The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/70328 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_61f8dd7c0e34fbbbd805cf54098ed8b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70328 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attentionA influência da auto-regulação na atenção selectiva dos alunos do 4º anoSelf-regulation strategiesSelective attentionAcademic successArithmetic performanceEstratégias de auto-regulaçãoAtenção seletivaSucesso académicoDesempenho na aritméticaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAcademic success is a complex concept that comprises not only the good academic performance but also the development of competencies and the accomplish of the ends of learning. Many variables influence academic success among which are self-regulation and attentional control competencies. Still, little is known about strategies that effectively develop attentional control competencies. All considered, the present study aims to understand how the training on self-regulation strategies can have an impact on attentional control competencies, specifically in selective attention. Additionally, the impact of selective attention on arithmetic performance was also explored. Participants were 136 fourth grade students, aged from 8 to 11 years old. From those, 68 participated in an intervention program which purpose was to promote self-regulation. All participants completed a sociodemographic questionnaire, the Inventory of Learning Self-regulated Processes (IPAA) adaptation and a subtest of the Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC), in three moments (i.e., before, during and after the intervention). The arithmetic performance was evaluated by resorting the score of the math tests, which focus was on arithmetic skills. At the end of intervention, the experimental group showed higher levels of self-regulation, selective attention and arithmetic competencies that were significantly different when compared to the control group. The findings of this study can be important to better understand these variables and to design better scholar practices.O sucesso académico é um conceito complexo que compreende não só o bom desempenho académico mas também o desenvolvimento de competências e a concretização dos objetivos de aprendizagem. Muitas variáveis influenciam o sucesso académico, entre as quais estão a auto-regulação e as competências de controlo atencional. Ainda assim, pouco se sabe sobre estratégias que desenvolvam eficazmente as competências de controlo atencional. Posto isto, o presente estudo visa compreender como o treino de estratégias de auto-regulação pode ter um impacto nas competências de controlo atencional, especificamente na atenção seletiva. Além disso, o impacto da atenção selectiva no desempenho na aritmética também foi explorado. Os participantes eram 136 estudantes da quarta classe, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos de idade. Destes, 68 participaram num programa de intervenção que tinha como objectivo promover a auto-regulação. Todos os participantes preencheram um questionário sociodemográfico, a adaptação do Inventário de Processos de Autoregulação de Aprendizagem (IPAA) e um sub-teste da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC), em três momentos (isto é, antes, durante e após a intervenção). O desempenho na aritmética foi avaliado recorrendo à pontuação dos testes de matemática, que se centraram nas competências aritméticas. No final da intervenção, o grupo experimental mostrou níveis mais elevados de autoregulação, atenção seletiva e competências aritméticas que eram significativamente diferentes quando comparados com o grupo de controlo. Os resultados deste estudo podem ser importantes para compreender melhor estas variáveis e para conceber melhores práticas académicas.Rosário, PedroPereira, ArmandaUniversidade do MinhoMiranda, Sara Pontes20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70328eng202580890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:00.091074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention A influência da auto-regulação na atenção selectiva dos alunos do 4º ano |
title |
The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention |
spellingShingle |
The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention Miranda, Sara Pontes Self-regulation strategies Selective attention Academic success Arithmetic performance Estratégias de auto-regulação Atenção seletiva Sucesso académico Desempenho na aritmética Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention |
title_full |
The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention |
title_fullStr |
The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention |
title_full_unstemmed |
The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention |
title_sort |
The influence of self-regulation on 4th grade students' selective attention |
author |
Miranda, Sara Pontes |
author_facet |
Miranda, Sara Pontes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Pereira, Armanda Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Sara Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Self-regulation strategies Selective attention Academic success Arithmetic performance Estratégias de auto-regulação Atenção seletiva Sucesso académico Desempenho na aritmética Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Self-regulation strategies Selective attention Academic success Arithmetic performance Estratégias de auto-regulação Atenção seletiva Sucesso académico Desempenho na aritmética Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/70328 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/70328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202580890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133041007788032 |