Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/593 |
Resumo: | "O presente estudo enquadra-se no Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e pretende desenvolver uma investigação sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) no 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo visa identificar as estratégias de autorregulação utilizadas pelos alunos quando realizam os TPC. Neste sentido, fizeram parte deste estudo 23 alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Básico, da cidade de Beja, a professora titular dessa turma e os Encarregados de Educação. Para esta investigação foi seguida a metodologia de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas aos alunos e à docente e de questionários compostos por questões abertas e fechadas aos Encarregados de Educação. O tratamento dos dados foi feito através de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que os alunos não praticam estratégias de autorregulação, aquando da realização dos TPC. Com base nas necessidades encontradas, foi elaborado um plano de intervenção." |
id |
RCAP_619223326f8a9ec2f43d04287083867e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básicoTrabalho para casa (TPC),Estratégias de autorregulaçãoAprendizagem autorregulada"O presente estudo enquadra-se no Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e pretende desenvolver uma investigação sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) no 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo visa identificar as estratégias de autorregulação utilizadas pelos alunos quando realizam os TPC. Neste sentido, fizeram parte deste estudo 23 alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Básico, da cidade de Beja, a professora titular dessa turma e os Encarregados de Educação. Para esta investigação foi seguida a metodologia de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas aos alunos e à docente e de questionários compostos por questões abertas e fechadas aos Encarregados de Educação. O tratamento dos dados foi feito através de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que os alunos não praticam estratégias de autorregulação, aquando da realização dos TPC. Com base nas necessidades encontradas, foi elaborado um plano de intervenção."Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2013-11-20T16:51:55Z2013-11-20T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/593porPires, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:20Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:19.511972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico |
title |
Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico Pires, Ana Trabalho para casa (TPC), Estratégias de autorregulação Aprendizagem autorregulada |
title_short |
Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Pires, Ana |
author_facet |
Pires, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho para casa (TPC), Estratégias de autorregulação Aprendizagem autorregulada |
topic |
Trabalho para casa (TPC), Estratégias de autorregulação Aprendizagem autorregulada |
description |
"O presente estudo enquadra-se no Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e pretende desenvolver uma investigação sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) no 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo visa identificar as estratégias de autorregulação utilizadas pelos alunos quando realizam os TPC. Neste sentido, fizeram parte deste estudo 23 alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Básico, da cidade de Beja, a professora titular dessa turma e os Encarregados de Educação. Para esta investigação foi seguida a metodologia de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas aos alunos e à docente e de questionários compostos por questões abertas e fechadas aos Encarregados de Educação. O tratamento dos dados foi feito através de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que os alunos não praticam estratégias de autorregulação, aquando da realização dos TPC. Com base nas necessidades encontradas, foi elaborado um plano de intervenção." |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-20T16:51:55Z 2013-11-20T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/593 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129857190264832 |