Os trabalhos de casa na Escola do 1.º Ciclo da Luz: Estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Maria Eulália de Faria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.298
Resumo: Com este texto, para além de estimular o diálogo, pretendeu-se desenvolver uma investigação sobre os trabalhos para casa, vulgo TPC. Houve que definir objectivos e percorrer várias etapas. No que concerne aos objectivos, procurou-se compreender em que consistem na prática os TPC através das perspectivas dos diferentes actores sociais (professores, pais/encarregados de educação (EEs), alunos, ATL, explicadoras e ama) e que tipos de relações existem face à sua dinâmica. Em relação às etapas, abordaram-se conceitos, passou-se em revista várias teorias; dirigiu-se um breve olhar sobre a recente reorganização curricular; falou se de estudos publicados; escutou-se os diferentes actores; analisaram-se alguns documentos e confrontaram-se dados. No que diz respeito à metodologia que orientou o estudo situámo-nos no paradigma de investigação qualitativa, optando pelo formato de estudo de caso, com recurso a entrevista, questionário e análise documental. O trabalho decorreu no distrito de Santarém, numa escola pública do 1.º ciclo sendo a população constituída por 4 docentes da EB1 da Luz, 94 alunos, 88 pais/EEs, 2 docentes do ATL, 2 explicadoras e 1 ama.  Ao longo deste estudo foi possível verificar: a) que não há consenso sobre o valor pedagógico dos TPC; b) que apenas têm o nome de “casa”, pois não são aí feitos; c) que sacrificam o desenvolvimento de competências em proveito da assimilação de conhecimentos; d) uma “vigia” entre os diversos actores; e) uniformidade pedagógica, com a qual os alunos têm o mesmo itinerário cognitivo; f) a prática de cópias, palavras difíceis, verbos, contas, tabuadas e reduções.
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