O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/655 |
Resumo: | Hoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade de Informação em que vivemos. Neste artigo, pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de b-learning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a aprendizagem da língua e para a disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos. |
id |
RCAP_61722779cb3eb2710641c9cd09a9ea3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/655 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês.Língua inglesaTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)MOODLEApoio Pedagógico Acrescido (APA)B-learningHoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade de Informação em que vivemos. Neste artigo, pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de b-learning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a aprendizagem da língua e para a disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos.Universidade Portucalense2014-02-26T14:56:48Z2014-02-262011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/655http://hdl.handle.net/11328/655porSilva, E.L., & Sobral, S.R. (2011). " O MOODLE e o Apoio Pedagógico Acrescido a Inglês", Revista do DICT, 2/3, 1-11.1647-4023Silva, Emília L.Sobral, Sónia Rollandinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:10Zoai:repositorio.upt.pt:11328/655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:05.241797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês. |
title |
O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês. |
spellingShingle |
O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês. Silva, Emília L. Língua inglesa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) MOODLE Apoio Pedagógico Acrescido (APA) B-learning |
title_short |
O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês. |
title_full |
O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês. |
title_fullStr |
O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês. |
title_full_unstemmed |
O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês. |
title_sort |
O MOODLE e o apoio pedagógico acrescido a inglês. |
author |
Silva, Emília L. |
author_facet |
Silva, Emília L. Sobral, Sónia Rolland |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Sónia Rolland |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Emília L. Sobral, Sónia Rolland |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) MOODLE Apoio Pedagógico Acrescido (APA) B-learning |
topic |
Língua inglesa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) MOODLE Apoio Pedagógico Acrescido (APA) B-learning |
description |
Hoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade de Informação em que vivemos. Neste artigo, pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de b-learning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a aprendizagem da língua e para a disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-02-26T14:56:48Z 2014-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/655 http://hdl.handle.net/11328/655 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, E.L., & Sobral, S.R. (2011). " O MOODLE e o Apoio Pedagógico Acrescido a Inglês", Revista do DICT, 2/3, 1-11. 1647-4023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134986030284800 |