e à falta de empresas que recebam estes jovens. Cabe, pois, à sociedade estar mais atenta e dar atenção a todas as pessoas dando-lhes a oportunidade de demonstrarem que são capazes, independentemente das suas limitações.This work entitled " Transition to post-school life of students with Special Educational Needs " explore the transition of students with Special Educational Needs (SEN), from school to the world of work.For a better understanding, a theoretical contextualization was made, approaching the contexts of Inclusive Education, the transition to adult life of young people with educational needs, and the legislation in force in Portugal. As an alternative to regular education and with the idea of promoting inclusion, the professional courses are presented, allowing the practice of a professional activity, as well as greater autonomy on the part of these young people.During this project and based on the research presuppositions, it was intended to perceive the perceptions of teachers and students about the potentialities and obstacles of these young people in the process of transition to post-school life. This is a mixed exploratory and descriptive study.Questionnaires were prepared for twenty teachers and twenty students, as well as a semi-structured interview a four teachers and two students, with the intention of seeking to answer the questions raised. The theoretical support of the work encompasses definitions of several concepts related to the study. Regarding the empirical study, it started with a presentation of the problematic of the study, following the objectives and questions of investigation were outlined, as well as the procedures and techniques of analysis, taking into account the presentation and discussion of the results, which evidence that while in transition process, the internship is a way to help students find a job and prepare them for the future life. However, there is a unanimous recognition that there are difficulties in the transition to post-school life, due to the lack of employment and the lack of companies that receive these young people. It is therefore for society to be more attentive and to give attention to all people by giving them the opportunity to demonstrate that they are capable, regardless of their limitations.Felizardo, SaraRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMacário, Ana Paula Gomes da Costa Martins de Araújo2020-12-13T01:30:19Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6069TID:202346102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:21Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:03.571822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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