Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciente Colvara, Bianca
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maria Ferreira Vieira, Soraya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/4a5a-q167
Resumo: Considering the current scenario of digital communication, with the popularization of websites, applications and digital social networking platforms, this article proposes to investigate whether digital social networks can provide opportunities for media literacy and social learning, contributing to the formation of a subject autonomous, critical and participatory. We propose the case study of the Instagram profile @comidasaudavelpratodos, by journalist Juliana Gomes —an online space not only for disclosing recipes, but also for promoting the debate on healthy eating and access to information related to the topic. In the end, we concluded that the features offered by the Instagram platform collaborate to encourage social learning for the subject, who, rather than learning how to do it, learns to be and become healthier, as well as more autonomous and participatory in digital social networks.
id RCAP_61bb09ed0d36fe69127358826aca51c1
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/79
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?Media literacySocial learningInstagramCase studyActive participation strategiesLiteracia midiáticaAprendizagem socialInstagramEstudo de casoEstratégias de participação ativaConsidering the current scenario of digital communication, with the popularization of websites, applications and digital social networking platforms, this article proposes to investigate whether digital social networks can provide opportunities for media literacy and social learning, contributing to the formation of a subject autonomous, critical and participatory. We propose the case study of the Instagram profile @comidasaudavelpratodos, by journalist Juliana Gomes —an online space not only for disclosing recipes, but also for promoting the debate on healthy eating and access to information related to the topic. In the end, we concluded that the features offered by the Instagram platform collaborate to encourage social learning for the subject, who, rather than learning how to do it, learns to be and become healthier, as well as more autonomous and participatory in digital social networks.Considerando o atual cenário da comunicação digital, com a popularização dos sites, aplicativos e plataformas de redes sociais digitais, este artigo se propõe a investigar se as redes sociais digitais podem oportunizar a literacia midiática e a aprendizagem social, colaborando para a formação de um sujeito autônomo, crítico e participativo. Propomos o estudo de caso do perfil no Instagram @comidasaudavelpratodos, da jornalista Juliana Gomes —um espaço online para divulgação não só de receitas, mas também para a promoção do debate sobre alimentação saudável e acesso à informação relacionada ao tema. Ao final, concluímos que as funcionalidades ofertadas pela plataforma Instagram colaboram para o incentivo a uma aprendizagem social do sujeito, que mais do que aprender o como fazer, aprende a ser e tornar-se mais saudável, bem como mais autônomo e participativo nas redes sociais digitais.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2022-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/4a5a-q167oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/79Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 2 n. 1 (2022): Jornalismo e Literacia Mediática; 54-612184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/79https://doi.org/10.34623/4a5a-q167https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/79/69https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/79/70Direitos de Autor (c) 2022 Bianca Maciente Colvara, Soraya Maria Ferreira Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMaciente Colvara, BiancaMaria Ferreira Vieira, Soraya2022-09-20T15:24:46Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/79Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:51:07.190922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?
title Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?
spellingShingle Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?
Maciente Colvara, Bianca
Media literacy
Social learning
Instagram
Case study
Active participation strategies
Literacia midiática
Aprendizagem social
Instagram
Estudo de caso
Estratégias de participação ativa
title_short Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?
title_full Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?
title_fullStr Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?
title_full_unstemmed Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?
title_sort Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?
author Maciente Colvara, Bianca
author_facet Maciente Colvara, Bianca
Maria Ferreira Vieira, Soraya
author_role author
author2 Maria Ferreira Vieira, Soraya
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciente Colvara, Bianca
Maria Ferreira Vieira, Soraya
dc.subject.por.fl_str_mv Media literacy
Social learning
Instagram
Case study
Active participation strategies
Literacia midiática
Aprendizagem social
Instagram
Estudo de caso
Estratégias de participação ativa
topic Media literacy
Social learning
Instagram
Case study
Active participation strategies
Literacia midiática
Aprendizagem social
Instagram
Estudo de caso
Estratégias de participação ativa
description Considering the current scenario of digital communication, with the popularization of websites, applications and digital social networking platforms, this article proposes to investigate whether digital social networks can provide opportunities for media literacy and social learning, contributing to the formation of a subject autonomous, critical and participatory. We propose the case study of the Instagram profile @comidasaudavelpratodos, by journalist Juliana Gomes —an online space not only for disclosing recipes, but also for promoting the debate on healthy eating and access to information related to the topic. In the end, we concluded that the features offered by the Instagram platform collaborate to encourage social learning for the subject, who, rather than learning how to do it, learns to be and become healthier, as well as more autonomous and participatory in digital social networks.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/4a5a-q167
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/79
url https://doi.org/10.34623/4a5a-q167
identifier_str_mv oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/79
https://doi.org/10.34623/4a5a-q167
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/79/69
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/79/70
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Bianca Maciente Colvara, Soraya Maria Ferreira Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Bianca Maciente Colvara, Soraya Maria Ferreira Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 2 n. 1 (2022): Jornalismo e Literacia Mediática; 54-61
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130374801981440