Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emília Maria Lourenço
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3150
Resumo: Hoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade da Informação em que vivemos. O modo como se aprende/adquire uma segunda língua, nomeadamente a inglesa, tem sido objecto de vários estudos, com o objectivo de tornar esse processo o mais eficaz possível. Presentemente, a busca para responder a esse propósito passa naturalmente pela inclusão das novas tecnologias e da World Wide Web, assim como pela exploração das suas potencialidades no contexto escolar. Tal situação levanta questões de ordem física – tais como o apetrechamento das escolas com recursos tecnológicos, ligação à internet, etc. – e questões metodológicas que orientem o modo como estes são aproveitados pela comunidade. Não basta utilizar as tecnologias, é imprescindível colocá-las ao serviço de aprendizagens significativas, indo ao encontro do paradigma construtivista e colaborativo da educação, baseado na interacção. Este é o caminho para promover o sucesso académico dos alunos pois oferece possibilidades no âmbito da sala de aula, mas também alternativas para as modalidades de Apoio Pedagógico Acrescido tradicionais. Com esta investigação pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de blearning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a língua e disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos.
id RCAP_6df9abf6838653cdd7919c1e118ec692
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/3150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de InglêsLíngua inglesaTICMOODLEApoio Pedagógico Acrescido,b-LearningHoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade da Informação em que vivemos. O modo como se aprende/adquire uma segunda língua, nomeadamente a inglesa, tem sido objecto de vários estudos, com o objectivo de tornar esse processo o mais eficaz possível. Presentemente, a busca para responder a esse propósito passa naturalmente pela inclusão das novas tecnologias e da World Wide Web, assim como pela exploração das suas potencialidades no contexto escolar. Tal situação levanta questões de ordem física – tais como o apetrechamento das escolas com recursos tecnológicos, ligação à internet, etc. – e questões metodológicas que orientem o modo como estes são aproveitados pela comunidade. Não basta utilizar as tecnologias, é imprescindível colocá-las ao serviço de aprendizagens significativas, indo ao encontro do paradigma construtivista e colaborativo da educação, baseado na interacção. Este é o caminho para promover o sucesso académico dos alunos pois oferece possibilidades no âmbito da sala de aula, mas também alternativas para as modalidades de Apoio Pedagógico Acrescido tradicionais. Com esta investigação pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de blearning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a língua e disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos.2020-07-23T09:34:28Z2010-01-01T00:00:00Z20102010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3150porSilva, Emília Maria Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:35ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês
title Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês
spellingShingle Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês
Silva, Emília Maria Lourenço
Língua inglesa
TIC
MOODLE
Apoio Pedagógico Acrescido,
b-Learning
title_short Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês
title_full Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês
title_fullStr Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês
title_full_unstemmed Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês
title_sort Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês
author Silva, Emília Maria Lourenço
author_facet Silva, Emília Maria Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emília Maria Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
TIC
MOODLE
Apoio Pedagógico Acrescido,
b-Learning
topic Língua inglesa
TIC
MOODLE
Apoio Pedagógico Acrescido,
b-Learning
description Hoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade da Informação em que vivemos. O modo como se aprende/adquire uma segunda língua, nomeadamente a inglesa, tem sido objecto de vários estudos, com o objectivo de tornar esse processo o mais eficaz possível. Presentemente, a busca para responder a esse propósito passa naturalmente pela inclusão das novas tecnologias e da World Wide Web, assim como pela exploração das suas potencialidades no contexto escolar. Tal situação levanta questões de ordem física – tais como o apetrechamento das escolas com recursos tecnológicos, ligação à internet, etc. – e questões metodológicas que orientem o modo como estes são aproveitados pela comunidade. Não basta utilizar as tecnologias, é imprescindível colocá-las ao serviço de aprendizagens significativas, indo ao encontro do paradigma construtivista e colaborativo da educação, baseado na interacção. Este é o caminho para promover o sucesso académico dos alunos pois oferece possibilidades no âmbito da sala de aula, mas também alternativas para as modalidades de Apoio Pedagógico Acrescido tradicionais. Com esta investigação pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de blearning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a língua e disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2010
2020-07-23T09:34:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/3150
url http://hdl.handle.net/11328/3150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302554322927616