Desenvolvimento de metodologia coolhunting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picoli, Julia Isoppo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9308
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Têxtil (área de especialização em design e marketing)
id RCAP_61b0f0e87502402e924f9b76eedb909b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de metodologia coolhuntingModaTendênciaCoolhuntingFashionTrends687:658.8.012.1658.8.012.1:687Dissertação de mestrado em Engenharia Têxtil (área de especialização em design e marketing)Os estudos sobre pesquisa de tendências em geral e sobre coolhunting em particular, são ainda escassos. Este tipo de pesquisa revela-se cada vez mais importante no desenvolvimento de novas colecções de produtos de moda. Antecipar as tendências é importante nas presentes condições de mercado, devido ao encurtamento do ciclo de vida dos produtos. Por esta razão, as empresas precisam sempre estar atentas às contínuas mudanças que se verificam no mercado para assim satisfazerem o consumidor, que está vada vez mais exigente e procura produtos com que realmente se identifique. Devido às actuais exigências do consumidor, à redução do ciclo de vida dos produtos e às constantes mudanças culturais e sociais, surgiu a pesquisa coolhunting que recorre a processos diferentes dos utilizados pela pesquisa tradicional de tendências. Esta nova tipologia de pesquisa tem proporcionando óptimos resultados para as empresas, devido à rapidez com que se processa e produz a informação necessária. Para a melhor compreensão do tema foram pesquisadas as temáticas relacionadas: moda, comportamento do consumidor, tendências e pesquisa de tendências e coolhunting. No trabalho de investigação empírica realizado procurou–se desenvolver uma metodologia coolhunting, objectivo central do presente trabalho, dado que se trata de uma abordagem ainda recente e não foi, até ao presente, alvo de estudo mais aprofundado. Esta metodologia pode contribuir para a sua melhor compreensão pelas empresas e para orientar futuros profissionais. A metodologia foi aplicada numa simulação de pesquisa coolhunting realizada pela investigadora e os resultados obtidos foram analisados e avaliados.General studies on trend research and particularly about coolhunting are still scanty. This kind of research has been considered a important process on the development of new collections for fashion products. Previewing trends is important over the present situation of the market, where the life cycle of new products is smaller. For this reason, companies need to be updated to the continuous changes that have been noticed on the market to then satisfy ttheir costumers, who are everytime more demanding and research to product that they can relate to. Because of the new demands of the actual costumer, life cycle of a product is everytime shorter and the constat social and cultural changes, the coolhunting research was born, that searches for different processes than the ones used by traditional trend research. This new kind of research has provided Great results to companies, because of the fast way of processing and producing needed information For a better understanding of the theme some related subjects were linked: fashion, consumer’s behavior, trend and trend research and coolhunting. On the empirical investigational work the aim was to develop a coolhunting methodology, the central objective of the present work, given that it’s about still recent and it hasn’t, so far, aim of further study. This methodology can contribuite to a better comprehension by the companies and to guide future professionals. The methodology was applied in a coolhunting research made by the researcher and the results were analised and classified.Guedes, Maria da GraçaUniversidade do MinhoPicoli, Julia Isoppo2008-12-152008-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:04.102643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de metodologia coolhunting
title Desenvolvimento de metodologia coolhunting
spellingShingle Desenvolvimento de metodologia coolhunting
Picoli, Julia Isoppo
Moda
Tendência
Coolhunting
Fashion
Trends
687:658.8.012.1
658.8.012.1:687
title_short Desenvolvimento de metodologia coolhunting
title_full Desenvolvimento de metodologia coolhunting
title_fullStr Desenvolvimento de metodologia coolhunting
title_full_unstemmed Desenvolvimento de metodologia coolhunting
title_sort Desenvolvimento de metodologia coolhunting
author Picoli, Julia Isoppo
author_facet Picoli, Julia Isoppo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes, Maria da Graça
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Picoli, Julia Isoppo
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Tendência
Coolhunting
Fashion
Trends
687:658.8.012.1
658.8.012.1:687
topic Moda
Tendência
Coolhunting
Fashion
Trends
687:658.8.012.1
658.8.012.1:687
description Dissertação de mestrado em Engenharia Têxtil (área de especialização em design e marketing)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
2008-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/9308
url http://hdl.handle.net/1822/9308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132335396880384