La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22806 |
Resumo: | No presente artigo apresentamos os primeiros resultados duma investigação sobre o desenvolvimento profissional dos professores. As informações analisadas permitem caracterizar as ideias dos futuros professores e a possível evolução causada por um processo formativo desenvolvido com base em princípios metodológicos em que se promove a reflexão e o trabalho colaborativo entre os participantes. Esta análise incide na grande dificuldade desta evolução. durante o seu período de formação, os futuros professores, mostram um significativo avanço nas suas argumentações e nos seus discursos, ideias que ficam muito longe no momento de fazer suas propostas de intervenção. Isto indica-nos a grande ausência de referentes reais e a força de suas ideias, assim como a dificuldade de trabalhar com base em processos formativos vinculados a contextos institucionais, longe da realidade das aulas, como é o caso da formação inicial em Espanha. |
id |
RCAP_61dcab904cc501ac71131739428fd6dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22806 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesarioLa evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesarioArtigosNo presente artigo apresentamos os primeiros resultados duma investigação sobre o desenvolvimento profissional dos professores. As informações analisadas permitem caracterizar as ideias dos futuros professores e a possível evolução causada por um processo formativo desenvolvido com base em princípios metodológicos em que se promove a reflexão e o trabalho colaborativo entre os participantes. Esta análise incide na grande dificuldade desta evolução. durante o seu período de formação, os futuros professores, mostram um significativo avanço nas suas argumentações e nos seus discursos, ideias que ficam muito longe no momento de fazer suas propostas de intervenção. Isto indica-nos a grande ausência de referentes reais e a força de suas ideias, assim como a dificuldade de trabalhar com base em processos formativos vinculados a contextos institucionais, longe da realidade das aulas, como é o caso da formação inicial em Espanha.In this paper presents the first results of an investigation in connection with the professional development of the teachers. The analyzed information allow us to characterize the ideas of the students for professor and the possible evolution caused by a formative process developed from methodological principles in those that it is promoted the reflection and the collaborative work among the participants. This analysis impacts in the great difficulty of this evolution, the future professors during its period of formation reflect a significant advance in their arguments and in their speeches, ideas that are very far when making its intervention proposal. It indicates us to it the great absence of relating real and the force of their ideas, as well as the difficulty of impacting from formative processes linked to institutional contexts, far from the reality of the classrooms, like it is the case of the initial formation in Spain. APM - Associação de Professores de Matemática2006-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22806por2183-28380872-3915Azcárate, PilarCastro, Lidiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.235507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario |
title |
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario |
spellingShingle |
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario Azcárate, Pilar Artigos |
title_short |
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario |
title_full |
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario |
title_fullStr |
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario |
title_full_unstemmed |
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario |
title_sort |
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario |
author |
Azcárate, Pilar |
author_facet |
Azcárate, Pilar Castro, Lidia |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Lidia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azcárate, Pilar Castro, Lidia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
No presente artigo apresentamos os primeiros resultados duma investigação sobre o desenvolvimento profissional dos professores. As informações analisadas permitem caracterizar as ideias dos futuros professores e a possível evolução causada por um processo formativo desenvolvido com base em princípios metodológicos em que se promove a reflexão e o trabalho colaborativo entre os participantes. Esta análise incide na grande dificuldade desta evolução. durante o seu período de formação, os futuros professores, mostram um significativo avanço nas suas argumentações e nos seus discursos, ideias que ficam muito longe no momento de fazer suas propostas de intervenção. Isto indica-nos a grande ausência de referentes reais e a força de suas ideias, assim como a dificuldade de trabalhar com base em processos formativos vinculados a contextos institucionais, longe da realidade das aulas, como é o caso da formação inicial em Espanha. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22806 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478036385792 |