El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azcárate Goded, Pilar
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22716
Resumo: Este artigo pretende ser uma breve reflexão sobre a possível elaboração de uma conceituação em torno do conhecimento profissional de professores de matemática, sua natureza, suas fontes, sua organização e sua evolução. Parte de um quadro global desenvolvido pelo grupo de professores e pesquisadores em que estamos trabalhando no desenvolvimento do Projeto Curricular IRES, cujo eixo fundamental é a ideia de que o desenvolvimento profissional dos professores deve estar sempre ligado à experimentação curricular e à pesquisa. educacional É através da investigação de problemas práticos e relevantes para a sua prática ou futura prática profissional que podemos facilitar o desenvolvimento de conhecimentos práticos profissionais significativos.
id RCAP_986eeb1afe061a99cd4cc325a055fd53
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrolloEl conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrolloArtigosEste artigo pretende ser uma breve reflexão sobre a possível elaboração de uma conceituação em torno do conhecimento profissional de professores de matemática, sua natureza, suas fontes, sua organização e sua evolução. Parte de um quadro global desenvolvido pelo grupo de professores e pesquisadores em que estamos trabalhando no desenvolvimento do Projeto Curricular IRES, cujo eixo fundamental é a ideia de que o desenvolvimento profissional dos professores deve estar sempre ligado à experimentação curricular e à pesquisa. educacional É através da investigação de problemas práticos e relevantes para a sua prática ou futura prática profissional que podemos facilitar o desenvolvimento de conhecimentos práticos profissionais significativos.This paper intends to be a short reflection on the possible elaboration of a conceptualization concerned with the professional knowledge of the mathematics teachers, its nature, its sources, its organization and its development. It starts from a global framework developed by the group of teachers and investigating that are working in the development of the Curricular Project IRES, that has as fundamental shaft the idea that the process of becoming a teacher must be always linked to the curricular experimentation and the educational research. It is through the research of practical and relevants problems for their professional practice or future practice, that we can facilitate the elaboration of a professional practical knowledge.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22716por2183-28380872-3915Azcárate Goded, Pilarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.210851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
title El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
spellingShingle El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
Azcárate Goded, Pilar
Artigos
title_short El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
title_full El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
title_fullStr El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
title_full_unstemmed El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
title_sort El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo
author Azcárate Goded, Pilar
author_facet Azcárate Goded, Pilar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azcárate Goded, Pilar
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo pretende ser uma breve reflexão sobre a possível elaboração de uma conceituação em torno do conhecimento profissional de professores de matemática, sua natureza, suas fontes, sua organização e sua evolução. Parte de um quadro global desenvolvido pelo grupo de professores e pesquisadores em que estamos trabalhando no desenvolvimento do Projeto Curricular IRES, cujo eixo fundamental é a ideia de que o desenvolvimento profissional dos professores deve estar sempre ligado à experimentação curricular e à pesquisa. educacional É através da investigação de problemas práticos e relevantes para a sua prática ou futura prática profissional que podemos facilitar o desenvolvimento de conhecimentos práticos profissionais significativos.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22716
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477096861696