A dimensão colaborativa do professor aposentado na promoção do sucesso escolar: ser professor para sempre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Maria José da Silva Rosa Baptista
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7184
Resumo: A especificidade da função educativa assenta em diversos parâmetros de análise e implica duas consequências essenciais na profissão e na vida de quem se dedica ao ensino: não se pode ser só docente; e mesmo deixando a profissão, ninguém deixa de ser educador. Por isso, será legítimo que a sociedade peça ao professor aposentado que continue a apoiar no ensino e na educação; e será legítimo ao professor aspirar a que a escola lhe facilite poder dedicar aos alunos e aos colegas um legado de saber profissional e de maturidade afetiva cuja falta se torna cada vez mais premente na escola contemporânea. A reflexão autobiográfica do percurso profissional da autora conduziu-a à relevância de uma análise de enquadramento voluntário dos professores aposentados no contexto de uma escola massificada e com docentes assoberbados de tarefas muitas vezes sem finalidade educativa. Os fundamentos teóricos da supervisão e da liderança, bem como a contextualização numa escola e numa sociedade aprendentes e ainda as questões da legitimidade da educação ou dos parâmetros de sucesso escolar e de sucesso pessoal e social permitem dar suporte a uma convicção sobre a necessidade e legitimidade do apoio prestado pelos professores aposentados, dentro de parâmetros que a legislação portuguesa já prevê. O projeto apresentado orienta-se para a implementação progressiva dessa participação voluntária de professores aposentados, partindo do lema partilhado por muitos professores cuja disponibilidade já foi auscultada e positivamente manifestada: o docente pode ser aposentado; mas educador é-se sempre.
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