Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8775 |
Resumo: | Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_ec68c5d974c5de67075c505b199504c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8775 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino BásicoMatemáticaEnsino BásicoMotivaçãoCEFTICTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, Instituto de Educação, 2011O insucesso generalizado que se verifica atualmente na disciplina de Matemática foi a motivação principal para a realização deste estudo. Tendo em consideração que os percursos alternativos, nomeadamente os designados Cursos de Educação e Formação, CEF, no 3.º ciclo do Ensino Básico, foram criados como um dos meios de colmatar esse insucesso. Considerando também que as denominadas Novas Tecnologias podem ser consideradas ferramentas motivadoras para o processo de ensino-aprendizagem, então torna-se pertinente analisar a realidade dos alunos envolvidos nos referidos cursos e a possível influência das TIC no seu desempenho e, no caso deste estudo, nomeadamente na disciplina de Matemática. No entanto, tendo também em consideração que a motivação e o interesse, enquanto processos na génese do processo de ensino-aprendizagem, desempenham um papel fundamental no sucesso das aprendizagens e desempenho dos alunos, também o presente estudo procurou analisar esses processos na realidade de uma turma do Curso de Formação e Educação do 3.º ciclo do Ensino Básico de uma Escola pública, localizada nos subúrbios de uma grande cidade como Lisboa. Assim, após a apresentação do problema, desenvolve-se o conceito de motivação, de seguida, o papel das TIC no processo de ensino-aprendizagem, em seguida descrevem-se e analisam-se, na turma em estudo, atitudes e comportamentos evidenciados pelos alunos quando se aplicam estratégias diversificadas com recurso às TIC, tais como o processamento de texto, a utilização do hipertexto, do hipervídeo e da Internet, como meios facilitadores e como motores para a motivação da aprendizagem da Matemática.The failure that there is currently widespread in Mathematics was the main motivation for this study. Considering that the alternative routes, including those designated by Cursos de Educação e Formação, CEF, in the 3th level of the Basic Education, were created as a means of addressing this failure. Considering also that the so-called new technologies can be considered as motivational tools for the teaching-learning process, then it becomes pertinent to analyze the reality of the students involved in these courses and the possible influence of ICT on their performance and, in this study, specifically in Mathematics. However, taking into consideration that the motivation and interest, while processes in the genesis of the teaching-learning process, play a role in the success of learning and student performance, this study also sought to analyze these processes in the reality of a class of CEF in the 3th cycle of Basic Education for a public school, located in the suburbs of a big city like Lisbon. So, after the presentation of the problem, develops the concept of motivation and the role of ICT in teaching-learning process are addressed, followed by the description and analysis of the attitudes and behaviors of the students in the CEF class when the diverse ICT, such as text makers, hypertext, hyper video and Internet, were applied as enablers and as engines for the motivation of learning mathematics.Matos, João Filipe, 1950-Chambel, Maria Teresa Caeiro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Eduardo Alberto Alves Casimiro2013-07-11T15:57:33Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:09.971383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino Básico Nunes, Eduardo Alberto Alves Casimiro Matemática Ensino Básico Motivação CEF TIC Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Contributo das TIC na motivação para a aprendizagem da matemática nos CEF do 3º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Nunes, Eduardo Alberto Alves Casimiro |
author_facet |
Nunes, Eduardo Alberto Alves Casimiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Chambel, Maria Teresa Caeiro, 1965- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Eduardo Alberto Alves Casimiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Básico Motivação CEF TIC Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Matemática Ensino Básico Motivação CEF TIC Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-07-11T15:57:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8775 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134225570463744 |