A importância dos encarregados de educação na iniciação ao ensino do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Pedro Lopes dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7963
Resumo: Mestrado em Ensino da Música
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spelling A importância dos encarregados de educação na iniciação ao ensino do clarineteEnsino da músicaClarineteEncarregado de educaçãoMusic teachingClarinetParentsMestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - A música desempenha uma importante função na vida da criança. Os professores, em colaboração com os encarregados de educação, são agentes fundamentais. Desta forma, é imprescindível a presença do encarregado de educação nas primeiras aulas de iniciação ao clarinete do seu educando, transmitindo-se a informação a ambos e permitindo o esclarecimento de dúvidas, prevenindo a obtenção de um melhor acompanhamento, na ausência do docente, por parte do encarregado de educação. É neste contexto que se insere o presente trabalho. A secção I resulta do decorrer do estágio curricular supervisionado como docente de Clarinete, realizado no ano letivo de 2015-2016 na Academia de Música de Santa Cecília, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Apresenta uma caracterização geral da Instituição de ensino e das suas estruturas e a descrição dos três alunos selecionados de oito, treze e quinze anos respetivamente. Resume as Práticas Pedagógicas desenvolvidas e relaciona-as com a motivação dos alunos e o benefício que o ensino da música proporciona ao desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças. Termina com a análise crítica da atividade docente e a respetiva reflexão, permitindo aferir os pontos fortes e fracos das estratégicas utilizadas, ambicionando atingir um nível de qualidade mais elevado no processo ensino/aprendizagem. Nesta secção, os resultados atingidos assentam essencialmente na reflexão do docente, bem como na identificação de fatores a melhorar. A articulação de determinada informação entre o docente e os encarregados de educação pode-se revelar bastante útil, tornando mais rica a experiência da docência, facilitando a adaptação e a implementação de novos métodos pedagógicos.Resumo II (Investigação) - A cooperação entre a escola e a família é fundamental no desenvolvimento harmonioso da criança e os pais desempenham um papel fundamental no sucesso académico dos filhos. É essencial a procura de estratégias para propiciar oportunidades de envolvimento da família na vida escolar. O estudo realizado no âmbito deste relatório centra-se na análise da importância dos encarregados de educação no acompanhamento dos alunos de iniciação ao ensino do Clarinete. Como metodologia de investigação foi utilizado um método descritivo, nomeadamente o estudo de caso. Foi ainda elaborado um documento de suporte teórico, intitulado de Guia de Apoio ao Encarregado de Educação de Jovens Clarinetistas, destinado aos Encarregados de Educação, com instruções fundamentais, permitindo um acompanhamento mais eficaz do percurso dos seus educandos. A partir da observação dos dados foi possível compreender que os alunos, ao verificarem o interesse e empenho dos pais, aumentam a sua própria motivação e pode concluir-se que a família e o professor, com um feedback construtivo e com o seu encorajamento, contribuem muito positivamente em prol do sucesso do aluno.Abstract I (Teaching) - Music plays an important role in the life of all children. Teachers in collaboration with parents are key players. In this way, the presence of the caretaker in the first classes of initiation to the clarinet of his / her child is essential, transmitting the information to both and allowing the clarification of doubts, preventing a better accompaniment, in the absence of the teacher, by the caretaker. It is in this context that the present work is inserted. Section I results from the supervised internship as a clarinet teacher, held in the academic year 2015-2016 at the Academia de Música de Santa Cecília, within the scope of the Master's Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa. It presents a general characterization of the educational institution and its structures and the description of the three selected students of eight, thirteen and fifteen years respectively. It summarizes the Pedagogical Practices developed and relates them to the motivation of the students and the benefit that the teaching of music provides to the cognitive, motor and emotional development of the children’s. It ends with the critical analysis of the teaching activity and its respective reflection, allowing to assess the strengths and weaknesses of the strategies used, aiming to achieve a higher level of quality in the teaching / learning process. In this section, the results achieved are based essentially on the reflection of the teacher, as well as on the identification of factors to improve. The articulation of certain information between the teacher and the parents can prove to be very useful, making teaching experience richer by facilitating the adaptation and implementation of new pedagogical methods.Abstract II (Research) - Cooperation between school and family is fundamental to the child's harmonious development and parents play a key role in the academic success of their children. It is essential to look for strategies to provide opportunities for family involvement in school life. The study carried out in the scope of this report focuses on the analysis of the importance of the caretakers in the accompaniment of the students of initiation to the education of the Clarinet. As a research methodology, was used a descriptive method, namely the case study. It was also prepared a theoretical support document, entitled Guide for the Support of the Caretaker of Young Clarinetists, destined to the caretakers, with fundamental instructions, allowing a more effective accompaniment of the trajectory of their children. Based on the observation of the data, it was possible to understand that the students, when verifying the interest and commitment of the parents, increases their own motivation and it can be concluded that the family and the teacher, with constructive and encouraged feedback, contribute very positively in the success of the student.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaJerónimo, ManuelRCIPLSantos, João Pedro Lopes dos2018-01-22T16:36:51Z2016-082016-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7963TID:201707500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:48.811835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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