A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sara Patrícia Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24403
Resumo: Este estudo aborda o tema da organização escolar e as barreiras á inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Cabo Verde. O presente estudo foi realizado no Liceu Amílcar Cabral (escola de ensino secundário), na cidade de Assomada. Esta análise teve como ponto de partida perceber o que a escola em estudo tem feito para promover a educação Inclusiva e, estudar o que pode ser feito para melhorar a qualidade de aprendizagem e da própria Inclusão. No que diz respeito a metodologia, este estudo teve como suporte a metodologia qualitativa, onde foi possível a recolha de informações através da realização de 5 entrevistas semiestruturas a um (1) Diretor e a quatro (4) professores da referida escola. Com base na análise desse material, foi possível a elaboração de proposta de melhoria para a Inclusão de alunos com NEE, com base num trabalho de sensibilização para a diferença, da cooperação entre os vários órgãos pertencentes à escola, de um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais e ainda do estabelecimento de uma boa interação entre a escola-família.
id RCAP_bd80b80f04998b64d31c51955ccbbf1a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisInclusãoNecessidades educativas especiais -- Special educational needsOrganização escolarInclusionSchool organizationEste estudo aborda o tema da organização escolar e as barreiras á inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Cabo Verde. O presente estudo foi realizado no Liceu Amílcar Cabral (escola de ensino secundário), na cidade de Assomada. Esta análise teve como ponto de partida perceber o que a escola em estudo tem feito para promover a educação Inclusiva e, estudar o que pode ser feito para melhorar a qualidade de aprendizagem e da própria Inclusão. No que diz respeito a metodologia, este estudo teve como suporte a metodologia qualitativa, onde foi possível a recolha de informações através da realização de 5 entrevistas semiestruturas a um (1) Diretor e a quatro (4) professores da referida escola. Com base na análise desse material, foi possível a elaboração de proposta de melhoria para a Inclusão de alunos com NEE, com base num trabalho de sensibilização para a diferença, da cooperação entre os vários órgãos pertencentes à escola, de um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais e ainda do estabelecimento de uma boa interação entre a escola-família.This study addresses the issue of school organization and the barriers to inclusion for students with Special Education Needs (SEN) in Cape Verde. This study was developed out at Amilcar Cabral High School (secondary school), in the city of Assomada. The point of this analysis was to understand what the school under study has been doing to promote Inclusive education and to study what can be done to improve the quality of learning and Inclusion itself. In terms of methodology, this study was supported by the qualitative methodology, where it was possible to collect information through five (5) semi-structured interviews with one (1) Director and four (4) teachers of the school. Based on the analysis of this material, it was possible to elaborate an improvement proposal for the Inclusion of students with SEN, based on a work of sensitization to difference, cooperation among the many bodies belonging to the school, a better use of human and material resources, and also the establishment of a good interaction between school-family.2022-02-01T14:48:01Z2022-01-21T00:00:00Z2022-01-212021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24403TID:202914410porDias, Sara Patrícia Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:24:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:07.586861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Dias, Sara Patrícia Barbosa
Inclusão
Necessidades educativas especiais -- Special educational needs
Organização escolar
Inclusion
School organization
title_short A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_full A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
title_sort A organização escolar e as barreiras à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
author Dias, Sara Patrícia Barbosa
author_facet Dias, Sara Patrícia Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Sara Patrícia Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades educativas especiais -- Special educational needs
Organização escolar
Inclusion
School organization
topic Inclusão
Necessidades educativas especiais -- Special educational needs
Organização escolar
Inclusion
School organization
description Este estudo aborda o tema da organização escolar e as barreiras á inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Cabo Verde. O presente estudo foi realizado no Liceu Amílcar Cabral (escola de ensino secundário), na cidade de Assomada. Esta análise teve como ponto de partida perceber o que a escola em estudo tem feito para promover a educação Inclusiva e, estudar o que pode ser feito para melhorar a qualidade de aprendizagem e da própria Inclusão. No que diz respeito a metodologia, este estudo teve como suporte a metodologia qualitativa, onde foi possível a recolha de informações através da realização de 5 entrevistas semiestruturas a um (1) Diretor e a quatro (4) professores da referida escola. Com base na análise desse material, foi possível a elaboração de proposta de melhoria para a Inclusão de alunos com NEE, com base num trabalho de sensibilização para a diferença, da cooperação entre os vários órgãos pertencentes à escola, de um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais e ainda do estabelecimento de uma boa interação entre a escola-família.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11
2022-02-01T14:48:01Z
2022-01-21T00:00:00Z
2022-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24403
TID:202914410
url http://hdl.handle.net/10071/24403
identifier_str_mv TID:202914410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134665457532928