El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22716 |
Resumo: | Este artigo pretende ser uma breve reflexão sobre a possível elaboração de uma conceituação em torno do conhecimento profissional de professores de matemática, sua natureza, suas fontes, sua organização e sua evolução. Parte de um quadro global desenvolvido pelo grupo de professores e pesquisadores em que estamos trabalhando no desenvolvimento do Projeto Curricular IRES, cujo eixo fundamental é a ideia de que o desenvolvimento profissional dos professores deve estar sempre ligado à experimentação curricular e à pesquisa. educacional É através da investigação de problemas práticos e relevantes para a sua prática ou futura prática profissional que podemos facilitar o desenvolvimento de conhecimentos práticos profissionais significativos. |
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El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrolloEl conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrolloArtigosEste artigo pretende ser uma breve reflexão sobre a possível elaboração de uma conceituação em torno do conhecimento profissional de professores de matemática, sua natureza, suas fontes, sua organização e sua evolução. Parte de um quadro global desenvolvido pelo grupo de professores e pesquisadores em que estamos trabalhando no desenvolvimento do Projeto Curricular IRES, cujo eixo fundamental é a ideia de que o desenvolvimento profissional dos professores deve estar sempre ligado à experimentação curricular e à pesquisa. educacional É através da investigação de problemas práticos e relevantes para a sua prática ou futura prática profissional que podemos facilitar o desenvolvimento de conhecimentos práticos profissionais significativos.This paper intends to be a short reflection on the possible elaboration of a conceptualization concerned with the professional knowledge of the mathematics teachers, its nature, its sources, its organization and its development. It starts from a global framework developed by the group of teachers and investigating that are working in the development of the Curricular Project IRES, that has as fundamental shaft the idea that the process of becoming a teacher must be always linked to the curricular experimentation and the educational research. It is through the research of practical and relevants problems for their professional practice or future practice, that we can facilitate the elaboration of a professional practical knowledge.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22716por2183-28380872-3915Azcárate Goded, Pilarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.210851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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