Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3150 |
Resumo: | Hoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade da Informação em que vivemos. O modo como se aprende/adquire uma segunda língua, nomeadamente a inglesa, tem sido objecto de vários estudos, com o objectivo de tornar esse processo o mais eficaz possível. Presentemente, a busca para responder a esse propósito passa naturalmente pela inclusão das novas tecnologias e da World Wide Web, assim como pela exploração das suas potencialidades no contexto escolar. Tal situação levanta questões de ordem física – tais como o apetrechamento das escolas com recursos tecnológicos, ligação à internet, etc. – e questões metodológicas que orientem o modo como estes são aproveitados pela comunidade. Não basta utilizar as tecnologias, é imprescindível colocá-las ao serviço de aprendizagens significativas, indo ao encontro do paradigma construtivista e colaborativo da educação, baseado na interacção. Este é o caminho para promover o sucesso académico dos alunos pois oferece possibilidades no âmbito da sala de aula, mas também alternativas para as modalidades de Apoio Pedagógico Acrescido tradicionais. Com esta investigação pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de blearning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a língua e disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos. |
id |
RCAP_f6e810c72eccbcf7720c39bd60098822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/3150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de InglêsLíngua inglesaTICMOODLEApoio Pedagógico Acrescido,b-LearningHoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade da Informação em que vivemos. O modo como se aprende/adquire uma segunda língua, nomeadamente a inglesa, tem sido objecto de vários estudos, com o objectivo de tornar esse processo o mais eficaz possível. Presentemente, a busca para responder a esse propósito passa naturalmente pela inclusão das novas tecnologias e da World Wide Web, assim como pela exploração das suas potencialidades no contexto escolar. Tal situação levanta questões de ordem física – tais como o apetrechamento das escolas com recursos tecnológicos, ligação à internet, etc. – e questões metodológicas que orientem o modo como estes são aproveitados pela comunidade. Não basta utilizar as tecnologias, é imprescindível colocá-las ao serviço de aprendizagens significativas, indo ao encontro do paradigma construtivista e colaborativo da educação, baseado na interacção. Este é o caminho para promover o sucesso académico dos alunos pois oferece possibilidades no âmbito da sala de aula, mas também alternativas para as modalidades de Apoio Pedagógico Acrescido tradicionais. Com esta investigação pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de blearning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a língua e disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos.2020-07-23T09:34:28Z2020-07-232010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, E. M. L. (2010). Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de apoio pedagógico acrescido à disciplina de inglês. Porto: Universidade Portucalense - Infante D. Henrique. Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, sob a orientação da Prof.ª Doutora Sónia Rolland Sobral. Disponível no repositório em: http://hdl.handle.net/11328/3150http://hdl.handle.net/11328/3150Silva, E. M. L. (2010). Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de apoio pedagógico acrescido à disciplina de inglês. Porto: Universidade Portucalense - Infante D. Henrique. Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, sob a orientação da Prof.ª Doutora Sónia Rolland Sobral. Disponível no repositório em: http://hdl.handle.net/11328/3150http://hdl.handle.net/11328/3150porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Emília Maria Lourençoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:20Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:35.462191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês |
title |
Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês |
spellingShingle |
Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês Silva, Emília Maria Lourenço Língua inglesa TIC MOODLE Apoio Pedagógico Acrescido, b-Learning |
title_short |
Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês |
title_full |
Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês |
title_fullStr |
Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês |
title_full_unstemmed |
Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês |
title_sort |
Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de Inglês |
author |
Silva, Emília Maria Lourenço |
author_facet |
Silva, Emília Maria Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Emília Maria Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa TIC MOODLE Apoio Pedagógico Acrescido, b-Learning |
topic |
Língua inglesa TIC MOODLE Apoio Pedagógico Acrescido, b-Learning |
description |
Hoje em dia, o protagonismo assumido pela Língua Inglesa no contexto internacional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação apontam para a necessidade de aquisição de competências nestas duas áreas, como requisito para a inserção na Sociedade da Informação em que vivemos. O modo como se aprende/adquire uma segunda língua, nomeadamente a inglesa, tem sido objecto de vários estudos, com o objectivo de tornar esse processo o mais eficaz possível. Presentemente, a busca para responder a esse propósito passa naturalmente pela inclusão das novas tecnologias e da World Wide Web, assim como pela exploração das suas potencialidades no contexto escolar. Tal situação levanta questões de ordem física – tais como o apetrechamento das escolas com recursos tecnológicos, ligação à internet, etc. – e questões metodológicas que orientem o modo como estes são aproveitados pela comunidade. Não basta utilizar as tecnologias, é imprescindível colocá-las ao serviço de aprendizagens significativas, indo ao encontro do paradigma construtivista e colaborativo da educação, baseado na interacção. Este é o caminho para promover o sucesso académico dos alunos pois oferece possibilidades no âmbito da sala de aula, mas também alternativas para as modalidades de Apoio Pedagógico Acrescido tradicionais. Com esta investigação pretende-se reflectir até que ponto o recurso, em modalidade de blearning, à plataforma MOODLE pode constituir uma mais-valia no Apoio Pedagógico Acrescido à disciplina de inglês, contribuindo para a proficiência comunicativa e sucesso dos alunos, assim como para o aumento da sua autonomia. Neste sentido, o espaço criado – Sala de Estudo Online (Inglês) – pretendeu constituir um local virtual, de frequência não obrigatória, mas de livre acesso a todos os alunos de 9º ano de uma escola assumindo desde logo os objectivos de ajudar a superar lacunas, esclarecer dúvidas, proporcionar a prática e motivar para a língua e disciplina de Inglês. Esta investigação permitiu confirmar as hipóteses colocadas, nomeadamente o valor acrescentado do MOODLE para proporcionar Apoio Pedagógico Acrescido, assim como a sua relação com o aumento do sucesso e autonomia dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2020-07-23T09:34:28Z 2020-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, E. M. L. (2010). Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de apoio pedagógico acrescido à disciplina de inglês. Porto: Universidade Portucalense - Infante D. Henrique. Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, sob a orientação da Prof.ª Doutora Sónia Rolland Sobral. Disponível no repositório em: http://hdl.handle.net/11328/3150 http://hdl.handle.net/11328/3150 Silva, E. M. L. (2010). Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de apoio pedagógico acrescido à disciplina de inglês. Porto: Universidade Portucalense - Infante D. Henrique. Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, sob a orientação da Prof.ª Doutora Sónia Rolland Sobral. Disponível no repositório em: http://hdl.handle.net/11328/3150 http://hdl.handle.net/11328/3150 |
identifier_str_mv |
Silva, E. M. L. (2010). Sala de estudo online: o MOODLE como ferramenta de apoio pedagógico acrescido à disciplina de inglês. Porto: Universidade Portucalense - Infante D. Henrique. Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, sob a orientação da Prof.ª Doutora Sónia Rolland Sobral. Disponível no repositório em: http://hdl.handle.net/11328/3150 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/3150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134955707564032 |