La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azcárate, Pilar
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Castro, Lidia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22806
Resumo: No presente artigo apresentamos os primeiros resultados duma investigação sobre o desenvolvimento profissional dos professores. As informações analisadas permitem caracterizar as ideias dos futuros professores e a possível evolução causada por um processo formativo desenvolvido com base em princípios metodológicos em que se promove a reflexão e o trabalho colaborativo entre os participantes. Esta análise incide na grande dificuldade desta evolução. durante o seu período de formação, os futuros professores, mostram um significativo avanço nas suas argumentações e nos seus discursos, ideias que ficam muito longe no momento de fazer suas propostas de intervenção. Isto indica-nos a grande ausência de referentes reais e a força de suas ideias, assim como a dificuldade de trabalhar com base em processos formativos vinculados a contextos institucionais, longe da realidade das aulas, como é o caso da formação inicial em Espanha.
id RCAP_61dcab904cc501ac71131739428fd6dc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesarioLa evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesarioArtigosNo presente artigo apresentamos os primeiros resultados duma investigação sobre o desenvolvimento profissional dos professores. As informações analisadas permitem caracterizar as ideias dos futuros professores e a possível evolução causada por um processo formativo desenvolvido com base em princípios metodológicos em que se promove a reflexão e o trabalho colaborativo entre os participantes. Esta análise incide na grande dificuldade desta evolução. durante o seu período de formação, os futuros professores, mostram um significativo avanço nas suas argumentações e nos seus discursos, ideias que ficam muito longe no momento de fazer suas propostas de intervenção. Isto indica-nos a grande ausência de referentes reais e a força de suas ideias, assim como a dificuldade de trabalhar com base em processos formativos vinculados a contextos institucionais, longe da realidade das aulas, como é o caso da formação inicial em Espanha.In this paper presents the first results of an investigation in connection with the professional development of the teachers. The analyzed information allow us to characterize the ideas of the students for professor and the possible evolution caused by a formative process developed from methodological principles in those that it is promoted the reflection and the collaborative work among the participants. This analysis impacts in the great difficulty of this evolution, the future professors during its period of formation reflect a significant advance in their arguments and in their speeches, ideas that are very far when making its intervention proposal. It indicates us to it the great absence of relating real and the force of their ideas, as well as the difficulty of impacting from formative processes linked to institutional contexts, far from the reality of the classrooms, like it is the case of the initial formation in Spain. APM - Associação de Professores de Matemática2006-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22806por2183-28380872-3915Azcárate, PilarCastro, Lidiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.235507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
title La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
spellingShingle La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
Azcárate, Pilar
Artigos
title_short La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
title_full La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
title_fullStr La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
title_full_unstemmed La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
title_sort La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario
author Azcárate, Pilar
author_facet Azcárate, Pilar
Castro, Lidia
author_role author
author2 Castro, Lidia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azcárate, Pilar
Castro, Lidia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description No presente artigo apresentamos os primeiros resultados duma investigação sobre o desenvolvimento profissional dos professores. As informações analisadas permitem caracterizar as ideias dos futuros professores e a possível evolução causada por um processo formativo desenvolvido com base em princípios metodológicos em que se promove a reflexão e o trabalho colaborativo entre os participantes. Esta análise incide na grande dificuldade desta evolução. durante o seu período de formação, os futuros professores, mostram um significativo avanço nas suas argumentações e nos seus discursos, ideias que ficam muito longe no momento de fazer suas propostas de intervenção. Isto indica-nos a grande ausência de referentes reais e a força de suas ideias, assim como a dificuldade de trabalhar com base em processos formativos vinculados a contextos institucionais, longe da realidade das aulas, como é o caso da formação inicial em Espanha.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22806
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478036385792