Inteligência emocional e bem-estar geral dos estudantes de medicina : o efeito mediador do engagement académico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28648 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
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Inteligência emocional e bem-estar geral dos estudantes de medicina : o efeito mediador do engagement académicoInteligência emocionalEngagementBem-estarEstudantes de medicinaTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016O presente estudo, procura entender a relação entre a inteligência emocional, o bem-estar académico e o bem-estar geral numa população de estudantes de medicina. Mais concretamente, foi analisada a relação direta entre a inteligência emocional e a vertente positiva do bem-estar académico, o engagement; e ainda, o papel mediador do engagement na relação entre a inteligência emocional e o bem-estar geral. Para averiguar esta relação, foi aplicado um questionário a uma amostra de 912 estudantes portugueses de medicina, onde estavam incluídas escalas de IE, engagement e bem-estar geral. Relativamente à relação entre a inteligência emocional e o bem-estar académico, os resultados demonstraram que apenas duas dimensões da IE, a autoavaliação emocional (SEA) e a regulação das emoções (ROE), se encontram positivamente relacionadas com o engagement. No que toca ao papel do bem-estar académico enquanto variável mediadora da relação entre a IE e o bem-estar geral, os resultados mostraram que apenas existe uma relação de mediação entre ROE e os estados positivos do bem-estar geral (PP). Em suma, a presente investigação aponta para o papel fundamental que a regulação das emoções tem nos estudantes de medicina, e no seu bem-estar, seja ele dentro ou fora da vida académica.The present investigation, seeks to understand the relationship between emotional intelligence, academic well-being and general well-being, in a population of medical students. Specifically, it was analyzed the direct relationship of EI and the positive side of academic well-being (engagement), as well as the mediating role of engagement in the relationship between EI and general well-being. To this end, a survey was conducted with a sample of 912 Portuguese medical students, that included EI, engagement, and general well-being scales. Regarding the relationship between EI and academic well-being, results showed that only two sides of EI, self-emotions appraisal (SEA) and regulation of emotions (ROE), were positively related to engagement. Regarding the mediating role of engagement in the relationship between EI and general well-being, results showed a positive mediation between ROE and the positive states of general well-being (PP). In conclusion, the present investigation highlights the fundamental role that regulation of emotions has in medical students, and in their well-being, inside and outside of the academic life.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Jessica Patrícia Governo e Silva da2017-08-09T13:24:51Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28648TID:201915227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:50.552050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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