Auxiliares de cálculo no ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8211 |
Resumo: | Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011 |
id |
RCAP_61c57497f6094c6494859a4770e4fbe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auxiliares de cálculo no ensino da matemáticaAuxiliares de cálculoTecnologiasEnsino da matemáticaProgramas curricularesTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011Esta dissertação foi concebida com o objectivo de obter o grau de Mestre em Matemática para Professores, pela Universidade de Lisboa. Através deste estudo pretende-se fazer uma análise transversal do uso dos auxiliares de cálculo nos programas curriculares para o ensino da Matemática desde a implantação da República até à actualidade. Começando por descrever, ainda que sumariamente, os recursos materiais usados ao longo da História para apoio nos cálculos matemáticos, analisa-se a presença e evolução de materiais manipuláveis e tecnologias no ensino da matemática, desde 1910 até à data, tendo em atenção a forma e a razão do seu uso. Apresentam-se alguns apontamentos ilustrativos dos maiores ou menores benefícios destes recursos, tendo em conta o contexto de utilização e os problemas gerados por um uso indevido. Analisam-se também vários exemplos ilustrativos de situações dúbias, que suscitam um contraponto entre o método “antigo” e o método “moderno” (com recurso à calculadora/computador), situações estas que se apresentam como falhas da máquina mas que podem e devem ser tratadas de modo a permitir despertar nos alunos o seu espírito crítico.This Dissertation was written in order to obtain the Master Degree in Mathematics for Teachers by the University of Lisbon. This essay aims to perform a transversal analysis of the use of calculation aids in curricular programs for the teaching of Mathematics from the inception of the Republic through to present day. Starting by describing, albeit summarily, the material resources utilized throughout History to aid in mathematical calculations, the presence and evolution of “hands on” materials and technologies in the teaching of Mathematics is analyzed, from 1910 to this date, taking into account its form and raison d´être. Some highlights are presented showing the greater, and lesser, benefits of these resources, bearing in mind the usage context and the misusage generated problems. Several instances of dubious situations are also analyzed, raising a counterpoint between the “old” method and the “modern” method (with recourse to the use of a calculator/computer), said situations presented as machine failures but that can and should be treated in such a way to allow the birth of critical thought in students.Nápoles, Susana Metelo de, 1949-Repositório da Universidade de LisboaReis, Ana Eliete Borges Chitas2013-04-04T13:49:53Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:49.377299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auxiliares de cálculo no ensino da matemática |
title |
Auxiliares de cálculo no ensino da matemática |
spellingShingle |
Auxiliares de cálculo no ensino da matemática Reis, Ana Eliete Borges Chitas Auxiliares de cálculo Tecnologias Ensino da matemática Programas curriculares Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
Auxiliares de cálculo no ensino da matemática |
title_full |
Auxiliares de cálculo no ensino da matemática |
title_fullStr |
Auxiliares de cálculo no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Auxiliares de cálculo no ensino da matemática |
title_sort |
Auxiliares de cálculo no ensino da matemática |
author |
Reis, Ana Eliete Borges Chitas |
author_facet |
Reis, Ana Eliete Borges Chitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nápoles, Susana Metelo de, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ana Eliete Borges Chitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auxiliares de cálculo Tecnologias Ensino da matemática Programas curriculares Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Auxiliares de cálculo Tecnologias Ensino da matemática Programas curriculares Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-04-04T13:49:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8211 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134220781617152 |