Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/593
Resumo: "O presente estudo enquadra-se no Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e pretende desenvolver uma investigação sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) no 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo visa identificar as estratégias de autorregulação utilizadas pelos alunos quando realizam os TPC. Neste sentido, fizeram parte deste estudo 23 alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Básico, da cidade de Beja, a professora titular dessa turma e os Encarregados de Educação. Para esta investigação foi seguida a metodologia de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas aos alunos e à docente e de questionários compostos por questões abertas e fechadas aos Encarregados de Educação. O tratamento dos dados foi feito através de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que os alunos não praticam estratégias de autorregulação, aquando da realização dos TPC. Com base nas necessidades encontradas, foi elaborado um plano de intervenção."
id RCAP_619223326f8a9ec2f43d04287083867e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básicoTrabalho para casa (TPC),Estratégias de autorregulaçãoAprendizagem autorregulada"O presente estudo enquadra-se no Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e pretende desenvolver uma investigação sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) no 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo visa identificar as estratégias de autorregulação utilizadas pelos alunos quando realizam os TPC. Neste sentido, fizeram parte deste estudo 23 alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Básico, da cidade de Beja, a professora titular dessa turma e os Encarregados de Educação. Para esta investigação foi seguida a metodologia de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas aos alunos e à docente e de questionários compostos por questões abertas e fechadas aos Encarregados de Educação. O tratamento dos dados foi feito através de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que os alunos não praticam estratégias de autorregulação, aquando da realização dos TPC. Com base nas necessidades encontradas, foi elaborado um plano de intervenção."Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2013-11-20T16:51:55Z2013-11-20T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/593porPires, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:20Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:19.511972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico
title Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico
Pires, Ana
Trabalho para casa (TPC),
Estratégias de autorregulação
Aprendizagem autorregulada
title_short Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico
title_full Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Os trabalhos para casa no 1º ciclo do ensino básico
author Pires, Ana
author_facet Pires, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho para casa (TPC),
Estratégias de autorregulação
Aprendizagem autorregulada
topic Trabalho para casa (TPC),
Estratégias de autorregulação
Aprendizagem autorregulada
description "O presente estudo enquadra-se no Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e pretende desenvolver uma investigação sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) no 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo visa identificar as estratégias de autorregulação utilizadas pelos alunos quando realizam os TPC. Neste sentido, fizeram parte deste estudo 23 alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Básico, da cidade de Beja, a professora titular dessa turma e os Encarregados de Educação. Para esta investigação foi seguida a metodologia de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da aplicação de entrevistas aos alunos e à docente e de questionários compostos por questões abertas e fechadas aos Encarregados de Educação. O tratamento dos dados foi feito através de análise de conteúdo e de estatística descritiva. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que os alunos não praticam estratégias de autorregulação, aquando da realização dos TPC. Com base nas necessidades encontradas, foi elaborado um plano de intervenção."
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-20T16:51:55Z
2013-11-20T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/593
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129857190264832