Turismo de negócio: o estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waquim, Felipe
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1374
Resumo: O estudo busca aprofundar o conhecimento acerca do turismo de negócios e o entendimento deste segmento turístico. O turismo de negócios já representa uma grande demanda para o mercado, que reconhecendo suas necessidades e características especiais, busca aperfeiçoar seus produtos para este público. A pesquisa resume artigos e teses escritos sobre o tema, ainda pouco abordado nas universidades no Brasil, e que possui um grande potencial de estudo, não apenas em suas características econômicas, mas principalmente sobre pontos sociais, filosóficos e culturais. Estas questões precisam ser definidas pela academia a fim de aprofundar o próprio estudo do turismo de negócios e suas características. O trabalho aponta também as definições de turismo de negócios, abordando os estudos de autores a respeito deste segmento, suas características que o diferenciam dos demais segmentos, incluindo o turismo de eventos corporativos, que no estudo é apontado como um segmento específico das viagens corporativas. Esta pesquisa tem como objetivo maior estimular estudos acadêmicos sobre o turismo de negócios no Brasil, o perfil de sua oferta e demanda e as tendências deste setor
id UFF-2_8854b3f094c924af784dd5a3289038e7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1374
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Turismo de negócio: o estado da arteTurismo de negóciosViagens corporativasEventos e reuniõesDesenvolvimento globalizadoSegmento turísticoTurismoNegóciosCorporate travelBusiness travelBusiness events and meetingsGlobal developmentTourism segmentationO estudo busca aprofundar o conhecimento acerca do turismo de negócios e o entendimento deste segmento turístico. O turismo de negócios já representa uma grande demanda para o mercado, que reconhecendo suas necessidades e características especiais, busca aperfeiçoar seus produtos para este público. A pesquisa resume artigos e teses escritos sobre o tema, ainda pouco abordado nas universidades no Brasil, e que possui um grande potencial de estudo, não apenas em suas características econômicas, mas principalmente sobre pontos sociais, filosóficos e culturais. Estas questões precisam ser definidas pela academia a fim de aprofundar o próprio estudo do turismo de negócios e suas características. O trabalho aponta também as definições de turismo de negócios, abordando os estudos de autores a respeito deste segmento, suas características que o diferenciam dos demais segmentos, incluindo o turismo de eventos corporativos, que no estudo é apontado como um segmento específico das viagens corporativas. Esta pesquisa tem como objetivo maior estimular estudos acadêmicos sobre o turismo de negócios no Brasil, o perfil de sua oferta e demanda e as tendências deste setorThis study tries to get deeper in the knowledge about corporate travels and the understanding about this tourism segmentation. The corporate travels represents a very representative demand to the travel market, which recognizes your needs and special characteristics, and try to improve your products to this public. The research get together articles and thesis written about this field, not so approached in the brazilian universities, and which has a big potential study field, not only in your economic questions, but also social, philosophic and cultural aspects. These definitions must be distinct to make clear all questions about the corporate tourism. This research points also to the corporate tourism definitions. Studies of writers about this segmentation, their characteristics, and what makes this group so different to other segmentation. It includes the corporate events and meetings, pointed in this study as the specific kind of corporate travels. It has the most important goal to stimulate academic studies about corporate travels in Brazil, the public and demand profile and the future possible ways of this sectorMedeiros, Renato Gonzalez deVilela, Eduardo Antônio PachecoMonteiro, João Evangelista DiasWaquim, Felipe2016-01-18T14:22:03Z2016-01-18T14:22:03Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1374CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-06T18:17:55Zoai:app.uff.br:1/1374Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:40.034729Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo de negócio: o estado da arte
title Turismo de negócio: o estado da arte
spellingShingle Turismo de negócio: o estado da arte
Waquim, Felipe
Turismo de negócios
Viagens corporativas
Eventos e reuniões
Desenvolvimento globalizado
Segmento turístico
Turismo
Negócios
Corporate travel
Business travel
Business events and meetings
Global development
Tourism segmentation
title_short Turismo de negócio: o estado da arte
title_full Turismo de negócio: o estado da arte
title_fullStr Turismo de negócio: o estado da arte
title_full_unstemmed Turismo de negócio: o estado da arte
title_sort Turismo de negócio: o estado da arte
author Waquim, Felipe
author_facet Waquim, Felipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Renato Gonzalez de
Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Monteiro, João Evangelista Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Waquim, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo de negócios
Viagens corporativas
Eventos e reuniões
Desenvolvimento globalizado
Segmento turístico
Turismo
Negócios
Corporate travel
Business travel
Business events and meetings
Global development
Tourism segmentation
topic Turismo de negócios
Viagens corporativas
Eventos e reuniões
Desenvolvimento globalizado
Segmento turístico
Turismo
Negócios
Corporate travel
Business travel
Business events and meetings
Global development
Tourism segmentation
description O estudo busca aprofundar o conhecimento acerca do turismo de negócios e o entendimento deste segmento turístico. O turismo de negócios já representa uma grande demanda para o mercado, que reconhecendo suas necessidades e características especiais, busca aperfeiçoar seus produtos para este público. A pesquisa resume artigos e teses escritos sobre o tema, ainda pouco abordado nas universidades no Brasil, e que possui um grande potencial de estudo, não apenas em suas características econômicas, mas principalmente sobre pontos sociais, filosóficos e culturais. Estas questões precisam ser definidas pela academia a fim de aprofundar o próprio estudo do turismo de negócios e suas características. O trabalho aponta também as definições de turismo de negócios, abordando os estudos de autores a respeito deste segmento, suas características que o diferenciam dos demais segmentos, incluindo o turismo de eventos corporativos, que no estudo é apontado como um segmento específico das viagens corporativas. Esta pesquisa tem como objetivo maior estimular estudos acadêmicos sobre o turismo de negócios no Brasil, o perfil de sua oferta e demanda e as tendências deste setor
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2016-01-18T14:22:03Z
2016-01-18T14:22:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1374
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823615894618112