Physical education classes based on sports education: a systematic review
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.17957 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo sumarizar as evidências de estudos sobre como a participação em aulas de educação física (EF) baseadas na educação desportiva (EDE) tem sido relacionada a atividade física (AF) em adolescentes, sobretudo quanto a participação em atividade física moderada a vigorosa (AFMV), fatores psicológicos e sociais. Foi realizada uma revisão sistemática que incluiu 8 bases electrónicas (PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, SPORTDiscus, PSYCINFO, ERIC e COCHRANE). Uma pesquisa inicial alcançou 162 títulos, permanecendo 149 após a retirada dos duplicados. Outros 10 estudos foram incluídos com base nas listas de referências, totalizando 159 estudos na fase de identificação. Na triagem, foram excluídas 89 referências, permanecendo 70 referências para análise de texto completo. Nesta etapa, foram excluídas 53 referências, resultando em 17 referências que preencheram os critérios de inclusão. Os estudos foram realizados entre 2002 e 2017, a maioria nos Estados Unidos. A maioria dos estudos reportou melhoras quanto aos fatores psicológicos e sociais, principalmente a motivação. Os dados sobre a participação dos adolescentes em AFMV foram contraditórios e inconclusivos, dificultando a compreensão do contributo do modelo para prática de AF dos alunos. |
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Physical education classes based on sports education: a systematic reviewReview ArticleO presente trabalho teve como objetivo sumarizar as evidências de estudos sobre como a participação em aulas de educação física (EF) baseadas na educação desportiva (EDE) tem sido relacionada a atividade física (AF) em adolescentes, sobretudo quanto a participação em atividade física moderada a vigorosa (AFMV), fatores psicológicos e sociais. Foi realizada uma revisão sistemática que incluiu 8 bases electrónicas (PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, SPORTDiscus, PSYCINFO, ERIC e COCHRANE). Uma pesquisa inicial alcançou 162 títulos, permanecendo 149 após a retirada dos duplicados. Outros 10 estudos foram incluídos com base nas listas de referências, totalizando 159 estudos na fase de identificação. Na triagem, foram excluídas 89 referências, permanecendo 70 referências para análise de texto completo. Nesta etapa, foram excluídas 53 referências, resultando em 17 referências que preencheram os critérios de inclusão. Os estudos foram realizados entre 2002 e 2017, a maioria nos Estados Unidos. A maioria dos estudos reportou melhoras quanto aos fatores psicológicos e sociais, principalmente a motivação. Os dados sobre a participação dos adolescentes em AFMV foram contraditórios e inconclusivos, dificultando a compreensão do contributo do modelo para prática de AF dos alunos.This article aimed to summarize the evidence from studies on how participation in physical education (PE) classes based on sports education (EDE) has been related to physical activity (PA) in adolescents, especially regarding participation in moderate to vigorous physical activity (MVPA), psychological and social factors. A systematic review was carried out that included eight electronic databases (PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, SPORTDiscus, PsycINFO, ERIC, and COCHRANE). An initial search reached 162 titles, remaining 149 after removing duplicates. Another ten studies were included based on the reference lists, totaling 159 studies in the identification phase. In the screening, 89 references were excluded, remaining 70 references for full-text analysis. In this stage, 53 references were excluded, resulting in 17 references that met the inclusion criteria. The studies were carried out between 2002 and 2017, mostly in the United States. Most studies reported improvements in psychological and social factors, especially motivation. The data on the participation of adolescents in MVPA were contradictory and inconclusive, making it difficult to understand the model's contribution to students' PA practice.Edições Sílabas Didáticas2020-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.17957por2182-29721646-107XDamasceno Góis, Francisca MariaGouveia, Élvio RubioSarmento, HugoPeralta, MiguelMarques, Adilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T15:06:26Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T15:06:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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