O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Vítor
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Breda, Zélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38848
Resumo: O turismo de negócios assume uma grande relevância no panorama internacional. Com uma representatividade superior a 14% ao nível das chegadas e mais de 23% no que respeita ao total de receitas, este produto demonstra um elevado dinamismo e potencial para a criação de riqueza a nível global, mas também a nível local. Sendo o turismo de negócios apontado como um dos dez produtos turísticos estratégicos em Portugal, a presente investigação propõe‑se analisar o seu desempenho no contexto português, bem como dar a conhecer as suas forças e fraquezas. Para tal, e adotando uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, foram inquiridas entidades com responsabilidades ao nível deste produto. Confirmou‑se, desta forma, a relevância estratégica do turismo de negócios em Portugal, nomeadamente em três regiões particulares – Porto e Norte, Lisboa e Algarve –, e foi possível averiguar que, embora detendo uma posição de relevo no panorama mundial, Portugal deve colmatar algumas necessidades primárias, nomeadamente a falta de centros de congressos com maior capacidade ou a inexistência de ligações aéreas com países de extrema preeminência no contexto dos negócios.
id RCAP_61a5bdef1cc8a28564fe80249d25c60b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setorTurismo de negóciosMeetings industryProduto estratégicoEntidades de turismoPortugalO turismo de negócios assume uma grande relevância no panorama internacional. Com uma representatividade superior a 14% ao nível das chegadas e mais de 23% no que respeita ao total de receitas, este produto demonstra um elevado dinamismo e potencial para a criação de riqueza a nível global, mas também a nível local. Sendo o turismo de negócios apontado como um dos dez produtos turísticos estratégicos em Portugal, a presente investigação propõe‑se analisar o seu desempenho no contexto português, bem como dar a conhecer as suas forças e fraquezas. Para tal, e adotando uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, foram inquiridas entidades com responsabilidades ao nível deste produto. Confirmou‑se, desta forma, a relevância estratégica do turismo de negócios em Portugal, nomeadamente em três regiões particulares – Porto e Norte, Lisboa e Algarve –, e foi possível averiguar que, embora detendo uma posição de relevo no panorama mundial, Portugal deve colmatar algumas necessidades primárias, nomeadamente a falta de centros de congressos com maior capacidade ou a inexistência de ligações aéreas com países de extrema preeminência no contexto dos negócios.Business tourism is one of the most important tourist products at the international level. Representing more than 14% of international arrivals and more than 23% of the total tourist expenditure, this product is experiencing an incredible dynamics and has potential to create wealth at national and local levels. Being business tourism one of the ten tourism strategic products in Portugal, this work intends to evaluate its performance, as well as to provide insights on its weaknesses and strengths. For this purpose, an exploratory study based on a qualitative approach was adopted, targeting national, regional and local entities that are responsible for the development of this product. Results show that these entities attach a strategic relevance to business tourism in Portugal, namely in three particular regions – North of Portugal, Lisbon and Algarve – and it was possible to verify that Portugal, although holding a strong position at the international level, needs to meet some basics needs, such as the existence of convention centers with greater capacity and air connections with important generating countries for business tourism.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-20T09:33:22Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38848por1645-926110.34624/rtd.v3i21/22.12039Rodrigues, VítorBreda, Zéliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:50Zoai:ria.ua.pt:10773/38848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:09.008753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor
title O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor
spellingShingle O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor
Rodrigues, Vítor
Turismo de negócios
Meetings industry
Produto estratégico
Entidades de turismo
Portugal
title_short O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor
title_full O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor
title_fullStr O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor
title_full_unstemmed O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor
title_sort O papel estratégico do turismo de negócios em Portugal: uma reflexão a partir do discurso de entidades ligadas ao setor
author Rodrigues, Vítor
author_facet Rodrigues, Vítor
Breda, Zélia
author_role author
author2 Breda, Zélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Vítor
Breda, Zélia
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo de negócios
Meetings industry
Produto estratégico
Entidades de turismo
Portugal
topic Turismo de negócios
Meetings industry
Produto estratégico
Entidades de turismo
Portugal
description O turismo de negócios assume uma grande relevância no panorama internacional. Com uma representatividade superior a 14% ao nível das chegadas e mais de 23% no que respeita ao total de receitas, este produto demonstra um elevado dinamismo e potencial para a criação de riqueza a nível global, mas também a nível local. Sendo o turismo de negócios apontado como um dos dez produtos turísticos estratégicos em Portugal, a presente investigação propõe‑se analisar o seu desempenho no contexto português, bem como dar a conhecer as suas forças e fraquezas. Para tal, e adotando uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, foram inquiridas entidades com responsabilidades ao nível deste produto. Confirmou‑se, desta forma, a relevância estratégica do turismo de negócios em Portugal, nomeadamente em três regiões particulares – Porto e Norte, Lisboa e Algarve –, e foi possível averiguar que, embora detendo uma posição de relevo no panorama mundial, Portugal deve colmatar algumas necessidades primárias, nomeadamente a falta de centros de congressos com maior capacidade ou a inexistência de ligações aéreas com países de extrema preeminência no contexto dos negócios.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01
2023-07-20T09:33:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38848
url http://hdl.handle.net/10773/38848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9261
10.34624/rtd.v3i21/22.12039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137742897020928