Metodologias de Coolhunting aplicadas à criatividade em moda : estudo de caso empresa Tendere

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Layla de Brito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33976
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
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spelling Metodologias de Coolhunting aplicadas à criatividade em moda : estudo de caso empresa TendereCoolhunting methodologies applied to creativity in fashion : case study of Tendere companyCoolhuntingTendências de modaCriatividadeFashion trendsCreativity687Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaA moda é um fenómeno cultural presente nas mais diversas esferas das sociedades contemporâneas, e que corresponde a uma grande cadeia criativo-produtiva de abrangência global. Esta está configurada em ciclos, onde os mais variados produtos e serviços ora são desejados para logo depois serem descartados. Os designers são os profissionais que desenvolvem, através dos seus processos criativos, o que será ofertado aos consumidores. O “novo” se materializa através de coleções e no exato momento em que é apresentado transforma o que já está sendo usado em obsoleto, “fora de moda”. Desse modo a dinâmica acontece e o ciclo recomeça. Os novos produtos de moda lançados a cada temporada não são desenvolvidos ao acaso. A criatividade do designer, a ser utilizada de maneira eficiente para um mercado competitivo, precisa ser muito bem articulada no sentido de se adequar tanto aos recursos tecnológicos e produtivos que tem disponíveis, quanto ao que o público necessita e deseja consumir. É nesse âmbito que se desenvolvem as Pesquisas de Tendências que são materializadas nos Relatórios de Tendências de Moda. Os Relatórios de Tendências são materiais elaborados por empresas especializadas, através de amplas pesquisas transdisciplinares, estes Relatórios contêm informações valiosas acerca de referências estéticas, apresentando um direcionamento do que o público irá desejar consumir. Desse modo, são utilizados como base de inspiração por profissionais das mais diversas áreas criativo-produtivas, como design, publicidade, marketing e até mesmo gestão de processos produtivos. No âmbito das informações que compõem estes relatórios de tendências de moda, os dados correspondentes às preferências e às práticas de consumo de grupos de indivíduos são obtidos por pesquisas de Coolhunting. O Coolhunting, que significa “caça às tendência”, busca e analisa os indivíduos insólitos em seus habitat natural, e através de algumas metodologias consegue identificar comportamentos emergentes que, quando bem interpretados, tornam-se previsões assertivas do que será consumido num futuro próximo.Fashion is a cultural phenomenon present in several spheres of contemporary societies, and which corresponds to a great creative-production chain of global reach. This is configured in cycles, where the various products and services are once desired, for soon after to be discarded. The designers are professionals who develop, through their creative processes, which will be offered to consumers. The "new" is materialized through collections and just when it is presented transforms what is already being used in obsolete, "out of fashion". Thus the dynamic happens case and the cycle begins again. The new fashion products launched every season are not developed by chance. The creativity of the designer, to be used efficiently for a competitive market, must be well coordinated in order to suit both the technological and productive resources available to it, as to what the public needs and desires to consume. It is in this context that the Trends Research are developed and materialized in Fashion Trend Reports. The Trend Reports are materials prepared by specialized companies, through extensive cross-disciplinary research, these reports contain valuable information about aesthetic references, presenting a direction to what the public will desire to consume. Thus, these are used as a basis of inspiration for professionals from the most diverse creative-productive areas such as design, advertising, marketing and even management of production processes. In the scope of the information that make up these reports of fashion trends, the data for the preference and consumption of groups of individuals practices are obtained by Coolhunting researches. The Coolhunting search and analyzes the unusual individuals in their natural habitat, and through some methodologies they can identify emergent behaviors that, when properly interpreted, become assertive predictions of what will be consumed in the near future.Broega, A. C.Sant’Anna, PatriciaUniversidade do MinhoMendes, Layla de Brito20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33976por201193990info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:07.850345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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