The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sara Pontes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/70328
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_61f8dd7c0e34fbbbd805cf54098ed8b9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attentionA influência da auto-regulação na atenção selectiva dos alunos do 4º anoSelf-regulation strategiesSelective attentionAcademic successArithmetic performanceEstratégias de auto-regulaçãoAtenção seletivaSucesso académicoDesempenho na aritméticaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAcademic success is a complex concept that comprises not only the good academic performance but also the development of competencies and the accomplish of the ends of learning. Many variables influence academic success among which are self-regulation and attentional control competencies. Still, little is known about strategies that effectively develop attentional control competencies. All considered, the present study aims to understand how the training on self-regulation strategies can have an impact on attentional control competencies, specifically in selective attention. Additionally, the impact of selective attention on arithmetic performance was also explored. Participants were 136 fourth grade students, aged from 8 to 11 years old. From those, 68 participated in an intervention program which purpose was to promote self-regulation. All participants completed a sociodemographic questionnaire, the Inventory of Learning Self-regulated Processes (IPAA) adaptation and a subtest of the Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC), in three moments (i.e., before, during and after the intervention). The arithmetic performance was evaluated by resorting the score of the math tests, which focus was on arithmetic skills. At the end of intervention, the experimental group showed higher levels of self-regulation, selective attention and arithmetic competencies that were significantly different when compared to the control group. The findings of this study can be important to better understand these variables and to design better scholar practices.O sucesso académico é um conceito complexo que compreende não só o bom desempenho académico mas também o desenvolvimento de competências e a concretização dos objetivos de aprendizagem. Muitas variáveis influenciam o sucesso académico, entre as quais estão a auto-regulação e as competências de controlo atencional. Ainda assim, pouco se sabe sobre estratégias que desenvolvam eficazmente as competências de controlo atencional. Posto isto, o presente estudo visa compreender como o treino de estratégias de auto-regulação pode ter um impacto nas competências de controlo atencional, especificamente na atenção seletiva. Além disso, o impacto da atenção selectiva no desempenho na aritmética também foi explorado. Os participantes eram 136 estudantes da quarta classe, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos de idade. Destes, 68 participaram num programa de intervenção que tinha como objectivo promover a auto-regulação. Todos os participantes preencheram um questionário sociodemográfico, a adaptação do Inventário de Processos de Autoregulação de Aprendizagem (IPAA) e um sub-teste da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC), em três momentos (isto é, antes, durante e após a intervenção). O desempenho na aritmética foi avaliado recorrendo à pontuação dos testes de matemática, que se centraram nas competências aritméticas. No final da intervenção, o grupo experimental mostrou níveis mais elevados de autoregulação, atenção seletiva e competências aritméticas que eram significativamente diferentes quando comparados com o grupo de controlo. Os resultados deste estudo podem ser importantes para compreender melhor estas variáveis e para conceber melhores práticas académicas.Rosário, PedroPereira, ArmandaUniversidade do MinhoMiranda, Sara Pontes20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70328eng202580890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:00.091074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention
A influência da auto-regulação na atenção selectiva dos alunos do 4º ano
title The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention
spellingShingle The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention
Miranda, Sara Pontes
Self-regulation strategies
Selective attention
Academic success
Arithmetic performance
Estratégias de auto-regulação
Atenção seletiva
Sucesso académico
Desempenho na aritmética
Ciências Sociais::Psicologia
title_short The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention
title_full The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention
title_fullStr The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention
title_full_unstemmed The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention
title_sort The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention
author Miranda, Sara Pontes
author_facet Miranda, Sara Pontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Pereira, Armanda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Sara Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Self-regulation strategies
Selective attention
Academic success
Arithmetic performance
Estratégias de auto-regulação
Atenção seletiva
Sucesso académico
Desempenho na aritmética
Ciências Sociais::Psicologia
topic Self-regulation strategies
Selective attention
Academic success
Arithmetic performance
Estratégias de auto-regulação
Atenção seletiva
Sucesso académico
Desempenho na aritmética
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/70328
url http://hdl.handle.net/1822/70328
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 202580890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133041007788032